Especificações do trem de força do Volvo FH16

  • Motores
  • I-Shift
  • Pacotes de software I-Shift
  • Eixos traseiros
  • Proporções de eixo traseiro
  • Combinações de trem de força
  • Tomadas de força

Motores

  D16G 
Padrão de emissão  Euro 5
Nº de cilindros 
Deslocamento  16,1 dm³ 
Curso do cilindro  165 mm 
Diâmetro  144 mm
Taxa de compressão  16.8:1
Rotações econômicas  1.000-1.500 r/min
Energia de frenagem de exaustão 1.000-1.500 r/min
Efeito VEB+  425 kW (2200 r/min)
VEB+  opcional 
Filtros de óleo.  2 fluxo total, 1 derivação 
Volume da troca de óleo, incl. filtro  42 l 
Sistema de resfriamento, volume total  48 l 

Pré-requisitos de combustível

Combustível sem chumbo (EN590, máx. de 10 ppm de sulfato)
Biodiesel da geração 2 (EN15940, diesel sintético)

 

Intervalo de troca de óleo

Até 100.000 km ou uma vez por ano com VDS4. 

Tomada de força montada no motor

  Saída do torque  Proporção 
EPTT650  650 Nm*  1.26:1
EPTT1000  1000 Nm*  1.26:1
* Saída de torque ao dirigir e ao ficar parado.
D16K – Potência/torque

D16G – Potência/torque

Potência de acordo com: EC 582/2011

D16G550 (397 kW)   
Potência máx. a 1450-1900 r/min  550 hp 
Torque máx. a 1000-1450 r/min  2.650 Nm*
D16G600 (441 kW)   
Potência máx. a 1500-1900 r/min  600 hp 
Torque máx. a 1000-1500 r/min  2800 Nm 
D16G700 (515 kW)   
Potência máx. a 1550-1800 r/min  7.000 hp 
Torque máx. a 1000-1550 r/min  3150 Nm 
D16G750 (551 kW)   
Potência máx. a 1600-1800 r/min  750 hp 
Torque máx. a 1050-1400 r/min  3550 Nm 

* Disponível somente para motor de 550 hp com câmbio manual

I-Shift

Transmissão com desmultiplicador de 12 velocidades e caixa de câmbio manual com sistema de troca automática de marchas. O I-Shift pode vir equipado de fábrica com um retardador compacto, uma tomada de força, uma bomba de direção hidráulica de emergência e um resfriador de óleo.

Especificações

Tipo Marcha superior Torque do motor (Nm) Aprovação de PBTC (toneladas)
AT2812F
Direto  2800 60
ATO3112F
Overdrive  3150 100
ATO3512F Overdrive 3550 100

Pacotes de software I-Shift

Versão básica (TP-BAS)
O TP-BAS é o pacote de software padrão que vem junto com a I-Shift e inclui as funções básicas da caixa de câmbio para uma direção versátil.

Software de troca de marcha com distribuição I-Shift (TP-DIST)
O TP-DIST adapta a função da caixa de câmbio às condições específicas no segmento de distribuição. O pacote de software inclui funções que auxiliam na manobrabilidade ao dar partida, ao manobrar e ao dirigir em baixas velocidades.

Software de troca de marcha de construção I-Shift (TP-CON)
O TP-CON adapta a função da caixa de câmbio às condições específicas no segmento de construção. O pacote de software inclui funções que auxiliam na manobrabilidade ao dar partida, ao manobrar e ao dirigir em baixas velocidades. O software também consegue lidar com condições viárias mais difíceis.

Software de troca de marcha de longa distância (TP-LONG)
O TP-LONG inclui funções inteligentes que minimizam o consumo de combustível. Esse pacote de software é ideal para operações de transporte de longa distância nas quais se coloca uma forte ênfase na economia de combustível. Esse pacote inclui a função I-Roll.

Transporte de carga pesada (TP-HD)
O TP-HD otimiza a I-Shift para transporte de cargas pesadas com alto peso combinado bruto (>85 toneladas). Não importa qual o peso combinado bruto: o motorista poderá sempre otimizar a dirigibilidade ao selecionar ou desativar o modo de carga pesada e ativar o modo de transporte de longa distância. As funções do software também oferecem benefícios para caminhões que puxam vários reboques.

