Especificações de trem de força do Volvo FMX
• Motores
• I-Shift
• Pacotes de software I-Shift
• Caixas de câmbio manuais
• Powertronic
• Eixos traseiros
• Velocidades dos eixos traseiros
• Combinações de trem de força
• Tomadas de força
Motores
D11C | D13C | |
---|---|---|
Nº de cilindros | 6 | 6 |
Deslocamento | 10,8 dm³ | 12,8 dm³ |
Curso do cilindro | 152 mm | 158 mm |
Diâmetro | 123 mm | 131 mm |
Taxa de compressão | 17.0:1 | 18.0:1 |
Rotações econômicas | 1050–1500 r/min | 1000–1500 r/min |
Efeito de frenagem de exaustão | (2400 r/min) 160 kW | (2.300 r/min) 185 kW |
Efeito VEB | (2400 r/min) 290 kW | (2.300 r/min) 300 kW |
VEB | opcional | |
Efeito VEB+ | (2300 r/min) 375 kW | |
VEB+ | opcional | |
Filtros de óleo. | 2 fluxo total, 1 derivação | 2 fluxo total, 1 derivação |
Volume da troca de óleo, incl. filtro | 36 l | 33 l |
Sistema de resfriamento, volume total | 26 l | 34 l |
Pré-requisitos de combustível
Somente combustível sem chumbo (EN590, máx. de 10 ppm de chumbo).
Tomada de força montada no motor
Saída do torque | Proporção | |
---|---|---|
EPTT650 | 650 Nm* | 1.26:1 |
EPTT1000 | 1000 Nm* | 1.26:1 |

D11C – POTÊNCIA/TORQUE
Potência de acordo com: EC 582/2011
D11C330 (243 kW) | |
Potência máx. a 1600-1900 r/min | 330 hp |
Torque máx. a 950-1400 r/min | 1600 Nm |
D11C370 (272 kW) | |
Potência máx. a 1600-1900 r/min | 370 hp |
Torque máx. a 950-1400 r/min | 1750 Nm |
D11C410 (302 kW) | |
Potência máx. a 1600-1900 r/min | 410 hp |
Torque máx. a 950-1400 r/min | 1950 Nm |
D11C450 (332 kW) | |
Potência máx. a 1600-1900 r/min | 450 hp |
Torque máx. a 950-1400 r/min | 2150 Nm |

D13C – POTÊNCIA/TORQUE
Potência de acordo com: EC 582/2011
D13C380 (280 kW) | |
Potência máx. a 1400-1900 r/min | 380 hp |
Torque máx. a 1000-1400 r/min |
1900 Nm |
D13C420 (309 kW) | |
Potência máx. a 1400-1900 r/min | 420 hp |
Torque máx. a 1000-1400 r/min | 2100 Nm |
D13C460 (338 kW) | |
Potência máx. a 1400-1900 r/min | 460 hp |
Torque máx. a 1000-1400 r/min | 2300 Nm |
D13C500 (368 kW) | |
Potência máx. a 1400-1900 r/min | 500 hp |
Torque máx. a 1050-1400 r/min | 2500 Nm |
D13C540 (397 KW) | |
Potência máx. a 1450-1900 r/min | 540 hp |
Torque máx. a 1050-1450 r/min | 2600 Nm |
Transmissão com desmultiplicador de 12 velocidades e caixa de câmbio manual com sistema de troca de marchas automático. O I-Shift pode vir equipado de fábrica com um retardador compacto, uma tomada de força, uma bomba de direção hidráulica de emergência e um resfriador de óleo.
Especificações
Tipo |
Marcha superior |
Torque do motor |
Aprovação de PBTC |
---|---|---|---|
AT2412F | Direto | 2400 Nm | 44 t |
AT2612F | Direto | 2600 Nm | 100 t |
ATO2612F | Overdrive | 2600 Nm | 100 t |
Pacotes de software I-Shift
Versão básica (TP-BAS)
O TP-BAS é o pacote de software padrão que vem junto com a I-Shift e inclui as funções básicas da caixa de câmbio para uma direção versátil.
Software de troca de marcha com distribuição I-Shift (TP-DIST)
O TP-DIST adapta a função da caixa de câmbio às condições específicas no segmento de distribuição. O pacote de software inclui funções que auxiliam na manobrabilidade ao dar partida, ao manobrar e ao dirigir em baixas velocidades.
