Para cada missão, a tecnologia Volvo é aplicada ao seu negócio, resultando em disponibilidade e economia de combustível.
A 7ª geração da Caixa I-Shift com modos de condução foi desenvolvida para facilitar a condução dos motoristas conforme o objetivo que ele quer.
Se o objetivo é economia, o modo de condução econômico, já ajusta todos os parâmetros do caminhão para trazer o máximo de economia. Para os demais Modos de condução, o ajuste também irá seguir a mesma lógica.
Por fim, com os novos modos de condução, a Volvo quer deixar o dia a dia do motorista mais fácil e intuitivo ao conduzir o caminhão.
Modo Economia: A sua seleção tem como foco a economia de combustível. Privilegia as rotações do motor mais eficientes para a operação. Neste modo, a aceleração inteligente Volvo atua plenamente.
Modo Standard: Traz o equilíbrio entre economia de combustível e desempenho. As trocas de marcha podem ser realizadas com rotações do motor um pouco mais elevadas. Aceleração Inteligente VOLVO também atua plenamente.
Modo Performance: Privilegia o desempenho. Neste modo a aceleração Inteligente Volvo é atenuada pois as trocas de marcha privilegiam a potência máxima do motor.
Modo Off-Road: Dedicado a operações fora de estrada como mineração, construção e madeireiros. Este modo de condução especial, é dedicado para topografias com rápida mudança de inclinação, tornando a caixa I-Shift mais reativa afim de não perder o embalo do caminhão. Traz como conceito, o foco em rotações mais elevadas do motor e faz reduções de várias marchas ao mesmo tempo.
Modo HD: Pensado nas operações com cargas elevadas, geralmente acima de 90 toneladas. No Brasil é tipicamente usado em caminhões de carga indivisível e canavieiros. Sua operação prioriza o controle preciso do embalo do caminhão. Em estradas inclinadas, as marchas sobem uma a uma, para não perder embalo. Nas reduções ele também pode reduzir várias marchas ao mesmo tempo, dependendo da topografia e peso transportados.