Méd. | aprox. 900 mm |
Alta | aprox. 1000 mm |
Extra-alta | aprox. 1200 mm |
Máxima | aprox. 1240 mm |
Ar | Mola | |
---|---|---|
Méd. | 9 | 10 |
Alta | 9 | 10/20* |
Extra-alta | 10/20* | |
Máxima | 10/20* |
* Com eixos dianteiros duplos (FAA20/FAA21)
FA-LOW | Eixo dianteiro baixo para altura de chassi média, carga de até 9 toneladas por eixo. |
FA-MED | Eixo dianteiro médio para altura de chassi média, carga de até 10 toneladas por eixo. |
FA-HIGH | Eixo dianteiro alto para altura de chassi alta, carga de até 10 toneladas por eixo. |
FA-XHIGH | Eixo dianteiro extra-alto para altura de chassi extra-alta, carga de até 10/18* toneladas por eixo. |
FA-XXHIGH | Tração no eixo dianteiro, carga de até 9/18* toneladas. |
Eixos dianteiros duplos – FA-HIGH/FA-XHIGH | Disponíveis em configurações de 8×2 e 8×4, carga de até 18 toneladas. |
Tipo | Combinação de eixos | Tipo de suspensão | Carga do eixo/bogie | Redução | Outros eixos |
---|---|---|---|---|---|
Solo | |||||
RAD-L90 | 4×2 | Parabólica/Feixe múltiplo | 13 t | Simples/cubo | |
RAD-GR | 4×2 | Ar | 13 t | Simples/cubo | |
RAD-G2 | 4×2 | Ar | 13 t | Simples/cubo | |
RAD-L90 | 4×4 | Parabólica/Feixe múltiplo | 13 t | Cubo | |
Bogie | |||||
RADT-AR | 6×2 | Parabólico | 19/21 t | Simples/cubo | Eixo auxiliar fixo |
RADT-GR | 6×2/8×2 | Ar | 19/20,5/22,5/23 t | Simples/cubo | Fixo/giratório/controle automático |
RAPD-GR | 6×2 | Ar | 19/22 t | Simples/cubo | Fixo/eixo auxiliar dianteiro |
RADD-G2 | 6×4/8×4 | Ar | 21/23/26 t | Simples/cubo | |
RADD-BR | 6×4/8×4 | Parabólico | 21 t | Simples/cubo | |
RADD-TR1 | 6×4/8×4 | Mola parabólica/convencional | 23/26 t | Simples/cubo | |
RADD-TR2 | 6×4/8×4 | Mola convencional | 26/32 t | Cubo | |
RADD-GR | 6×4/8×4 | Ar | 21/23/26 t | Simples/cubo | |
RADD-BR | 6×6 | Parabólico | 21 t | Cubo | |
RADD-TR1 | 6×6 | Mola parabólica/convencional | 26 t | Cubo | |
RADD-TR2 | 6×6 | Mola convencional | 26/32 t | Cubo | |
RAPDT-GR | 8×2 | Ar | 27/30/30,5/31,5/32 t | Simples/cubo | 3 eixos/eixo auxiliar controlado e fixo ou eixo fixo controlado |
RADDT-GR | 8×4 | Ar | 27/33/36 t | Simples/cubo | 3 eixos/eixo auxiliar controlado |
RAPDD-GR | 8×4 | Ar | 27/30,5/32/35 t | Simples/cubo | 3 eixos/eixo auxiliar dianteiro controlado |
RADDT-G2 | 8×4 | Ar | 27/33/36 t | Simples/cubo | 3 eixos/eixo auxiliar controlado |
RADD-BR | 8×6 | Parabólico | 21 t | Cubo | |
RADD-TR1 | 8×6 | Mola parabólica/convencional | 26 t | Cubo | |
RADD-TR2 | 8×6 | Mola convencional | 26/32 t | Cubo |
Travessas de reboque
Travessas de reboque montadas ao centro, a meia altura ou sob o chassis para engate em reboques de eixo central. As travessas de reboque podem ser montadas em posições com intervalos de 25 milímetros.
Depósitos de combustível
Depósitos em alumínio ou aço com volumes que variam entre os 150 e os 900 litros. O volume de combustível máximo é de 1.480 litros para um trator 4×2.
