Especificações de trem de força do Volvo FMX

• Motores
• I-Shift
• Pacotes de software I-Shift
• Caixas de câmbio manuais
• Powertronic

• Eixos traseiros
• Velocidades dos eixos traseiros
• Combinações de trem de força
• Tomadas de força

Motores

  D11C D13C
Nº de cilindros 6 6
Deslocamento 10,8 dm³ 12,8 dm³
Curso do cilindro 152 mm 158 mm
Diâmetro 123 mm 131 mm
Taxa de compressão 17.0:1 18.0:1
Rotações econômicas 1050–1500 r/min 1000–1500 r/min
Efeito de frenagem de exaustão (2400 r/min) 160 kW (2.300 r/min) 185 kW
Efeito VEB (2400 r/min) 290 kW (2.300 r/min) 300 kW
VEB opcional  
Efeito VEB+   (2300 r/min) 375 kW
VEB+   opcional
Filtros de óleo. 2 fluxo total, 1 derivação 2 fluxo total, 1 derivação
Volume da troca de óleo, incl. filtro 36 l 33 l
Sistema de resfriamento, volume total 26 l 34 l

Pré-requisitos de combustível

Somente combustível sem chumbo (EN590, máx. de 10 ppm de chumbo).

  

Tomada de força montada no motor

  Saída do torque Proporção
EPTT650 650 Nm* 1.26:1
EPTT1000 1000 Nm* 1.26:1
* Saída de torque ao dirigir e ao ficar parado.
D11C – POTÊNCIA/TORQUE

D11C – POTÊNCIA/TORQUE

Potência de acordo com: EC 582/2011

 

 

 

 

 

D11C – Potência/torque

D11C – Potência/torque

Potência de acordo com: EC 582/2011

D11C330 (243 kW)  
Potência máx. a 1600-1900 r/min 330 hp
Torque máx. a 950-1400 r/min 1600 Nm
   
D11C370 (272 kW)  
Potência máx. a 1600-1900 r/min 370 hp
Torque máx. a 950-1400 r/min 1750 Nm
   
D11C410 (302 kW)  
Potência máx. a 1600-1900 r/min 410 hp
Torque máx. a 950-1400 r/min 1950 Nm
   
D11C450 (332 kW)  
Potência máx. a 1600-1900 r/min 450 hp
Torque máx. a 950-1400 r/min 2150 Nm
D13C – POTÊNCIA/TORQUE

D13C – POTÊNCIA/TORQUE

Potência de acordo com: EC 582/2011

D13C – Potência/torque

D13C – Potência/torque

Potência de acordo com: EC 582/2011

D13C380 (280 kW)  
Potência máx. a 1400-1900 r/min 380 hp
Torque máx. a 1000-1400 r/min
1900 Nm
D13C420 (309 kW)  
Potência máx. a 1400-1900 r/min 420 hp
Torque máx. a 1000-1400 r/min 2100 Nm
   
D13C460 (338 kW)  
Potência máx. a 1400-1900 r/min 460 hp
Torque máx. a 1000-1400 r/min 2300 Nm
   
D13C500 (368 kW)  
Potência máx. a 1400-1900 r/min 500 hp
Torque máx. a 1050-1400 r/min 2500 Nm
   
D13C540 (397 KW)  
Potência máx. a 1450-1900 r/min 540 hp
Torque máx. a 1050-1450 r/min 2600 Nm
I-Shift

Transmissão com desmultiplicador de 12 velocidades e caixa de câmbio manual com sistema de troca de marchas automático. O I-Shift pode vir equipado de fábrica com um retardador compacto, uma tomada de força, uma bomba de direção hidráulica de emergência e um resfriador de óleo.

Especificações

Tipo
Marcha superior
Torque do motor
Aprovação de PBTC
AT2412F Direto 2400 Nm 44 t
AT2612F Direto 2600 Nm 100 t
ATO2612F Overdrive 2600 Nm 100 t

Pacotes de software I-Shift

Versão básica (TP-BAS)
O TP-BAS é o pacote de software padrão que vem junto com a I-Shift e inclui as funções básicas da caixa de câmbio para uma direção versátil.

