Especificações do chassi do Volvo FMX

  • Alturas de chassi
  • Carga máxima do eixo dianteiro
  • Suspensão traseira
  • Barras de reboque
  • Tanques de combustível
  • Tanques Aditivo Arla 32
  • Quinta roda
  • Volvo Dynamic Steering
  • Elevação do eixo tandem
  • Controle automático de tração
  • Eixos auxiliares
  • Eixos auxiliares dianteiros
  • Freios

Alturas de chassi

Méd.  aprox. 900 mm
Alta aprox. 1000 mm
Extra-alta  aprox. 1200 mm
Máxima  aprox. 1240 mm

Carga máxima do eixo dianteiro (toneladas)

  Ar  Mola 
Méd.  10 
Alta  10/20*
Extra-alta    10/20*
Máxima    10/20*
* Com eixos dianteiros duplos (FAA20/FAA21)

Carga máxima do eixo dianteiro (toneladas)

FA-LOW Eixo dianteiro baixo para altura de chassi média, carga de até 9 toneladas por eixo.
FA-MED Eixo dianteiro médio para altura de chassi média, carga de até 10 toneladas por eixo.
FA-HIGH Eixo dianteiro alto para altura de chassi alta, carga de até 10 toneladas por eixo.
FA-XHIGH Eixo dianteiro extra-alto para altura de chassi extra-alta, carga de até 10/18* toneladas por eixo.
FA-XXHIGH Tração no eixo dianteiro, carga de até 9/18* toneladas.
Eixos dianteiros duplos – FA-HIGH/FA-XHIGH Disponíveis em configurações de 8×2 e 8×4, carga de até 18 toneladas.

Suspensão traseira

Tipo Combinação de eixos Tipo de suspensão Carga do eixo/bogie Redução Outros eixos
Solo           
RAD-L90 4×2 Parabólica/Feixe múltiplo 13 t Simples/cubo  
RAD-GR 4×2 Ar  13 t Simples/cubo  
RAD-G2 4×2 Ar  13 t Simples/cubo  
RAD-L90 4×4 Parabólica/Feixe múltiplo 13 t Cubo   
           
Bogie           
RADT-AR 6×2 Parabólico 19/21 t Simples/cubo Eixo auxiliar fixo
RADT-GR 6×2/8×2 Ar 19/20,5/22,5/23 t Simples/cubo Fixo/giratório/controle automático
RAPD-GR 6×2 Ar 19/22 t Simples/cubo Fixo/eixo auxiliar dianteiro
RADD-G2 6×4/8×4 Ar 21/23/26 t Simples/cubo  
RADD-BR 6×4/8×4 Parabólico 21 t Simples/cubo  
RADD-TR1 6×4/8×4 Mola parabólica/convencional 23/26 t Simples/cubo  
RADD-TR2 6×4/8×4 Mola convencional 26/32 t Cubo  
RADD-GR 6×4/8×4 Ar 21/23/26 t Simples/cubo  
RADD-BR 6×6 Parabólico 21 t Cubo  
RADD-TR1 6×6 Mola parabólica/convencional 26 t Cubo  
RADD-TR2 6×6 Mola convencional 26/32 t Cubo  
RAPDT-GR 8×2 Ar 27/30/30,5/31,5/32 t Simples/cubo 3 eixos/eixo auxiliar controlado e fixo ou eixo fixo controlado
RADDT-GR 8×4 Ar 27/33/36 t Simples/cubo 3 eixos/eixo auxiliar controlado
RAPDD-GR 8×4 Ar 27/30,5/32/35 t Simples/cubo 3 eixos/eixo auxiliar dianteiro controlado
RADDT-G2 8×4 Ar 27/33/36 t Simples/cubo 3 eixos/eixo auxiliar controlado
RADD-BR 8×6 Parabólico 21 t Cubo  
RADD-TR1 8×6 Mola parabólica/convencional 26 t Cubo  
RADD-TR2 8×6 Mola convencional 26/32 t Cubo  

Travessas de reboque
Travessas de reboque montadas ao centro, a meia altura ou sob o chassis para engate em reboques de eixo central. As travessas de reboque podem ser montadas em posições com intervalos de 25 milímetros. 

Depósitos de combustível
Depósitos em alumínio ou aço com volumes que variam entre os 150 e os 900 litros. O volume de combustível máximo é de 1.480 litros para um trator 4×2. 

