Os 25 anos de um caminhão revolucionário

Em 1994, o Brasil passava por uma revolução no transporte rodoviário de cargas. Nesse momento, as primeiras unidades do FH12 desembarcavam no porto de Paranaguá e eram lançadas ao mesmo tempo na Europa e no Brasil.

Um caminhão com tecnologia e design inovadores: sua moderna cabine havia sido projetada e construída com o conceito de célula de segurança; um sistema computadorizado diagnosticava falhas do caminhão, algo inédito no Brasil; o motor D12 com VEB, um sistema de freio motor que reduz o desgaste das peças e aumenta a segurança em todas as faixas de rotação do motor. Era a tecnologia automotiva mais avançada disponível, capaz de reduzir o consumo de combustível e níveis de emissões mantendo a performance

Linha do tempo

A produção no Brasil do FH começou cinco anos após o lançamento no país, em 1998, no complexo industrial de Curitiba. Acompanhe um pouco da evolução do nosso caminhão:

O sonho do motorista desde o início

Quando foi lançado na Europa  em 1993, o Volvo FH era um caminhão muito diferente por ter sido criado pensando em atender às necessidades dos clientes e motoristas. O caminhoneiro se tornava o elemento principal da criação, por isso o tamanho da cabine e o conforto eram grandes diferenciais.

Mesmo 25 anos após seu lançamento, o FH continua sendo uma referência em inovação e tecnologia aplicada a serviço do transportador. Criado para proporcionar um local de trabalho seguro, confortável e ergonômico para os motoristas, o Volvo FH mudou para melhor o cotidiano da vida na estrada.

Eu já fui mecânico e hoje eu tenho esse FH. Já faz 10 anos, admiro muito a mecânica desse caminhão, pois só quem entende de mecânica pra dizer isso.

Paulo Roberto Ferreira

Muito me orgulho deste caminhão, eu o chamo de o tataravô dos FHs. Transformou nossas vidas com a resistência, a força e muita qualidade para o conforto do motorista, além da segurança da marca.

Lincoln Rezende

Eu tenho um FH ano 94 Globetrotter, todo original. Está com 2 milhões e 700 mil kms. Caixa de marchas de 6 original e motor original D12. Até hoje acho ele moderno.

Ednor Fredy

Um parceiro de sucesso

Toda a tecnologia desenvolvida para o Volvo FH foi projetada para aumentar a produtividade da operação, sem deixar de lado o conforto necessário para quem passa várias horas dirigindo. Considerado o caminhão mais seguro do mercado, o FH trouxe novidades como o ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade), faróis duplos de xênon, sensor de chuva, piloto automático inteligente, entre outras. O FH se tornou preferência nacional entre os transportadores, que exigem veículos de alta tecnologia, mas também robustos e econômicos.

Motor d12 uma mudança de paradigma

Motor d12 uma mudança de paradigma

Quando o motor D12 foi lançado em 1993, foi uma verdadeira revolução. Alguns disseram que a Volvo estava dez anos à frente do seu tempo. Göran Nyholm, agora engenheiro aposentado da Volvo, conta um pouco da história desde o início.

 

Leia >

25 inovações do Volvo FH

25 inovações do Volvo FH

O Volvo FH mudou o futuro desde o início. Foi inovador em 1993, continua a derrubar barreiras quando o assunto é o conforto do motorista, a segurança, o desempenho e a capacidade de adaptação aos negócios. Confira as 25 inovações que levaram o Volvo FH ao topo.

 

Leia >

25 heróis do Volvo FH

25 heróis do Volvo FH

O Volvo FH é o caminhão dos motoristas. Mas antes de chegar ao caminhoneiro, passa pelas mentes e pelas mãos de um grande número de funcionários dedicados. Aqui, apresentamos a você 25 dos heróis que trabalham para que todos os Volvo FH contribuam para o sucesso do seu negócio.

 

Leia >

Encontre uma concessionária local

Saiba tudo sobre o Volvo FH

Você deseja ter o panorama geral ou saber todos os mínimos detalhes sobre o que torna o Volvo FH um caminhão excelente? Seu revendedor local ficará muito feliz em ajudar – e em oferecer a você um ótimo negócio.

Encontre uma concessionária local