Especificações do chassi do Volvo FH

  • Alturas de chassi
  • Carga máxima do eixo dianteiro
  • Suspensão traseira
  • Alturas de acoplamento, tratores
  • Barras de reboque
  • Tanques de combustível
  • Tanques Aditivo Arla 32
  • Quinta roda
  • Suspensão dianteira individual
  • Volvo Dynamic Steering
  • Eixos auxiliares
  • Eixos auxiliares dianteiros
  • Freios

Alturas de chassi

Extra baixa (trator) aprox. 810 mm
Baixa aprox. 850 mm
Méd. aprox. 900 mm
Alta aprox. 1000 mm
Extra-alta aprox. 1200 mm

Carga máxima do eixo dianteiro (toneladas)

  Ar Mola
Extra baixa 7.5 -
Baixa 8 -
Méd. 9* 9
Alta 9 10/18**
Extra-alta - 10/20**
* Com suspensão dianteira individual 8.5
** Com eixos dianteiros duplos (FAA20/FAA21)

Suspensão traseira

Tipo Eixos Suspensão Carga do eixo/bogie Redução Eixos auxiliares/dianteiros
Solo          
RAD-L90 4×2 Parabólica/Feixe múltiplo 13 t Simples/cubo  
RAD-GR 4×2 Ar 11,5/13 t Simples/cubo  
RAD-G2 4×2 A ar (para construção) 13 t Cubo  
           
Bogie          
RADT-GR 6×2 Ar 19/20,5/22,5/23 t Simples/cubo Eixo auxiliar (fixo/giratório/controle automático)
RAPD-GR 6×2 Ar 19/22 t Simples/cubo Eixo auxiliar dianteiro (fixo/giratório)
RADD-G2 6×4/8×4 A ar (para construção) 21/23/26 t Simples/cubo  
RADD-BR 6×4/8×4 Parabólico 21 t Simples/cubo  
RADD-TR1 6×4/8×4 Mola parabólica/convencional 23/26 t Simples/cubo  
RADD-TR2 6×4/8×4 Mola convencional 26/32 t Cubo  
RADD-GR 6×4/8×4 Ar 21/23/26 t Simples/cubo  
RAPDT-GR 8×2 Ar 27/30/30,5/31,5/32 t Simples/cubo Eixo auxiliar dianteiro (giratório) + eixo auxiliar (fixo/giratório)
RADDT-GR 8×4/10×4 Ar 27/33/36 t Simples/cubo Eixo auxiliar (giratório)
RAPDD-GR 8×4 Ar 27/30,5/32/35 t Simples/cubo Eixo auxiliar dianteiro (giratório)
RADDT-G2 8×4/10×4 A ar (para construção) 27/33/36 t Simples/cubo Eixo auxiliar (giratório)

Alturas de acoplamento da quinta roda

Tração Altura do chassi Suspensão Altura da estrutura Altura da quinta roda* Pneu Altura de acoplamento mínima Altura de tração nominal**
4×2 Extra baixa RAD-GR 266 140 295–55 867 912
  Extra-baixa RAD-GR 266 140 295–60 887 932
  Baixa RAD-GR 266 140 315–60 955 1015
  Méd. RAD-GR 266 140 315–70 1014 1075
  Méd. RAD-GR 300 140 315–70 1031 1092
  Alta RAD-GR 266 140 315–80 1056 1147
  Alta RAD-GR 300 140 315–80 1090 1164
6×2 Baixa RADT-GR 266 160 315–60 975 1035
  Méd. RADT-GR 266 160 315–70 1034 1095
  Méd. RADT-GR 300 160 315–70 1051 1112
  Alta RADT-GR 300 150* 315–80 1160 1234
  Méd. RAPD-GR 266 160 315–70 1034 1095
  Méd. RAPD-GR 300 160 315–70 1051 1112
  Alta RAPD-GR 266 160 315–80 1076 1167
  Alta RAPD-GR 300 160 315–80 1110 1184
6×4 Alta RADD-GR 300 150* 315–80 1173 1234
8×4 Alta RAPDD-GR 300 160 315-80 1137 1207
* +60 mm de altura de montagem
** Alturas aproximadas

Barras de reboque
Montadas centralmente, semimontadas por baixo e montadas por baixo para reboque com eixo central. As barras de reboque podem ser encaixadas em intervalos de 25 mm.

