Caminhões

Brasil

Volvo FMX automatic traction control gravel pit

CONTROLE AUTOMÁTICO DE TRAÇÃO

Lama, areia, montanhas íngremes e condições adversas. Nos momentos mais difíceis, você precisa de tração em todas as rodas. Mas não precisa dela o tempo todo. O Controle automático de tração(ATC) é um recurso revolucionário que proporciona tração instantânea em todas as rodas quando você precisa. E aumenta a capacidade de manobra e a eficiência no consumo de combustível quando você não precisa dele.

O sistema é incrivelmente rápido: leva menos de meio segundo para acionar a embreagem. Isto assegura tração máxima e mobilidade em todos os momentos.

Com Sophie, de 4 anos de idade

O test-drive mais difícil de todos os tempos

Volvo FMX automatic traction control grey sky

Como funciona

Em condições escorregadias, o Controle Automático de Tração engata e desengata o acionamento da roda dianteira no momento exato em que você precisa. Sensores nas rodas traseiras detectam quando você começa a perder tração – e, nesse momento, a tração nas quatro rodas é instantaneamente ativada. A embreagem, então, transfere a força para o eixo de tração dianteiro, e o caminhão continua sem queda nem no torque nem na velocidade. O eixo dianteiro acionado permanece ativado até que o motorista libere o pedal do acelerador.

O ATC não precisa de interação por parte do motorista – ele funciona e pronto. No entanto, há um interruptor no painel que permite engatar manualmente o eixo dianteiro ou, quando as condições de direção ficarem mais difíceis, engatar todos os bloqueios do diferencial.

Este sistema comprovado é um recurso da Volvo Construction Equipment há anos. Somos o primeiro fabricante a introduzir esse revolucionário sistema em um caminhão para uso em construção civil.

Economize o precioso combustível

Nossas pesquisas mostram que, na maioria dos casos, a tração nas quatro rodas só é necessária em 5% do tempo. Isso significa que, em 95% do tempo, ter um eixo de tração dianteiro é desperdício de combustível. O Controle Automático de Tração ajuda você a maximizar a eficiência de combustível. Quando você não precisa da tração extra, o sistema desengata automaticamente o eixo dianteiro, reduzindo o consumo de combustível. Desengatar automaticamente o eixo dianteiro também reduz o desgaste.

Volvo FMX automatic traction control mountains
Volvo FMX automatic traction control dirty road

Sem abrir mão de nada

Um eixo de tração dianteira deixa você livre de problemas. Porém, quando está engatado, ele prejudica a capacidade de manobra. Ao contrário dos sistemas permanentes de tração em todas as rodas, o ATC lhe proporciona o melhor de dois mundos. Quando o eixo de tração dianteira está engatado, você tem toda a tração de que necessita. E quando está desengatado (que é a maior parte do tempo), você melhora a capacidade de manobra de seu caminhão.

Volvo FMX automatic traction control configs studio

Tudo fica protegido

O chassi do Volvo FMX foi projetado para proteger todas as partes vitais. As barras paralelas e de engate estão posicionadas em linha com o eixo, dentro do envelope de alojamento do eixo. As câmaras do freio e os tanques de combustível também ficam bem protegidos.

O eixo dianteiro acionado tem a mesma posição que o eixo não acionado, proporcionando um ângulo de abordagem muito melhor ao subir inclinações íngremes (28° com eixo dianteiro acionado e pneu com dimensão 13R22.5). O eixo de tração dianteiro também está disponível com suspensão pneumática traseira, criando uma distância de 300 milímetros até o chão.

Saiba mais sobre a suspensão pneumática traseira

VOCÊ ESTÁ NO CONTROLE

Gostaria de testar o Controle automático de tração você mesmo? Entre em contato com a concessionária Volvo.