Software de troca de marcha de construção I-Shift (TP-CON)
O TP-CON adapta a função da caixa de câmbio às condições específicas no segmento de construção. O pacote de software inclui funções que auxiliam na manobrabilidade ao dar partida, ao manobrar e ao dirigir em baixas velocidades. O software também consegue lidar com condições viárias mais difíceis.
Software de troca de marcha de longa distância (TP-LONG)
O TP-LONG inclui funções inteligentes que minimizam o consumo de combustível. Esse pacote de software é ideal para operações de transporte de longa distância nas quais se coloca uma forte ênfase na economia de combustível. Esse pacote inclui a função I-Roll.
Transporte de carga pesada (TP-HD)
O TP-HD otimiza a I-Shift para transporte de cargas pesadas com alto peso combinado bruto (>85 toneladas). Não importa qual o peso combinado bruto: o motorista poderá sempre otimizar a dirigibilidade ao selecionar ou desativar o modo de carga pesada e ativar o modo de transporte de longa distância. As funções do software também oferecem benefícios
para caminhões que puxam vários reboques.
Pacotes de software I-Shift
Variantes de vendas | TP-BAS | TP-DIST | TP-CON | TP-LONG | TP-HD** |
---|---|---|---|---|---|
Funções básicas de PTO (APF-BAS) | ● | ● | ● | ● | ● |
Funções avançadas de PTO (APF-ENH) | o | o | o | o | o |
Ajuste básico de seleção de câmbio (AMSO-BAS) | ● | ● | ● | ● | ● |
Ajuste aprimorado de seleção de câmbio, incluindo Kickdown (AMSO-AUT) | – | – | o | o | o |
Funções básicas vocacionais (AVO-BAS) | ● | ● | ● | ● | ● |
Desempenho avançado – estradas acidentadas (AVO-ENH) | – | o | ● | o | o |
Estratégia de câmbio básica | ● | ● | ● | ● | ● |
Câmbio de desempenho | ● | ● | ● | ● | ● |
Monitor de temperatura do óleo da caixa de câmbio | ● | ● | ● | ● | ● |
Engate da partida com carga pesada | ● | ● | ● | ● | ● |
I-Roll | – | – | – | ● | (•) |
Controle de velocidade constante inteligente | – | – | – | ● | (•) |
Controle de lançamento | – | ● | ● | ● | ● |
Estratégia de câmbio aprimorada (PBC ≤ 85 t) | – | ● | ● | ● | ● |
Controle de PBC de carga pesada (85 t < PBC ≤ 180 t) | – | – | – | – | ● |
Marcha super-ultra-reduzida* (ASO-ULC) | – | – | o | o | o |
Marcha super-reduzida* (ASO-C) | – | – | o | o | o |
Multivelocidade em ré* (ARSO-MSR) | – | – | o | o | o |
Uso de dados de GPS pelo I-See (PVT-BAS) | – | – | – | o | o |
Uso de dados de GPS pelo I-See (PVT-EXT) | – | – | – | o | o |
*Somente AT2612F, ATO2612F, ARSO-MSR requer ASO-ULC ou ASO-C.
**Somente AT2612F e ATO2612F
Funções do I-Shift explicadas
Estratégia básica de câmbio
Seleção automática da taxa correta de arranque (1ª a 6ª marcha). A opção de arranque é influenciada pelo peso bruto e pelas subidas e descidas da estrada.
Câmbio de desempenho
Oferece trocas mais rápidas e mais suaves por meio da utilização inteligente do freio motor, da embreagem do veículo e de um freio de transmissão especial.
Ajuste básico da seleção de câmbio
Possibilita o ajuste da seleção de marcha por meio dos botões da alavanca de câmbio durante o acionamento do freio motor em modo automático.
Monitor de temperatura do óleo da caixa de câmbio
Mostra a temperatura do óleo da caixa de câmbio na tela de informações.
Estratégia de câmbio aprimorada
Graças à interação com EBS e ECS, a partida e as manobras próximas ficaram mais fáceis. Maximiza o efeito de frenagem VEB/VEB+ selecionando automaticamente a marcha correta de modo que o motor funcione em altas rotações. Ao trocar marchas durante o acionamento do freio motor, os freios da roda serão ativados para compensar a perda de torque de frenagem.