Pratos de engate
Consoante o tipo de montagem e o prato utilizado, a carga vertical sobre o prato pode chegar até às 36 toneladas. A gama inclui um prato de engate ISO com perfis em L de diferentes alturas. O prato de engate montado em flange é uma variante de baixo peso, dado que não necessita de uma placa de fixação. A altura mínima do prato de engate acima do chassis é de aproximadamente 140 milímetros. Está disponível como opção, para variantes específicas, um indicador integrado de lubrificação e ligação do reboque.

Travões
O EBS (Sistema de Travagem Controlado Eletronicamente) permite ter uma resposta, um desempenho e uma sensação de travagem superior, com acesso a várias funcionalidades práticas. O EBS está agora disponível para travões de disco e travões de tambor com came Z (para uma gama específica de configurações de eixo e alturas de chassis). Atualize o seu sistema de travagem adicionando o pack EBS Médio ou qualquer uma das opções adicionais.

Direção Dinâmica Volvo
Sistema de direção ativo com binário extra. Fornece mais potência de direção a baixas velocidades, reduz os esticões da direção e mantém o volante na posição a direito ao travar em superfícies de atrito misto. O volante volta automaticamente à posição neutra ao conduzir em frente e ao fazer marcha-atrás.

A Direção Dinâmica Volvo está agora disponível para todas as configurações de eixos, exceto com eixo dianteiro motriz (4×4, 6×6, 8×6 e 10×6).

Elevação do Eixo Tandem
Permite desengatar e elevar o eixo motriz mais recuado do bogie tangem, reduzindo o consumo de combustível e o raio de viragem. Pressionando um botão no painel de instrumentos, o motorista pode elevar o eixo quando o camião está descarregado. Quando o camião está carregado, o eixo baixa e é engatado automaticamente.

A Elevação do Eixo Tandem está disponível para configurações 6×4 e 8×4 (com bogie tandem) equipadas com travões de disco.

Controlo Automático de Tração (ATC)
Ativa automaticamente o eixo dianteiro motriz quando necessário, desativando-o quando o terreno permite, poupando combustível e melhorando a capacidade de manobra. O ATC é equipado de série em todas as configurações do Volvo FMX com eixo dianteiro motriz (4×4, 6×6, 8×6 e 10×6).

Eixos "mortos"
Disponíveis em várias configurações – fixos com rodado simples ou duplo, direção ativa ou passiva. Carga sobre o eixo: 7,5, 9,5 ou 10 toneladas. 

Eixos pusher
Disponível nas variantes fixa e de direção ativa, tanto para tratores como para rígidos. Carga sobre o eixo: 7,5 ou 9 toneladas.

EBS MÉDIO

Para além de incluir o pack EBS Standard, o pack EBS Médio acrescenta as seguintes características:

Controlo de Estado do EBS
Monitorização do estado do EBS através do sistema eletrónico do veículo TEA2+ e da Volvo Tech Tool.

Ajuda ao Arranque em Subida
Os travões só são libertados quando o binário disponibilizado pelo motor for suficiente para fazer avançar o camião sem que este descaia.

Autonomia das Pastilhas
calcula o número de quilómetros restantes até ser necessária a substituição das pastilhas dos travões. (Apenas para travões de disco.)

Libertação Automática do Travão de Estacionamento
O travão de parque é automaticamente libertado quando o motorista pressiona o pedal do acelerador e seleciona uma mudança (apenas com a caixa de velocidades I-Shift).

OPÇÕES ADICIONAIS

Para além dos packs de software, existem as seguintes opções:

Prevenção de Efeito Tesoura
Esta inovadora função do sistema de travagem permite travar o reboque. O travão é automaticamente ativado e o risco de efeito tesoura é minimizado.

ESP (Electronic Stability Program)
O ESP consegue gerir individualmente os travões de cada roda, mantendo a estabilidade do conjunto e contrariando o efeito tesoura, o capotamento e oscilações do reboque ou semirreboque. O ESP cumpre a legislação em termos de Controlo Eletrónico da Estabilidade do Veículo, estando disponível para veículos de 2 e 3 eixos.

Luz de Travagem de Emergência
Em caso de travagem de emergência a uma velocidade superior a 50 km/h, as luzes dos travões acendem e apagam de forma intermitente, quatro vezes por segundo. 

Retardador hidráulico
Retardador compacto montado na caixa de velocidades com potência máxima de travagem de 440 kW.

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Especificação do chassi

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