Pratos de engate
Consoante o tipo de montagem e o prato utilizado, a carga vertical sobre o prato pode chegar até às 36 toneladas. A gama inclui um prato de engate ISO com perfis em L de diferentes alturas. O prato de engate montado em flange é uma variante de baixo peso, dado que não necessita de uma placa de fixação. A altura mínima do prato de engate acima do chassis é de aproximadamente 140 milímetros. Está disponível como opção, para variantes específicas, um indicador integrado de lubrificação e ligação do reboque.
Travões
O EBS (Sistema de Travagem Controlado Eletronicamente) permite ter uma resposta, um desempenho e uma sensação de travagem superior, com acesso a várias funcionalidades práticas. O EBS está agora disponível para travões de disco e travões de tambor com came Z (para uma gama específica de configurações de eixo e alturas de chassis). Atualize o seu sistema de travagem adicionando o pack EBS Médio ou qualquer uma das opções adicionais.
Direção Dinâmica Volvo
Sistema de direção ativo com binário extra. Fornece mais potência de direção a baixas velocidades, reduz os esticões da direção e mantém o volante na posição a direito ao travar em superfícies de atrito misto. O volante volta automaticamente à posição neutra ao conduzir em frente e ao fazer marcha-atrás.
A Direção Dinâmica Volvo está agora disponível para todas as configurações de eixos, exceto com eixo dianteiro motriz (4×4, 6×6, 8×6 e 10×6).
Elevação do Eixo Tandem
Permite desengatar e elevar o eixo motriz mais recuado do bogie tangem, reduzindo o consumo de combustível e o raio de viragem. Pressionando um botão no painel de instrumentos, o motorista pode elevar o eixo quando o camião está descarregado. Quando o camião está carregado, o eixo baixa e é engatado automaticamente.
A Elevação do Eixo Tandem está disponível para configurações 6×4 e 8×4 (com bogie tandem) equipadas com travões de disco.
Controlo Automático de Tração (ATC)
Ativa automaticamente o eixo dianteiro motriz quando necessário, desativando-o quando o terreno permite, poupando combustível e melhorando a capacidade de manobra. O ATC é equipado de série em todas as configurações do Volvo FMX com eixo dianteiro motriz (4×4, 6×6, 8×6 e 10×6).
Eixos "mortos"
Disponíveis em várias configurações – fixos com rodado simples ou duplo, direção ativa ou passiva. Carga sobre o eixo: 7,5, 9,5 ou 10 toneladas.
Eixos pusher
Disponível nas variantes fixa e de direção ativa, tanto para tratores como para rígidos. Carga sobre o eixo: 7,5 ou 9 toneladas.
Para além de incluir o pack EBS Standard, o pack EBS Médio acrescenta as seguintes características:
Controlo de Estado do EBS
Monitorização do estado do EBS através do sistema eletrónico do veículo TEA2+ e da Volvo Tech Tool.
Ajuda ao Arranque em Subida
Os travões só são libertados quando o binário disponibilizado pelo motor for suficiente para fazer avançar o camião sem que este descaia.
Autonomia das Pastilhas
calcula o número de quilómetros restantes até ser necessária a substituição das pastilhas dos travões. (Apenas para travões de disco.)
Libertação Automática do Travão de Estacionamento
O travão de parque é automaticamente libertado quando o motorista pressiona o pedal do acelerador e seleciona uma mudança (apenas com a caixa de velocidades I-Shift).
Para além dos packs de software, existem as seguintes opções:
Prevenção de Efeito Tesoura
Esta inovadora função do sistema de travagem permite travar o reboque. O travão é automaticamente ativado e o risco de efeito tesoura é minimizado.
ESP (Electronic Stability Program)
O ESP consegue gerir individualmente os travões de cada roda, mantendo a estabilidade do conjunto e contrariando o efeito tesoura, o capotamento e oscilações do reboque ou semirreboque. O ESP cumpre a legislação em termos de Controlo Eletrónico da Estabilidade do Veículo, estando disponível para veículos de 2 e 3 eixos.
Luz de Travagem de Emergência
Em caso de travagem de emergência a uma velocidade superior a 50 km/h, as luzes dos travões acendem e apagam de forma intermitente, quatro vezes por segundo.
Retardador hidráulico
Retardador compacto montado na caixa de velocidades com potência máxima de travagem de 440 kW.
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