Especificações do trem de força do Volvo FH
- Motores
- I-Shift
- Pacotes de software I-Shift
- I-Shift Dual Clutch (embreagem dupla)
- Eixos traseiros
- Proporções de eixo traseiro
- Combinações de trem de força
- Tomadas de força
Motores
D13C | |
---|---|
Padrão de emissão | Euro 5 |
Nº de cilindros | 6 |
Deslocamento | 12,8 dm³ |
Curso do cilindro | 158 mm |
Diâmetro | 131 mm |
Taxa de compressão | 17:8:1 |
Rotações econômicas | 1000–1500 r/min |
Energia de frenagem de exaustão | 185 kW (2.300 r/min) |
Efeito VEB+ | 375 kW (2300 r/min) |
VEB+ | opcional |
Filtros de óleo. | 2 fluxo total, 1 derivação |
Volume da troca de óleo, incl. filtro | 33 l |
Sistema de resfriamento, volume total | 38 l |
Pré-requisitos de combustível
Combustível sem chumbo (EN590, máx. de 10 ppm de sulfato)
Biodiesel da geração 2 (EN15940, diesel sintético)
Intervalo de troca de óleo
Até 100.000 km ou uma vez por ano com VDS4.
Tomada de força montada no motor
Saída do torque | Proporção | |
---|---|---|
EPTT350 | 350 Nm* | 1.26:1 |
EPTT650 | 650 Nm* | 1.26:1 |
EPTT1000 | 1000 Nm* | 1.26:1 |
* Saída de torque ao dirigir e ao ficar parado.

D13C – Potência/torque
Potência de acordo com EC 582/2011
D13C420 (309 kW) |
|
---|---|
Potência máx. a 1.400–1.900 r/min |
420 hp |
Torque máx. a 1.000–1.400 r/min |
2100 Nm |
D13C460 (338 kW) |
|
Potência máx. a 1.400–1.900 r/min |
460 hp |
Torque máx. a 1.000–1.400 r/min |
2.300 Nm |
D13C500 (368 kW) |
|
Potência máx. a 1.400–1.900 r/min |
500 hp |
Torque máx. a 1.050–1.400 r/min |
2500 Nm |
D13C540 (397 kW) |
|
Potência máx. a 1.450–1.900 r/min |
540 hp |
Torque máx. a 1.050–1.450 r/min |
2600 Nm |
Transmissão com desmultiplicador de 12 velocidades e caixa de câmbio manual com sistema de troca automática de marchas. O I-Shift pode vir equipado de fábrica com um retardador compacto, uma tomada de força, uma bomba de direção hidráulica de emergência e um resfriador de óleo.
Especificações
Tipo | Marcha superior | Torque do motor (Nm) | Aprovação de PBTC (toneladas) |
---|---|---|---|
AT2412F |
Direto | 2400 | 44 |
AT2612F |
Direto | 2600 | 100 |
ATO2612F |
Overdrive | 2600 | 100 |
Especificações da transmissão I-Shift Dual Clutch
Tipo | Marcha superior | Torque do motor (Nm) | Aprovação de PBTC (toneladas) |
---|---|---|---|
SPO2812 | Overdrive | 2800 | 80 |
Pacotes de software I-Shift
Versão básica (TP-BAS)
O TP-BAS é o pacote de software padrão que vem junto com a I-Shift e inclui as funções básicas da caixa de câmbio para uma direção versátil.
Software de troca de marcha com distribuição I-Shift (TP-DIST)
O TP-DIST adapta a função da caixa de câmbio às condições específicas no segmento de distribuição. O pacote de software inclui funções que auxiliam na manobrabilidade ao dar partida, ao manobrar e ao dirigir em baixas velocidades.
Software de troca de marcha de construção I-Shift (TP-CON)
O TP-CON adapta a função da caixa de câmbio às condições específicas no segmento de construção. O pacote de software inclui funções que auxiliam na manobrabilidade ao dar partida, ao manobrar e ao dirigir em baixas velocidades. O software também consegue lidar com condições viárias mais difíceis.
