Especificações do trem de força do Volvo FH

  • Motores
  • I-Shift
  • Pacotes de software I-Shift
  • I-Shift Dual Clutch (embreagem dupla)
  • Eixos traseiros
  • Proporções de eixo traseiro
  • Combinações de trem de força
  • Tomadas de força

Motores

  D13C
Padrão de emissão  Euro 5 
Nº de cilindros  6
Deslocamento  12,8 dm³ 
Curso do cilindro  158 mm 
Diâmetro  131 mm 
Taxa de compressão  17:8:1
Rotações econômicas  1000–1500 r/min 
Energia de frenagem de exaustão 185 kW (2.300 r/min)
Efeito VEB+  375 kW (2300 r/min)
VEB+  opcional
Filtros de óleo.  2 fluxo total, 1 derivação  
Volume da troca de óleo, incl. filtro  33 l 
Sistema de resfriamento, volume total  38 l 

Pré-requisitos de combustível

Combustível sem chumbo (EN590, máx. de 10 ppm de sulfato)
Biodiesel da geração 2 (EN15940, diesel sintético)

 

Intervalo de troca de óleo

Até 100.000 km ou uma vez por ano com VDS4. 

Tomada de força montada no motor

  Saída do torque  Proporção 
EPTT350  350 Nm*  1.26:1
EPTT650  650 Nm*  1.26:1
EPTT1000  1000 Nm*  1.26:1

* Saída de torque ao dirigir e ao ficar parado.

D13C – Potência/torque

D13C – Potência/torque

Potência de acordo com EC 582/2011

D13C420 (309 kW)
 
Potência máx. a 1.400–1.900 r/min
420 hp
Torque máx. a 1.000–1.400 r/min
2100 Nm
D13C460 (338 kW)
 
Potência máx. a 1.400–1.900 r/min
460 hp
Torque máx. a 1.000–1.400 r/min
2.300 Nm 
D13C500 (368 kW)
 
Potência máx. a 1.400–1.900 r/min
500 hp 
Torque máx. a 1.050–1.400 r/min
2500 Nm 
D13C540 (397 kW)
 
Potência máx. a 1.450–1.900 r/min
540 hp 
Torque máx. a 1.050–1.450 r/min
2600 Nm
I-Shift

Transmissão com desmultiplicador de 12 velocidades e caixa de câmbio manual com sistema de troca automática de marchas. O I-Shift pode vir equipado de fábrica com um retardador compacto, uma tomada de força, uma bomba de direção hidráulica de emergência e um resfriador de óleo.

Especificações

Tipo Marcha superior Torque do motor (Nm) Aprovação de PBTC (toneladas)
AT2412F
Direto  2400 44
AT2612F
Direto  2600 100
ATO2612F
Overdrive  2600 100

Especificações da transmissão I-Shift Dual Clutch

Tipo  Marcha superior  Torque do motor (Nm) Aprovação de PBTC (toneladas)
SPO2812 Overdrive 2800 80

Pacotes de software I-Shift

Versão básica (TP-BAS)
O TP-BAS é o pacote de software padrão que vem junto com a I-Shift e inclui as funções básicas da caixa de câmbio para uma direção versátil.

Software de troca de marcha com distribuição I-Shift (TP-DIST)
O TP-DIST adapta a função da caixa de câmbio às condições específicas no segmento de distribuição. O pacote de software inclui funções que auxiliam na manobrabilidade ao dar partida, ao manobrar e ao dirigir em baixas velocidades.

Software de troca de marcha de construção I-Shift (TP-CON)
O TP-CON adapta a função da caixa de câmbio às condições específicas no segmento de construção. O pacote de software inclui funções que auxiliam na manobrabilidade ao dar partida, ao manobrar e ao dirigir em baixas velocidades. O software também consegue lidar com condições viárias mais difíceis.

Software de troca de marcha de longa distância (TP-LONG)
O TP-LONG inclui funções inteligentes que minimizam o consumo de combustível. Esse pacote de software é ideal para operações de transporte de longa distância nas quais se coloca uma forte ênfase na economia de combustível. Esse pacote inclui a função I-Roll.

Transporte de carga pesada (TP-HD)
O TP-HD otimiza a I-Shift para transporte de cargas pesadas com alto peso combinado bruto (>85 toneladas). Não importa qual o peso combinado bruto: o motorista poderá sempre otimizar a dirigibilidade ao selecionar ou desativar o modo de carga pesada e ativar o modo de transporte de longa distância. As funções do software também oferecem benefícios para caminhões que puxam vários reboques.

