Nos ambientes de tráfego, pode haver uma interação intensa entre os motoristas e os outros usuários da estrada. Num caminhão Volvo, o motorista tem acesso a uma série de sistemas de apoio para ajudar a evitar acidentes e proteger todos os usuários da estrada.
Nossos sistemas avançados são projetados para proporcionar maior segurança a motoristas e a todos os usuários da estrada, promovendo uma condução eficiente e agradável. Em todas as situações, seja em rodovias ou no trânsito urbano com pedestres e ciclistas, nossos recursos de assistência oferecem suporte completo para garantir uma viagem mais segura. Aproveite as vantagens de nossos sistemas de apoio ao motorista, que trazem não apenas segurança, mas também a tranquilidade de uma experiência de condução mais confiável, e rentável.
O Pilot Assist, acionado pela Direção Dinâmica Volvo VDS, utiliza uma câmera avançada para detectar as marcações da faixa de rodagem, oferecendo ao motorista um suporte contínuo e ativo na direção, ajudando a manter o veículo no curso correto. Esse sistema proporciona um apoio proativo, projetado para garantir uma condução mais segura e tranquila. Vale lembrar que o sistema requer que o motorista mantenha as mãos no volante em todos os momentos.
A Direção Dinâmica Volvo com Assistência à Estabilidade foi concebida para detectar se o caminhão começa a derrapar. Se tal acontecer, corrige imediatamente a direção do caminhão para estabilizar a combinação do veículo e evitar que o veículo derrape.
O Piloto Automático Adaptativo ajusta a velocidade para manter uma distância segura em relação ao veículo da frente, acelerando e freando automaticamente. Funciona desde a velocidade de cruzeiro até à parada total — e depois volta a arrancar automaticamente quando o trânsito começa a andar. Acrescenta conforto e segurança à condução em rodovias.
Manter a velocidade correta é fundamental para conduzir em segurança. A Assistência inteligente de velocidade informa o motorista sobre o limite de velocidade para a combinação específica do veículo no atual trecho de estrada. Se o limite for excedido, o motorista será alertado.
Para uma condução segura, é necessário estar alerta e em boas condições para conduzir. O Detector de Sonolência detecta sinais de sonolência ou uma condução desatenta. Se forem detectados sinais, o motorista é alertado e aconselhado a fazer uma pausa.
O Aviso de Colisão com Frenagem de Emergência foi concebido para detectar veículos, ciclistas e pedestres mais à frente, bem como ciclistas e pedestres que se desloquem na mesma direção do caminhão. Ao detectar um risco de colisão, o sistema alerta o motorista. Se o motorista não tomar medidas enquanto o risco se mantiver, o caminhão freia automaticamente para evitar uma colisão.
No sentido de evitar o sobreaquecimento dos freios das rodas em descidas, o Piloto Automático em descida ajuda o motorista a limitar a velocidade do veículo à velocidade definida. Utiliza o freio auxiliar juntamente com uma seleção otimizada de velocidades, utilizando os freios das rodas apenas quando necessário.
Conduzir numa descida com uma carreta numa superfície escorregadia pode fazer com que o implemento empurre o caminhão e provoque um efeito canivete, aumentando o risco de acidente. O Freio Anti-Canivete pode ajudar a evitar que isso aconteça, aplicando impulsos de frenagem ao implemento, o que alonga a combinação do veículo no sentido de melhorar a segurança rodoviária.
Os faróis adaptativos Anti-ofuscamento foram projetados para detectar outros veículos à frente do caminhão, permitindo a condução em condições de escuridão com os faróis altos ligados quando, de outra forma, não seria adequado. Esta funcionalidade altera o feixe de luz de forma dinâmica para proporcionar uma iluminação otimizada que não incomoda os condutores dos outros veículos.
O Controle Eletrônico de Estabilidade foi concebido para minimizar o risco de derrapagem e capotamento. Quando o sistema detecta uma situação crítica, reduz a potência e aciona os freios de cada roda de forma individual.
Ter pneus em bom estado é um bom ponto de partida para uma condução segura. O Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus controla a pressão de todos os pneus da combinação do veículo — e envia um alerta quando a pressão de ar for baixa, estiver a ocorrer uma fuga rápida ou a temperatura for elevada. Proporciona uma proteção extra contra acidentes provocados por pneus avariados.
Com o veículo parado e a velocidades até 10 km/h, a Assistência Frontal de Curto Alcance utiliza o radar e a câmera dianteiros para detectar e alertar o motorista sobre os usuários da via na área de risco à frente do caminhão. Se o sistema detectar um usuário da via à frente do caminhão, o motorista será informado. Em caso de aumento do risco de colisão, será também emitido um aviso sonoro.
A Prevenção contra Colisões Laterais utiliza sensores de radar para detetar pedestres, ciclistas e outros veículos — em ambos os lados do caminhão. O motorista recebe um sinal luminoso quando for detectado um usuário da estrada. Se o motorista ativar o indicador de mudança de direção, o sistema avisa-o com uma luz intermitente, som e orientação ativa da direção.
Pode ser difícil detectar os pedestres e ciclistas, quando estes estão perto do caminhão. O Aviso de Abertura de Porta utiliza sensores de radar para analisar ambos os lados do caminhão para detectar e avisar caso existam outros usuários da estrada nas áreas de risco, ao abrir qualquer uma das portas da cabine. O sistema avisa até dois minutos depois de a ignição ser desligada.
Os pedestres e os ciclistas podem aproximar-se dos caminhões num ambiente urbano e os motoristas podem ter dificuldades em vê-los. A câmera de ponto cego do passageiro oferece uma excelente visão das áreas do lado do passageiro. É automaticamente acionada pelo indicador de mudança de direção e a vista da câmera é apresentada no display lateral.
A câmera de ré oferece um excelente campo de visão atrás do caminhão, dando ao motorista mais controle sobre o que o rodeia. É ativada automaticamente quando a marcha-ré é engatada e a vista da câmera é apresentada no display lateral.
Os nossos caminhões elétricos são praticamente silenciosos. Isto é bom para o ambiente de trabalho do motorista, bem como para o ambiente urbano, mas também torna os caminhões elétricos mais difíceis de detectar. O Sistema de Alerta Sonoro do Veículo gera sons sutis mas perceptíveis, para alertar as pessoas que estão próximas dos caminhões. Concebido para melhorar a segurança dos pedestres e ciclistas.
Conduzir em segurança com frenagens e arranques frequentes pode ser um desafio. A Retenção Automática foi concebida para tornar a condução anda-e-para mais segura e conveniente, ao aplicar automaticamente os freios para manter o caminhão na respectiva posição até que o motorista acelere. Funciona em marcha para a frente e em marcha-ré – em subidas, descidas e em pisos planos.
É necessária uma boa tração para conduzir em segurança e evitar derrapagens. O Active Grip Control foi concebido para controlar a rotação das rodas para melhorar a estabilidade, a aceleração e a frenagem em condições escorregadias. Este sistema ativa-se instantaneamente ao detetar sinais de derrapagem.
Estão disponíveis informações detalhadas sobre vários sistemas de apoio ao motorista que utilizamos numa coleção de fichas técnicas. Disponível para transferir aqui.
As características descritas podem não ser de série ou não estar disponíveis para todos os níveis de veículos e acabamentos.