Software de troca de marcha de longa distância (TP-LONG)
O TP-LONG inclui funções inteligentes que minimizam o consumo de combustível. Esse pacote de software é ideal para operações de transporte de longa distância nas quais se coloca uma forte ênfase na economia de combustível. Esse pacote inclui a função I-Roll.
Transporte de carga pesada (TP-HD)
O TP-HD otimiza a I-Shift para transporte de cargas pesadas com alto peso combinado bruto (>85 toneladas). Não importa qual o peso combinado bruto: o motorista poderá sempre otimizar a dirigibilidade ao selecionar ou desativar o modo de carga pesada e ativar o modo de transporte de longa distância. As funções do software também oferecem benefícios para caminhões que puxam vários reboques.
Pacotes de software I-Shift
Variantes de vendas | TP-BAS | TP-DIST | TP-CON | TP-LONG | TP-HD** |
---|---|---|---|---|---|
Funções básicas de PTO (APF-BAS) | ● | ● | ● | ● | ● |
Funções avançadas de PTO (APF-ENH) | o | o | o | o | o |
Ajuste básico de seleção de câmbio (AMSO-BAS) | ● | ● | ● | ● | ● |
Ajuste aprimorado de seleção de câmbio, incluindo Kickdown (AMSO-AUT) | – | – | o | o | o |
Funções básicas vocacionais (AVO-BAS) | ● | ● | ● | ● | ● |
Desempenho avançado – estradas acidentadas (AVO-ENH) | – | o | ● | o | o |
Estratégia de câmbio básica | ● | ● | ● | ● | ● |
Câmbio de desempenho | ● | ● | ● | ● | ● |
Monitor de temperatura do óleo da caixa de câmbio | ● | ● | ● | ● | ● |
Engate da partida com carga pesada | ● | ● | ● | ● | ● |
I-Roll | – | – | – | ● | (•) |
Controle de velocidade constante inteligente | – | – | – | ● | (•) |
Controle de lançamento | – | ● | ● | ● | ● |
Estratégia de câmbio aprimorada (PBC ≤ 85 t) | – | ● | ● | ● | ● |
Controle de PBC de carga pesada (85 t < PBC ≤ 180 t) | – | – | – | – | ● |
Marcha superultrarreduzida* (ASO-ULC) | – | – | o | o | o |
Marcha super-reduzida* (ASO-C) | – | – | o | o | o |
Multivelocidade em ré* (ARSO-MSR) | – | – | o | o | o |
I-See, uso de dados do GPS | – | – | – | o | o |
• Padrão (•) A função pode ser usada quando o TP-LONG está ativado. o Opção – Indisponível
*Somente AT2612F, ATO2612F, ATO3112F e ATO3512F. ARSO-MSR exige ASO-ULC ou ASO-C.