Controle de lançamento
Otimiza a seleção de marcha e as funções EBS para manobras em baixas velocidades. Entre outras coisas, isso também garante que a função Hill Start Aid só seja ativada em subidas fortes.
I-Roll
Engate e desengate automáticos de uma função de roda livre para reduzir o consumo de combustível. O I-Roll é usado quando nem a potência do motor nem o freio motor são necessários: em estradas planas, por exemplo.
Controle de velocidade constante inteligente
Interage com o freio ativo do veículo e garante que os freios auxiliares não sejam acionados desnecessariamente. A função de roda livre pode, então, ser utilizada de forma mais extensa.
I-See
Um software I-Shift inteligente que pode armazenar dados de topografia e usá-los para economizar combustível e aumentar o conforto de condução. Os dados são salvos em um banco de dados disponível para outros usuários do I-See. Quando você solicitar o I-See, o piloto automático I-Cruise também será incluído. (O I-Cruise também pode ser solicitado separadamente.)
Controle de PBTC de serviço pesado
Otimiza a seleção de marchas para pesos de combinação brutos altos, de 85 a 180
toneladas.
Opções adicionais
Funções de PTO aprimoradas
Várias funções que facilitam o uso da tomada de força.
Ajuste aprimorado da seleção de câmbio, incluindo kick-down
Possibilita o ajuste da seleção de marcha por meio dos botões da alavanca de câmbio durante a partida e ao conduzir em modo automático. A função de kick-down seleciona a marcha certa para aceleração máxima.
Desempenho avançado – estradas acidentadas
Várias funções que ajustam a troca de marchas e auxiliam a partida e a condução em condições ruins e em terreno íngreme.
Transmissão power-shift totalmente automática com conversor de torque e resfriador de óleo. Troca marchas sem perda de potência. O Powertronic pode sair de fábrica equipado com uma tomada de força, um retardador integrado e uma bomba de direção hidráulica de emergência.
Powertronic
Tipo | Marcha superior | Torque do motor (Nm) | Aprovação de PBTC (toneladas) |
---|---|---|---|
PT2106: | Direto | 2100 | 44 |
PT2606: | Direto | 2600 | 60 |
Powertronic, programas de direção integrados
Economia
Destina-se à economia de combustível ideal. As mudanças de marcha acontecem nas marchas mais econômicas.
Desempenho
Usado quando há necessidade de saída de potência do motor. Troca para cima e para baixo nas marchas mais altas.
Caixa com desmultiplicador/redutor de 14 velocidades manual com duas marchas de rastreamento e doze marchas de avanço sincronizadas, além de quatro marchas de ré. A operação a cabo permite realizar cursos curtos e distantes da alavanca do câmbio e elimina vibrações no botão da alavanca do câmbio. A sincronia patenteada com a função servo significa pouco esforço na troca de marchas. As caixas de câmbio podem vir equipadas de fábrica com um retardador compacto, uma tomada de força, uma bomba de direção hidráulica de emergência e um resfriador de óleo.
Caixas de câmbio manuais
Tipo | Marcha superior | Torque do motor (Nm) | Aprovação de PBTC (toneladas) |
---|---|---|---|
VT2009B: | Direto | 2000 | 60 |
VT2214B | Direto | 2200 | 100 |
VTO2214B | Overdrive | 2200 | 100 |
VT2514B | Direto | 2500 | 100 |
VTO2514B | Overdrive | 2500 | 100 |
VT2814B | Direto | 2800 | 100 |
VTO2814B | Overdrive | 2800 | 100 |
Eixos traseiros
Tipo | Eixo | Marcha | Torque máximo (Nm) | Carga de eixo/bogie máxima (toneladas) | Aprovação de PBTC (toneladas) |
---|---|---|---|---|---|
Redução simples | |||||
RSS1344C/D | Solo | Hipoide | 2600 | 13 | 44 |
RSS1356 | Solo | Hipoide | 2400/2800 | 13 | 56/44 |
RSS1360 | Solo | Hipoide | 3550 | 13 | 60 |
RTS2370A | Tandem | Hipoide | 3550 | 23 | 70 |
Redução do cubo | |||||
RSH1365 | Solo | Bisel espiral | 2400 | 13 | 65 |
RSH1370F | Solo | Corte em espiral cônico | 3550 | 13 | 70 |
RTH2610F | Tandem | Corte em espiral cônico | 3550 | 26 | 100 |
