Caminhões

Especificações de trem de força do Volvo FMX

Motores

 

D11K

D13K

Padrão de emissão

Euro 6

Euro 6

Nº de cilindros

6

6

Deslocamento

10,8 dm³

12,8 dm³

Curso do cilindro

152 mm

158 mm

Diâmetro

123 mm

131 mm

Taxa de compressão

17:01

18:1 (420, 460, 500 cv), 17:1 (540 cv)

Rotações econômicas

1000–1500 r/min

950–1400 r/min

Efeito de frenagem de exaustão

160 kW (2400 r/min)

200 kW (2300 r/min)

Efeito VEB

290 kW (2400 r/min)

 

VEB

opcional

 

Efeito VEB+

 

375 kW (2300 r/min)

VEB+

 

opcional

Filtros de óleo.

2 fluxo total, 1 derivação

2 fluxo total, 1 derivação

Volume da troca de óleo, incl. filtro

36 l

33 l

Sistema de resfriamento, volume total

36 l

38 l

 

Pré-requisitos de combustível

Combustível sem teor de sulfato (EN590, máx. de 10 ppm de sulfato)
Biodiesel da geração 2 (EN15940, diesel sintético)

Tomada de força montada no motor

 

Saída do torque

Proporção

EPTT650

650 Nm*

1.26:1

EPTT1000

1000 Nm*

1.26:1

* Saída de torque ao dirigir e ao ficar parado.

D11K – potência/torque

Potência de acordo com: EC 582/2011

D11K330 (243 kW)

 

Potência máx. a 1600-1900 r/min

330 cv

Torque máx. a 950-1400 r/min

1600 Nm

D11K380 (280 kW)

 

Potência máx. a 1.700-1.800 r/min

380 cv

Torque máx. a 950-1400 r/min

1800 Nm

D11K430 (316 kW)

 

Potência máx. a 1.700-1.800 r/min

430 cv

Torque máx. a 1000-1400 r/min

2050 Nm

D11K460 (338 kW)

 

Potência máx. a 1.700-1.800 r/min

460 cv

Torque máx. a 1050-1400 r/min

2200 Nm

D13K – potência/torque

Potência de acordo com: EC 582/2011

D13K420 (309 kW)

 

Potência máx. a 1400-1800 r/min

420 cv

Torque máx. a 860-1400 r/min

2100 Nm

D13K460 (338 kW)

 

Potência máx. a 1400-1800 r/min

460 cv

Torque máx. a 900-1400 r/min

2300 Nm

D13K500 (368 kW) 

 

Potência máx. a 1.530–1.800 r/min

500 cv 

Torque máx. a 980–1270 r/min

2500 Nm 

D13K540 (397 kW) 

 

Potência máx. a 1450-1800 r/min 

540 cv 

Torque máx. a 1000-1450 r/min

2600 Nm 

I-Shift

Transmissão com desmultiplicador de 12 velocidades e caixa de câmbio manual com sistema de troca de marchas automático. O I-Shift pode vir equipado de fábrica com um retardador compacto, uma tomada de força, uma bomba de direção hidráulica de emergência e um resfriador de óleo.

Especificações

Tipo

Marcha superior

Torque do motor (Nm)

Aprovação de PBTC (toneladas)

AT2412F

Direto

2400

44

AT2612F

Direto

2600

100

ATO2612F

Overdrive

2600

100

Especificações da transmissão I-Shift Dual Clutch

Tipo

Marcha superior

Torque do motor (Nm)

Aprovação de PBTC (toneladas)

SPO2812

Overdrive

2800

80

Powetronic

Transmissão power-shift totalmente automática com conversor de torque e resfriador de óleo. Troca marchas sem perda de potência. O Powertronic pode vir equipado de fábrica com uma tomada de força, um retardador integrado e uma bomba de direção hidráulica de emergência.

Powertronic

Tipo

Marcha superior

Torque do motor (Nm)

Aprovação de PBTC (toneladas)

PT2106:

Direto

2100

44

PT2606:

Direto

2600

60

Powertronic, programas de direção integrados

Economia

Destina-se à economia de combustível ideal. As mudanças de marcha acontecem na faixa de rotações mais econômicas.

Desempenho

Usado quando há a necessidade de potência adicional do motor. Troca para cima e para baixo nas marchas mais altas.