Pacotes de software I-Shift

Variantes de vendas TP-BAS TP-DIST TP-CON TP-LONG TP-HD**
Funções básicas de PTO (APF-BAS)
Funções avançadas de PTO (APF-ENH) o o o o o
Ajuste básico de seleção de câmbio (AMSO-BAS)
Ajuste aprimorado de seleção de câmbio, incluindo Kickdown (AMSO-AUT) o o o
Funções básicas vocacionais (AVO-BAS)
Desempenho avançado – estradas acidentadas (AVO-ENH) o o o
Estratégia de câmbio básica
Câmbio de desempenho
Monitor de temperatura do óleo da caixa de câmbio
Engate da partida com carga pesada
I-Roll (•)
Controle de velocidade constante inteligente (•)
Controle de lançamento
Estratégia de câmbio aprimorada (PBC ≤ 85 t)
Controle de PBC de carga pesada (85 t < PBC ≤ 180 t)
Marcha superultrarreduzida* (ASO-ULC) o o o
Marcha super-reduzida* (ASO-C) o o o
Multivelocidade em ré* (ARSO-MSR) o o o
I-See, uso de dados do GPS o o

• Padrão (•) A função pode ser usada quando o TP-LONG está ativado. o Opção – Indisponível
*Somente AT2612F, ATO2612F, ATO3112F e ATO3512F. ARSO-MSR exige ASO-ULC ou ASO-C.
**Somente AT2612D, AT2612F, ATO2612F, ATO3112F e ATO3512F.

Eixos traseiros

Tipo  Eixo Marcha Torque máximo (Nm) Carga de eixo/bogie máxima (toneladas) Aprovação de PBTC (toneladas)
Redução simples          
RSS1144A Solo Hipoide 2800 11.5/11.7 44
RSS1344C/D Solo Hipoide 2600 13 44
RSS1356 Solo Hipoide 2400/2800 13 56/44
RSS1360 Solo Hipoide 3550 13 70
RTS2370A Tandem Hipoide 3550 23 80
Redução do cubo          
RSH1370F Solo Corte em espiral cônico 3550 13 70
RTH2610F Tandem Corte em espiral cônico 3550 26 100
RTH3210F Tandem Corte em espiral cônico 3550 32 100
RTH3312 Tandem Corte em espiral cônico 3550 33 120

Proporções de eixo traseiro

RSS1144A RSS1344C/D RSS1356 RSS1360 RTS2370A RSH1370F RTH2610F RTH3210F RTH3312
2.31:1 2.31:1* 2.50:1 2.47:1 2.43:1 3.46:1 3.33:1 3.33:1 3.61:1
2.47:1 2.47:1* 2.79:1 2.64:1 2.57:1 3.61:1 3.46:1 3.46:1 3.76:1
2.64:1 2.64:1 3.10:1 2.85:1 2.83:1 3.76:1 3.61:1 3.61:1 4.12:1
2.85:1 2.85:1 3.44:1 3.08:1 3.09:1 4.12:1 3.76:1 3.76:1 4.55:1
3.08:1 3.08:1 3.67:1 3.40:1 3.40:1 4.55:1 3.97:1 3.97:1 5.41:1
  3.36:1   3.67:1 3.78:1 5.41:1 4.12:1 4.12:1 6.18:1
  3.70:1   4.11:1 4.13:1   4.55:1 4.55:1 7.21:1
        4.50:1   5.41:1 5.41:1  
        5.14:1   6.18:1 6.18:1  
        5.67:1     7.21:1  
        6.17:1        

* Para RSS1344D

Combinações de trem de força

  D13C420 D13C460 D13C500 D13C540
I-Shift        
AT2412F    
AT2612F
ATO2612F
         
Eixos com redução simples        
RSS1144A
RSS1344C/D
RSS1356
RSS1360
RTS2370A
         
Eixos com redução nos cubos        
RSH1370F
RTH2610F
RTH3210F
RTH3312

Tomadas de força

Existe uma ampla variedade de tomadas de força independentes e dependentes da embreagem para alimentar todos os tipos de equipamento da carroceria.

Tomadas de força independentes de embreagem

PTER-DIN: tomada de força do motor montada na parte traseira para a direção direta de uma bomba hidráulica.
PTER1400: tomada de força do motor montada na parte traseira com conexão do flange para bomba hidráulica.
PTER-100: tomada de força do motor montada na parte traseira com conexão do flange para bomba hidráulica.

Tomadas de força dependentes de embreagem

PTR-F: acoplamento com flange de conexão e configuração de rotações baixas ou altas.
PTR-FL/FH: acoplamento com flange de conexão e configuração de rotações baixas ou altas.
PTR-D/PTR-DM/PTR-DH: rotações baixas/médias/altas com conexão DIN para acoplamento direto de uma bomba hidráulica.
PTRD-F: rotação alta com acoplamento com flange de conexão para transmissor ajustado corretamente.
PTRD-D: rotação alta com tração dupla. Conexão DIN dianteira e traseira para acoplamento direto de bombas hidráulicas.
PTRD-D1: rotação alta com tração dupla. Acoplamento com flange de conexão na parte traseira e acoplamento DIN na dianteira.
PTRD-D2: rotação alta traseira com tração dupla e dianteira com tração simples. Dois acoplamentos com flange de conexão na parte traseira e um acoplamento DIN na dianteira.

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