Lama, areia, montanhas íngremes e condições adversas. Nos momentos mais difíceis, você precisa de tração em todas as rodas. Mas não precisa dela o tempo todo. O Controle automático de tração(ATC) é um recurso revolucionário que proporciona tração instantânea em todas as rodas quando você precisa. E aumenta a capacidade de manobra e a eficiência no consumo de combustível quando você não precisa dele.
O sistema é incrivelmente rápido: leva menos de meio segundo para acionar a embreagem. Isto assegura tração máxima e mobilidade em todos os momentos.
Com Sophie, de 4 anos de idade
Em condições escorregadias, o Controle Automático de Tração engata e desengata o acionamento da roda dianteira no momento exato em que você precisa. Sensores nas rodas traseiras detectam quando você começa a perder tração – e, nesse momento, a tração nas quatro rodas é instantaneamente ativada. A embreagem, então, transfere a força para o eixo de tração dianteiro, e o caminhão continua sem queda nem no torque nem na velocidade. O eixo dianteiro acionado permanece ativado até que o motorista libere o pedal do acelerador.
O ATC não precisa de interação por parte do motorista – ele funciona e pronto. No entanto, há um interruptor no painel que permite engatar manualmente o eixo dianteiro ou, quando as condições de direção ficarem mais difíceis, engatar todos os bloqueios do diferencial.
Este sistema comprovado é um recurso da Volvo Construction Equipment há anos. Somos o primeiro fabricante a introduzir esse revolucionário sistema em um caminhão para uso em construção civil.
Nossas pesquisas mostram que, na maioria dos casos, a tração nas quatro rodas só é necessária em 5% do tempo. Isso significa que, em 95% do tempo, ter um eixo de tração dianteiro é desperdício de combustível. O Controle Automático de Tração ajuda você a maximizar a eficiência de combustível. Quando você não precisa da tração extra, o sistema desengata automaticamente o eixo dianteiro, reduzindo o consumo de combustível. Desengatar automaticamente o eixo dianteiro também reduz o desgaste.
Um eixo de tração dianteira deixa você livre de problemas. Porém, quando está engatado, ele prejudica a capacidade de manobra. Ao contrário dos sistemas permanentes de tração em todas as rodas, o ATC lhe proporciona o melhor de dois mundos. Quando o eixo de tração dianteira está engatado, você tem toda a tração de que necessita. E quando está desengatado (que é a maior parte do tempo), você melhora a capacidade de manobra de seu caminhão.
O chassi do Volvo FMX foi projetado para proteger todas as partes vitais. As barras paralelas e de engate estão posicionadas em linha com o eixo, dentro do envelope de alojamento do eixo. As câmaras do freio e os tanques de combustível também ficam bem protegidos.
O eixo dianteiro acionado tem a mesma posição que o eixo não acionado, proporcionando um ângulo de abordagem muito melhor ao subir inclinações íngremes (28° com eixo dianteiro acionado e pneu com dimensão 13R22.5). O eixo de tração dianteiro também está disponível com suspensão pneumática traseira, criando uma distância de 300 milímetros até o chão.