Software de troca de marcha com distribuição I-Shift (TP-DIST)
O TP-DIST adapta a função da caixa de câmbio às condições específicas no segmento de distribuição. O pacote de software inclui funções que auxiliam na manobrabilidade ao dar partida, ao manobrar e ao dirigir em baixas velocidades.

Software de troca de marcha de construção I-Shift (TP-CON)
O TP-CON adapta a função da caixa de câmbio às condições específicas no segmento de construção. O pacote de software inclui funções que auxiliam na manobrabilidade ao dar partida, ao manobrar e ao dirigir em baixas velocidades. O software também consegue lidar com condições viárias mais difíceis.

Software de troca de marcha de longa distância (TP-LONG)
O TP-LONG inclui funções inteligentes que minimizam o consumo de combustível. Esse pacote de software é ideal para operações de transporte de longa distância nas quais se coloca uma forte ênfase na economia de combustível. Esse pacote inclui a função I-Roll.

Transporte de carga pesada (TP-HD)
O TP-HD otimiza a I-Shift para transporte de cargas pesadas com alto peso combinado bruto (>85 toneladas). Não importa qual o peso combinado bruto: o motorista poderá sempre otimizar a dirigibilidade ao selecionar ou desativar o modo de carga pesada e ativar o modo de transporte de longa distância. As funções do software também oferecem benefícios
para caminhões que puxam vários reboques.

Pacotes de software I-Shift

Variantes de vendas TP-BAS TP-DIST TP-CON TP-LONG TP-HD**
Funções básicas de PTO (APF-BAS)
Funções avançadas de PTO (APF-ENH) o o o o o
Ajuste básico de seleção de câmbio (AMSO-BAS)
Ajuste aprimorado de seleção de câmbio, incluindo Kickdown (AMSO-AUT) o o o
Funções básicas vocacionais (AVO-BAS)
Desempenho avançado – estradas acidentadas (AVO-ENH) o o o
Estratégia de câmbio básica
Câmbio de desempenho
Monitor de temperatura do óleo da caixa de câmbio
Engate da partida com carga pesada
I-Roll (•)
Controle de velocidade constante inteligente (•)
Controle de lançamento
Estratégia de câmbio aprimorada (PBC ≤ 85 t)
Controle de PBC de carga pesada (85 t < PBC ≤ 180 t)
Marcha super-ultra-reduzida* (ASO-ULC) o o o
Marcha super-reduzida* (ASO-C) o o o
Multivelocidade em ré* (ARSO-MSR) o o o
Uso de dados de GPS pelo I-See (PVT-BAS) o o
Uso de dados de GPS pelo I-See (PVT-EXT) o o
• Padrão (•) A função pode ser usada quando TP-LONG está ativado. o Opção – Indisponível
*Somente AT2612F, ATO2612F, ARSO-MSR requer ASO-ULC ou ASO-C.
**Somente AT2612F e ATO2612F

Funções do I-Shift explicadas

Estratégia básica de câmbio
Seleção automática da taxa correta de arranque (1ª a 6ª marcha). A opção de arranque é influenciada pelo peso bruto e pelas subidas e descidas da estrada.

Câmbio de desempenho
Oferece trocas mais rápidas e mais suaves por meio da utilização inteligente do freio motor, da embreagem do veículo e de um freio de transmissão especial.

Ajuste básico da seleção de câmbio
Possibilita o ajuste da seleção de marcha por meio dos botões da alavanca de câmbio durante o acionamento do freio motor em modo automático.

Monitor de temperatura do óleo da caixa de câmbio
Mostra a temperatura do óleo da caixa de câmbio na tela de informações.