Pacotes de software I-Shift

Variantes de vendas TP-BAS TP-DIST TP-CON TP-LONG TP-HD**
Funções básicas de PTO (APF-BAS)
Funções avançadas de PTO (APF-ENH) o o o o o
Ajuste básico de seleção de câmbio (AMSO-BAS)
Ajuste aprimorado de seleção de câmbio, incluindo Kickdown (AMSO-AUT) o o o
Funções básicas vocacionais (AVO-BAS)
Desempenho avançado – estradas acidentadas (AVO-ENH) o o o
Estratégia de câmbio básica
Câmbio de desempenho
Monitor de temperatura do óleo da caixa de câmbio
Engate da partida com carga pesada
I-Roll (•)
Controle de velocidade constante inteligente (•)
Controle de lançamento
Estratégia de câmbio aprimorada (PBC ≤ 85 t)
Controle de PBC de carga pesada (85 t < PBC ≤ 180 t)
Marcha superultrarreduzida* (ASO-ULC) o o o
Marcha super-reduzida* (ASO-C) o o o
Multivelocidade em ré* (ARSO-MSR) o o o
I-See, uso de dados do GPS o o

• Padrão (•) A função pode ser usada quando o TP-LONG está ativado. o Opção – Indisponível
*Somente AT2612F, ATO2612F, ATO3112F e ATO3512F. ARSO-MSR exige ASO-ULC ou ASO-C.
**Somente AT2612D, AT2612F, ATO2612F, ATO3112F e ATO3512F.

Eixos traseiros

Tipo  Eixo Marcha Torque máximo (Nm) Carga de eixo/bogie máxima (toneladas) Aprovação de PBTC (toneladas)
Redução simples          
RSS1144A Solo Hipoide 2800 11.5/11.7 44
RSS1356 Solo Hipoide 2400/2800 13 56/44
RSS1360 Solo Hipoide 3550 13 70
RTS2370A Tandem Hipoide 3550 23 80
Redução do cubo          
RSH1370F Solo Corte em espiral cônico 3550 13 70
RTH2610F Tandem Corte em espiral cônico 3550 26 100
RTH3210F Tandem Corte em espiral cônico 3550 32 100
RTH3312 Tandem Corte em espiral cônico 3550 33 120

Proporções de eixo traseiro

RSS1344C/D RSS1356 RSS1360 RSS1144 RTS2370A RSH1370F RTH2610F RTH3210F RTH3312
2.31:1 2.50:1 2.47:1 2.31:1 2.43:1 3.46:1 3.33:1 3.33:1 3.61:1
2.47:1 2.79:1 2.64:1 2.47:1 2.57:1 3.61:1 3.46:1 3.46:1 3.76:1
2.64:1 3.10:1 2.85:1 2.64:1 2.83:1 3.76:1 3.61:1 3.61:1 4.12:1
2.85:1 3.44:1 3.08:1 2.85:1 3.09:1 4.12:1 3.76:1 3.76:1 4.55:1
3.08:1 3.67:1 3.40:1 3.08:1 3.40:1 4.55:1 3.97:1 3.97:1 5.41:1
    3.67:1   3.78:1 5.41:1 4.12:1 4.12:1 6.18:1
    4.11:1   4.13:1   4.55:1 4.55:1 7.21:1
        4.50:1   5.41:1 5.41:1  
        5.14:1   6.18:1 6.18:1  
        5.67:1     7.21:1  
        6.17:1        

* Para RSS1344D

Combinações de trem de força

  D16G540 D16G600 D16G700 D16G750
I-Shift        
AT2812F      
ATO3112F    
ATO3512F      
         
Eixos com redução simples        
RSS1356      
RSS1360
RTS2370A
Eixos com redução nos cubos        
RSH1370F
RTH2610F
RTH3210F
RTH3312

* (2.800 Nm)
** (2.900 Nm)

Tomadas de força

Existe uma ampla variedade de tomadas de força independentes e dependentes da embreagem para alimentar todos os tipos de equipamento da carroceria.

Tomadas de força independentes de embreagem

PTER-DIN: tomada de força do motor montada na parte traseira para a direção direta de uma bomba hidráulica.
PTER1400: tomada de força do motor montada na parte traseira com conexão do flange para bomba hidráulica.
PTER-100: tomada de força do motor montada na parte traseira com conexão do flange para bomba hidráulica.

Tomadas de força dependentes de embreagem

PTR-F: acoplamento com flange de conexão e configuração de rotações baixas ou altas.
PTR-FL/FH: acoplamento com flange de conexão e configuração de rotações baixas ou altas.
PTR-D/PTR-DM/PTR-DH: rotações baixas/médias/altas com conexão DIN para acoplamento direto de uma bomba hidráulica.
PTRD-F: rotação alta com acoplamento com flange de conexão para transmissor ajustado corretamente.
PTRD-D: rotação alta com tração dupla. Conexão DIN dianteira e traseira para acoplamento direto de bombas hidráulicas.
PTRD-D1: rotação alta com tração dupla. Acoplamento com flange de conexão na parte traseira e acoplamento DIN na dianteira.
PTRD-D2: rotação alta traseira com tração dupla e dianteira com tração simples. Dois acoplamentos com flange de conexão na parte traseira e um acoplamento DIN na dianteira.

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