Tanques de combustível
Tanques de alumínio ou aço com volumes entre 150 e 900 litros. O volume de combustível máximo é de 1480 litros para um trator 4x2.

Tanques de aditivo Arla 32
Volumes de 32 a 100 litros. A bomba Aditivo Arla 32 é integrada no módulo do tanque Aditivo Arla 32. Plástico.

Quintas rodas
A instalação certificada permite cargas de até 36 toneladas. Uma quinta roda ISO com perfis em formato L em alturas diferentes é incluída na linha, oferecendo uma grande liberdade de escolha. A quinta roda montada no flange é uma variante leve, visto que não precisa de uma placa de montagem. A altura da quinta roda acima do chassi é no mínimo de cerca de 140 mm. Lubrificação integrada e indicador de conexão de reboque disponíveis como opção para modelos específicos.

Freios
O sistema de freios controlados eletronicamente (EBS) oferece resposta, desempenho e sensação de frenagem superiores e, ao mesmo tempo, dá acesso a diversos recursos convenientes. Agora o EBS está disponível para freios a disco e freios a tambor Z-cam (para um grupo selecionado de configurações de eixos e alturas de chassi). Modernize seu sistema de freios adicionando o pacote EBS Medium ou alguma outra opção adicional.

Volvo Dynamic Steering
Sistema de direção ativa com sobreposição de torque. Fornece mais força de direção em velocidade baixa, reduz balanços e mantém a direção em linha reta ao frear em uma superfície com atrito. O volante retorna automaticamente para o ponto morto quando você avança e quando dá ré.

O Volvo Dynamic Steering agora está disponível para todas as configurações de eixo, inclusive para caminhões com eixos dianteiros duplos. Também está disponível em combinação com a suspensão dianteira individual.

Elevação do eixo tandem
Permite que o eixo de transmissão mais traseiro no truque do tandem seja desengatado e elevado para reduzir o consumo de combustível e o raio de giro. Apertando um botão no painel, o motorista consegue suspender o eixo quando o caminhão está descarregado. Com o caminhão carregado, o eixo é rebaixado e engatado automaticamente.
A elevação do eixo tandem está disponível para configurações 6×4 e 8×4 (com o truque do tandem) equipadas com freios a disco.

Eixos auxiliares
Disponíveis em várias configurações: fixos com única roda ou rodas duplas, controlados de modo automático ou ativo. Carga do eixo: 7,5, 9,5, 10 ou 15 toneladas.

Eixos auxiliares dianteiros
Disponíveis em variantes fixas e controladas ativamente em tratores e veículos rígidos. Carga do eixo: 4,5, 7,5 ou 9 toneladas.

EBS MÉDIO

Controle de status do EBS
Monitoramento de status do EBS via sistema eletrônico do veículo TEA2+ e Volvo Tech Tool.

Auxílio de partida em subidas
Os freios só são liberados quando há torque suficiente
do motor para impulsionar o veículo para a frente.

Análise de desgaste das lonas
Aviso das lonas de freio – calcula a quilometragem restante disponível com as lonas de freio atuais. (Somente para freios a disco.)

Liberação automática do freio de estacionamento
O freio de estacionamento é liberado quando o motorista pisa no
pedal do acelerador e uma marcha é selecionada (somente caixa de câmbio I-Shift).

OPÇÕES ADICIONAIS

Frenagem estendida
Permite que o motorista solicite o acionamento do freio do reboque. O freio é ativado automaticamente e o risco de efeito canivete é minimizado.

Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC)
O sistema de estabilidade dos freios aciona os freios individualmente em cada roda, fornecendo, consequentemente, estabilidade para toda a composição do veículo e combatendo o efeito canivete, a capotagem e o balanço do reboque. O ESC cumpre a legislação do Controle Eletrônico de Estabilidade de Veículos e está disponível para veículos com dois e três eixos.

Luz do freio de emergência
Em situações de frenagem de emergência e velocidades acima de 50 km/h, as luzes de freio piscam quatro vezes por segundo.

Retardador hidráulico
Retardador compacto montado na caixa de câmbio com efeito máximo de 680 kW.

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