Estratégia de câmbio aprimorada
Graças à interação com EBS e ECS, a partida e as manobras próximas ficaram mais fáceis. Maximiza o efeito de frenagem VEB/VEB+ selecionando automaticamente a marcha correta de modo que o motor funcione em altas rotações. Ao trocar marchas durante o acionamento do freio motor, os freios da roda serão ativados para compensar a perda de torque de frenagem.

Controle de lançamento
Otimiza a seleção de marcha e as funções EBS para manobras em baixas velocidades. Entre outras coisas, isso também garante que a função Hill Start Aid só seja ativada em subidas fortes.

I-Roll
Engate e desengate automáticos de uma função de roda livre para reduzir o consumo de combustível. O I-Roll é usado quando nem a potência do motor nem o freio motor são necessários: em estradas planas, por exemplo.

Controle de velocidade constante inteligente
Interage com o freio ativo do veículo e garante que os freios auxiliares não sejam acionados desnecessariamente. A função de roda livre pode, então, ser utilizada de forma mais extensa.

I-See
Um software I-Shift inteligente que pode armazenar dados de topografia e usá-los para economizar combustível e aumentar o conforto de condução. Os dados são salvos em um banco de dados disponível para outros usuários do I-See. Quando você solicitar o I-See, o piloto automático I-Cruise também será incluído. (O I-Cruise também pode ser solicitado separadamente.)

Controle de PBTC de serviço pesado
Otimiza a seleção de marchas para pesos de combinação brutos altos, de 85 a 180
toneladas.

Opções adicionais

Funções de PTO aprimoradas
Várias funções que facilitam o uso da tomada de força.

Ajuste aprimorado da seleção de câmbio, incluindo kick-down
Possibilita o ajuste da seleção de marcha por meio dos botões da alavanca de câmbio durante a partida e ao conduzir em modo automático. A função de kick-down seleciona a marcha certa para aceleração máxima.

Desempenho avançado – estradas acidentadas
Várias funções que ajustam a troca de marchas e auxiliam a partida e a condução em condições ruins e em terreno íngreme.

Powertronic

Transmissão power-shift totalmente automática com conversor de torque e resfriador de óleo. Troca marchas sem perda de potência. O Powertronic pode sair de fábrica equipado com uma tomada de força, um retardador integrado e uma bomba de direção hidráulica de emergência.

Powertronic

Tipo Marcha superior Torque do motor (Nm) Aprovação de PBTC (toneladas)
PT2106: Direto 2100 44
PT2606: Direto 2600 60

Powertronic, programas de direção integrados

Economia

Destina-se à economia de combustível ideal. As mudanças de marcha acontecem nas marchas mais econômicas.

Desempenho

Usado quando há necessidade de saída de potência do motor. Troca para cima e para baixo nas marchas mais altas.

Caixas de câmbio manuais

Caixa com desmultiplicador/redutor de 14 velocidades manual com duas marchas de rastreamento e doze marchas de avanço sincronizadas, além de quatro marchas de ré. A operação a cabo permite realizar cursos curtos e distantes da alavanca do câmbio e elimina vibrações no botão da alavanca do câmbio. A sincronia patenteada com a função servo significa pouco esforço na troca de marchas. As caixas de câmbio podem vir equipadas de fábrica com um retardador compacto, uma tomada de força, uma bomba de direção hidráulica de emergência e um resfriador de óleo.

Caixas de câmbio manuais

Tipo Marcha superior Torque do motor (Nm) Aprovação de PBTC (toneladas)
VT2009B: Direto 2000 60
VT2214B Direto 2200 100
VTO2214B Overdrive 2200 100
VT2514B Direto 2500 100
VTO2514B Overdrive 2500 100
VT2814B Direto 2800 100
VTO2814B Overdrive 2800 100

Eixos traseiros

Tipo Eixo Marcha Torque máximo (Nm) Carga de eixo/bogie máxima (toneladas) Aprovação de PBTC (toneladas)
Redução simples          
RSS1344C/D Solo Hipoide 2600 13 44
RSS1356 Solo Hipoide 2400/2800 13 56/44
RSS1360 Solo Hipoide 3550 13 60
RTS2370A Tandem Hipoide 3550 23 70
           