RTH3210F | Tandem | Corte em espiral cônico | 3550 | 32 | 100 |
RTH3312 | Tandem | Corte em espiral cônico | 3550 | 33 | 120 |
Proporções de eixo traseiro
RSS1344C/D | RSS1356 | RSS1360 | RTS2370A | RSH1365 | RSH1370F | RTH2610F | RTH3210F | RTH3312 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2.31:1* | 2.50:1 | 2.47:1 | 2.43:1 | 3.61:1 |
3.46:1 | 3.33:1 | 3.33:1 | 3.61:1 |
2.47:1* | 2.64:1 | 2.64:1 | 2.57:1 | 3.76:1 |
3.61:1 | 3.46:1 | 3.46:1 | 3.76:1 |
2.64:1 | 2.79:1 | 2.85:1 | 2.83:1 | 4.12:1 |
3.76:1 | 3.61:1 | 3.61:1 | 4.12:1 |
2.85:1 | 3.10:1 | 3.08:1 | 3.09:1 | 4.55:1 | 4.12:1 | 3.76:1 | 3.76:1 | 4.55:1 |
3.08:1 | 3.44:1 | 3.40:1 | 3.40:1 | 4.55:1 | 3.97:1 | 3.97:1 | 5.41:1 | |
3.36:1 | 3.67:1 | 3.67:1 | 3.78:1 | 5.41:1 | 4.12:1 | 4.12:1 | 7.21:1 | |
3.70:1 | 4.11:1 | 4.13:1 | 4.55:1 | 4.55:1 | ||||
4.11:1 | 4.50:1 | 5.41:1 | 5.41:1 | |||||
4.63:1 | 5.14:1 | 7.21:1 | ||||||
5.29:1 | 5.67:1 | |||||||
6.17:1 |
Combinações de trem de força
D11C330 | D11C370 | D11C410 | D11C450 | D13C420 | D13C460 | D13C500 | D13C540 | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Caixa de câmbio manual | ||||||||
VT2009B: | ● | ● | ● | |||||
VT2214B | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ||
VTO2214B | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ||
VT2514B | ● | ● | ● | ● | ||||
VTO2514B | ● | ● | ● | ● | ||||
VT2814B | ● | |||||||
VTO2814B | ● | |||||||
Powertronic | ||||||||
PT2106: | ● | ● | ● | ● | ||||
PT2606: | ● | ● | ● | ● | ||||
I-Shift | ||||||||
AT2412F | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ||
AT2612F | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
ATO2612F | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
Eixos com redução simples | ||||||||
RSS1344C | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
RSS1344D | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
RSS1356 | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
RSS1360 | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
RTS2370A | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
Eixos com redução nos cubos | ||||||||
RSH1365 | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | |
RSH1370F | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
RTH2610F | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
RTH3210F | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
RTH3312 | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
Eixo de tração dianteiro/Caixa de câmbio de distribuição | ||||||||
FAA11/FAA21/V2501TB | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● | ● |
Tomadas de força
MONTADA NO MOTOR
PTER-DIN
Tomada de força do motor montada na parte traseira para permitir a direção direta de uma bomba hidráulica.
PTER1400
Tomada de força do motor montada na parte traseira com conexão do flange para bomba hidráulica.
PTER100
Tomada de força do motor montada na parte traseira com conexão do flange para bomba hidráulica.
MONTADO NA CAIXA DE CÂMBIO
PTR-F
Acoplamento com flange de conexão e configuração de rotações baixas ou altas.
PTR-FL/FH
Acoplamento com flange de conexão e configuração de rotações baixas ou altas.
PTR-D/PTR-DM/PTR-DH
Rotações baixas/médias/altas com conexão DIN para acoplamento direto de uma bomba hidráulica.
PTRD-F
Rotação alta com acoplamento com flange de conexão para transmissor ajustado diretamente.
PTRD-D
Rotação alta com tração dupla. Conexão DIN dianteira e traseira para acoplamento direto de bombas hidráulicas.
PTRD-D1
Rotação alta com tração dupla. Acoplamento com flange de conexão na parte traseira e acoplamento DIN na dianteira.
PTRD-D2
Rotação alta traseira com tração dupla e dianteira com tração simples. Dois acoplamentos com flange de conexão na parte traseira e um acoplamento DIN na dianteira.
Download
Especificações de trem de força
Faça o download das especificações completas de trem de força em PDF.
Download(PDF, 4.3 MB)