**Somente AT2612D, AT2612F, ATO2612F, ATO3112F e ATO3512F.
Eixos traseiros
Tipo | Eixo | Marcha | Torque máximo (Nm) | Carga de eixo/bogie máxima (toneladas) | Aprovação de PBTC (toneladas) |
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Redução simples | |||||
RSS1144A | Solo | Hipoide | 2800 | 11.5/11.7 | 44 |
RSS1344C/D | Solo | Hipoide | 2600 | 13 | 44 |
RSS1356 | Solo | Hipoide | 2400/2800 | 13 | 56/44 |
RSS1360 | Solo | Hipoide | 3550 | 13 | 70 |
RTS2370A | Tandem | Hipoide | 3550 | 23 | 80 |
Redução do cubo | |||||
RSH1370F | Solo | Corte em espiral cônico | 3550 | 13 | 70 |
RTH2610F | Tandem | Corte em espiral cônico | 3550 | 26 | 100 |
RTH3210F | Tandem | Corte em espiral cônico | 3550 | 32 | 100 |
RTH3312 | Tandem | Corte em espiral cônico | 3550 | 33 | 120 |
Proporções de eixo traseiro
RSS1144A | RSS1344C/D | RSS1356 | RSS1360 | RTS2370A | RSH1370F | RTH2610F | RTH3210F | RTH3312 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2.31:1 | 2.31:1* | 2.50:1 | 2.47:1 | 2.43:1 | 3.46:1 | 3.33:1 | 3.33:1 | 3.61:1 |
2.47:1 | 2.47:1* | 2.79:1 | 2.64:1 | 2.57:1 | 3.61:1 | 3.46:1 | 3.46:1 | 3.76:1 |
2.64:1 | 2.64:1 | 3.10:1 | 2.85:1 | 2.83:1 | 3.76:1 | 3.61:1 | 3.61:1 | 4.12:1 |
2.85:1 | 2.85:1 | 3.44:1 | 3.08:1 | 3.09:1 | 4.12:1 | 3.76:1 | 3.76:1 | 4.55:1 |
3.08:1 | 3.08:1 | 3.67:1 | 3.40:1 | 3.40:1 | 4.55:1 | 3.97:1 | 3.97:1 | 5.41:1 |
3.36:1 | 3.67:1 | 3.78:1 | 5.41:1 | 4.12:1 | 4.12:1 | 6.18:1 | ||
3.70:1 | 4.11:1 | 4.13:1 | 4.55:1 | 4.55:1 | 7.21:1 | |||
4.50:1 | 5.41:1 | 5.41:1 | ||||||
5.14:1 | 6.18:1 | 6.18:1 | ||||||
5.67:1 | 7.21:1 | |||||||
6.17:1 |
* Para RSS1344D
Combinações de trem de força
D13C420 | D13C460 | D13C500 | D13C540 | |
---|---|---|---|---|
I-Shift | ||||
AT2412F | ● | ● | ||
AT2612F | ● | ● | ● | ● |
ATO2612F | ● | ● | ● | ● |
Eixos com redução simples | ||||
RSS1144A | ● | ● | ● | ● |
RSS1344C/D | ● | ● | ● | ● |
RSS1356 | ● | ● | ● | ● |
RSS1360 | ● | ● | ● | ● |
RTS2370A | ● | ● | ● | ● |
Eixos com redução nos cubos | ||||
RSH1370F | ● | ● | ● | ● |
RTH2610F | ● | ● | ● | ● |
RTH3210F | ● | ● | ● | ● |
RTH3312 | ● | ● | ● | ● |
Tomadas de força
Existe uma ampla variedade de tomadas de força independentes e dependentes da embreagem para alimentar todos os tipos de equipamento da carroceria.
Tomadas de força independentes de embreagem
PTER-DIN: tomada de força do motor montada na parte traseira para a direção direta de uma bomba hidráulica.
PTER1400: tomada de força do motor montada na parte traseira com conexão do flange para bomba hidráulica.
PTER-100: tomada de força do motor montada na parte traseira com conexão do flange para bomba hidráulica.
Tomadas de força dependentes de embreagem
PTR-F: acoplamento com flange de conexão e configuração de rotações baixas ou altas.
PTR-FL/FH: acoplamento com flange de conexão e configuração de rotações baixas ou altas.
PTR-D/PTR-DM/PTR-DH: rotações baixas/médias/altas com conexão DIN para acoplamento direto de uma bomba hidráulica.
PTRD-F: rotação alta com acoplamento com flange de conexão para transmissor ajustado corretamente.
PTRD-D: rotação alta com tração dupla. Conexão DIN dianteira e traseira para acoplamento direto de bombas hidráulicas.
PTRD-D1: rotação alta com tração dupla. Acoplamento com flange de conexão na parte traseira e acoplamento DIN na dianteira.
PTRD-D2: rotação alta traseira com tração dupla e dianteira com tração simples. Dois acoplamentos com flange de conexão na parte traseira e um acoplamento DIN na dianteira.