Redução do cubo          
RSH1365 Solo Bisel espiral 2400 13 65
RSH1370F Solo Corte em espiral cônico 3550 13 70
RTH2610F Tandem Corte em espiral cônico 3550 26 100
RTH3210F Tandem Corte em espiral cônico 3550 32 100
RTH3312 Tandem Corte em espiral cônico 3550 33 120
           

Proporções de eixo traseiro

RSS1344C/D RSS1356 RSS1360 RTS2370A RSH1365 RSH1370F RTH2610F RTH3210F RTH3312
2.31:1* 2.50:1 2.47:1 2.43:1

3.61:1

3.46:1 3.33:1 3.33:1 3.61:1
2.47:1* 2.64:1 2.64:1 2.57:1

3.76:1

3.61:1 3.46:1 3.46:1 3.76:1
2.64:1 2.79:1 2.85:1 2.83:1

4.12:1

3.76:1 3.61:1 3.61:1 4.12:1
2.85:1 3.10:1 3.08:1 3.09:1 4.55:1 4.12:1 3.76:1 3.76:1 4.55:1
3.08:1 3.44:1 3.40:1 3.40:1   4.55:1 3.97:1 3.97:1 5.41:1
3.36:1 3.67:1 3.67:1 3.78:1   5.41:1 4.12:1 4.12:1 7.21:1
3.70:1   4.11:1 4.13:1     4.55:1 4.55:1  
4.11:1     4.50:1     5.41:1 5.41:1  
4.63:1     5.14:1       7.21:1  
5.29:1     5.67:1          
      6.17:1          
* Para RSS1344D.

Combinações de trem de força

  D11C330 D11C370 D11C410 D11C450 D13C420 D13C460 D13C500 D13C540
Caixa de câmbio manual                
VT2009B:          
VT2214B    
VTO2214B    
VT2514B        
VTO2514B        
VT2814B              
VTO2814B              
                 
Powertronic                
PT2106:        
PT2606:        
                 
I-Shift                
AT2412F    
AT2612F
ATO2612F
                 
Eixos com redução simples                
RSS1344C
RSS1344D
RSS1356
RSS1360
RTS2370A
                 
Eixos com redução nos cubos                
RSH1365  
RSH1370F
RTH2610F
RTH3210F
RTH3312
                 
Eixo de tração dianteiro/Caixa de câmbio de distribuição                
FAA11/FAA21/V2501TB

Tomadas de força

MONTADA NO MOTOR

PTER-DIN
Tomada de força do motor montada na parte traseira para permitir a direção direta de uma bomba hidráulica.

PTER1400
Tomada de força do motor montada na parte traseira com conexão do flange para bomba hidráulica.

PTER100
Tomada de força do motor montada na parte traseira com conexão do flange para bomba hidráulica.

MONTADO NA CAIXA DE CÂMBIO

PTR-F
Acoplamento com flange de conexão e configuração de rotações baixas ou altas.

PTR-FL/FH
Acoplamento com flange de conexão e configuração de rotações baixas ou altas.

PTR-D/PTR-DM/PTR-DH
Rotações baixas/médias/altas com conexão DIN para acoplamento direto de uma bomba hidráulica.

PTRD-F
Rotação alta com acoplamento com flange de conexão para transmissor ajustado diretamente.

PTRD-D
Rotação alta com tração dupla. Conexão DIN dianteira e traseira para acoplamento direto de bombas hidráulicas.

PTRD-D1
Rotação alta com tração dupla. Acoplamento com flange de conexão na parte traseira e acoplamento DIN na dianteira.

PTRD-D2
Rotação alta traseira com tração dupla e dianteira com tração simples. Dois acoplamentos com flange de conexão na parte traseira e um acoplamento DIN na dianteira.  

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Especificações de trem de força

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