Eixos traseiros

Tipo

Eixo

Marcha

Torque máximo (Nm)

Carga de eixo/bogie máxima (toneladas)

Aprovação de PBTC (toneladas)

Redução simples

     

RSS1344C/E

Solo

Hipoide

2600

13

44

RSS1356

Solo

Hipoide

2400/2800

13

56/44

RSS1370A/B

Solo

Hipoide

3550

13

70

RTS2370A

Tandem

Hipoide

3550

23

80

RSS1244B

Solo

Hipoide

2800

12

44

RTS2310A

Tandem

Hipoide

3550

23

100

RSS1352A

Solo

Hipoide

2800

13

52

Redução do cubo

     

RSH1365

Solo

Bisel espiral

2400

13

65

RSH1370F

Solo

Corte em espiral cônico

3550

13

70

RTH2610F

Tandem

Corte em espiral cônico

3550

26

100

RTH3210

Tandem

Corte em espiral cônico

3550

32

100

RTH3312

Tandem

Corte em espiral cônico

3550

33

120

RTH3815

Tandem

Corte em espiral cônico

3550

38

150

Proporções de eixo traseiro

RSS1244B

RSS1344C/E

RSS1352

RSS1356

RSS1370A/B

RTS2370A

RTS2310A

RSH1365

RSH1370F

RTH2610F

RTH3210

RTH3312

RTH3815

2.31:1

2.31:1*

2.31:1

2.50:1

2.47:1

2.43:1

2.06:1

3.61:1

3.46:1

3.33:1

3.33:1

3.61:1

4.14:1

2.47:1

2.47:1*

2.47:1

2.64:1

2.64:1

2.57:1

2.17:1

3.76:1

3.61:1

3.46:1

3.46:1

3.76:1

4.58:1

2.64:1

2.64:1*

2.64:1

2.79:1

2.85:1

2.83:1

2.31:1

4.12:1

3.76:1

3.61:1

3.61:1

4.12:1

5.43:1

2.85:1

2.85:1*

2.85:1

3.10:1

3.08:1

3.09:1

2.47:1

4.55:1

4.12:1

3.76:1

3.76:1

4.55:1

7.22:1

3.08:1

3.08:1*

3.08:1

3.44:1

3.40:1

3.40:1

2.64:1

 

4.55:1

3.97:1

3.97:1

5.41:1

 

3.36:1

3.36:1*

3.36:1

3.67:1

3.67:1

3.78:1

2.85:1

 

5.41:1

4.12:1

4.12:1

6.18:1

 
 

3.70:1

  

4.11:1

4.13:1

3.08:1

  

4.55:1

4.55:1

7.21:1

 
 

4.11:1

   

4.50:1

3.36:1

  

5.41:1

5.41:1

  
 

4.63:1

   

5.14:1

3.70:1

  

6.18:1

6.18:1

  
 

5.29:1

   

5.67:1

4.11:1

   

7.21:1

  
     

6.17:1

4.63:1

      

 

* Para RSS1344E

Combinações de trem de força

 

D11K330

D11K370

D11K410

D11K450

D13K420

D13K460

D13K500

D13K540

Powertronic

        

PT2106:

    

PT2606:

    

I-Shift

        

AT2412F

  

AT2612F

ATO2612F

I-Shift Dual Clutch (embreagem dupla)

        

SP02812

     

Eixos com redução simples

        

RSS1244B

RSS1344C/E

RSS1352

RSS1356

RTS2370A

RSS1370A/B

RTS2310A

Eixos com redução nos cubos

        

RSH1365

 

RSH1370F

RTH2610F

RTH3210

RTH3312

RTH3815

Eixo de tração dianteiro/Caixa de câmbio de distribuição

       

FAA11/FAA21/V2501TB

Tomadas de força

Montada no motor

PTER-DIN 
Tomada de força do motor montada na parte traseira para acionamento direto de uma bomba hidráulica.
PTER1400 
Tomada de força do motor montada na parte traseira com conexão do flange para bomba hidráulica.
PTER100
Tomada de força do motor montada na parte traseira com conexão do flange para bomba hidráulica.

Montado na caixa de câmbio

PTR-F
Acoplamento com flange de conexão e configuração de rotações baixas ou altas.
PTR-FL/FH 
Acoplamento com flange de conexão e configuração de rotações baixas ou altas.
PTR-D/PTR-DM/PTR-DH
Rotações baixas/médias/altas com conexão DIN para acoplamento direto de uma bomba hidráulica.
PTRD-F
Rotação alta com acoplamento com flange de conexão para transmissor ajustado diretamente.
PTRD-D
Rotação alta com tração dupla. Conexão DIN dianteira e traseira para acoplamento direto de bombas hidráulicas.
PTRD-D1 
Rotação alta com tração dupla. Acoplamento com flange de conexão na parte traseira e acoplamento DIN na dianteira.
PTRD-D2
Rotação alta com tração dupla traseira e acionamento simples frontal. Dois acoplamentos com flange de conexão na parte traseira e um acoplamento DIN na dianteira.

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