Caminhões

Brasil

ESPECIFICAÇÕES DE TREM DE FORÇA DO VOLVO FM

Motores

 

D11K

D13K

G13C

Padrão de emissão

Euro 6

Euro 6

Euro 6

Nº de cilindros

6

6

6

Deslocamento

10,8 dm3

12,8 dm3

12,8 dm3

Curso do cilindro

152 mm

158 mm

158 mm

Diâmetro

123 mm

131 mm

131 mm

Taxa de compressão

17:01

18:01

17:01

Rotações econômicas

1000–1500 r/min

950–1400 r/min

1.000–1.400 r/min

Efeito de frenagem de exaustão

160 kW (2400 r/min)

200 kW (2300 r/min)

 

Efeito VEB

290 kW (2400 r/min)

   

VEB

opcional

   

Efeito VEB+

 

375 kW (2300 r/min)

375 kW (2300 r/min)

VEB+

 

opcional

opcional

Filtros de óleo.

2 fluxo total, 1 derivação

2 fluxo total, 1 derivação

2 fluxo total, 1 derivação

Volume da troca de óleo, incl. filtro

36 l

33 l

33 l

Sistema de resfriamento, volume total

36 l

38 l

39,5 l


 

Intervalo de troca de óleo

Até 100.000 km ou uma vez por ano com VDS4.

Pré-requisitos de combustível

Combustível sem teor de sulfato (EN590, máx. de 10 ppm de sulfato)
Biodiesel da geração 2 (EN15940, diesel sintético)
Qualidade automotiva LNG.

D11C – potência/torque

Potência de acordo com: EC 582/2011

D11K330 (245 kW)

 

Potência máx. a 1600-1900 r/min

330 cv

Torque máx. a 950-1400 r/min

1600 Nm

D11K380 (280 kW)

 

Potência máx. a 1.700-1.800 r/min

380 cv

Torque máx. a 950-1400 r/min

1.800 Nm

D11K430 (317 kW)

 

Potência máx. a 1.700-1.800 r/min

430 cv

Torque máx. a 1058-1400 r/min

2.050 Nm

D11K460 (339 kW)

 

Potência máx. a 1.700-1.800 r/min

460 cv

Torque máx. a 1050-1400 r/min

2200 Nm



I-Shift

Transmissão com desmultiplicador de 12 velocidades e caixa de câmbio manual com sistema de troca de marchas automático. O I-Shift pode vir equipado de fábrica com um retardador compacto, uma tomada de força, uma bomba de direção hidráulica de emergência e um resfriador de óleo.

I-Shift

Tipo

Marcha superior Torque do motor (Nm) Aprovação de PBTC (toneladas)

AT2412F

Direto 2400 44

AT2612F

Direto 2600 100

ATO2612F

Overdrive 2600 100

 

Especificações da transmissão I-Shift Dual Clutch

Tipo

Marcha superior Torque do motor (Nm) Aprovação de PBTC (toneladas)

SPO2812

Overdrive 2800 80

Eixos traseiros

Tipo

Eixo

Marcha

Torque máximo (Nm)

Carga de eixo/bogie máxima (toneladas)

Aprovação de PBTC (toneladas)

Redução simples

         

RSS1244

Solo

Hipoide

2800

12

44

RSS1344C/E

Solo

Hipoide

2600

13

44

RSS1352A

Solo

Hipoide

2800

13

52

RSS1356

Solo

Hipoide

2400/2800

13

56/44

RSS1370A/B

Solo

Hipoide

3550

13

70

RTS2370A

Tandem

Hipoide

3550

23

80

RTS2310A

Tandem

Hipoide

3550

23

100

Redução do cubo

         

RSH1370F

Solo

Corte em espiral cônico

3550

13

70

RTH2610F

Tandem

Corte em espiral cônico

3550

26

100

RTH3210

Tandem

Corte em espiral cônico

3550

32

100

RTH3312

Tandem

Corte em espiral cônico

3550

33

120

RTH3815

Tandem

Corte em espiral cônico

3550

38

150

Proporções de eixo traseiro

RSS1244

RSS1344C/E

RSS1356

RSS1370A/B

RTS2370A

RTS2310

RSH1370F

RTH2610F

RTH3210

RTH3312

RTH3815

2.31:1

2.31:1*

2.50:1

2.06:1

2.43:1

2.06:1

3.46:1

3.33:1

3.33:1

3.61:1

4.14:1

2.47:1

2.47:1*

2.64:1

2.17:1

2.57:1

2.17:1

3.61:1

3.46:1

3.46:1

3.76:1

4.58:1

2.64:1

2.64:1

2.79:1

2.31:1

2.83:1

2.31:1

3.76:1

3.61:1

3.61:1

4.12:1

5.43:1

2.85:1

2.85:1

3.10:1

2.47:1

3.09:1

2.47:1

4.12:1

3.76:1

3.76:1

4.55:1

7.22:1

3.08:1

3.08:1

3.44:1

2.64:1

3.40:1

2.64:1

4.55:1

3.97:1

3.97:1

5.41:1

 
 

3.36:1

3.67:1

2.85:1

3.78:1

2.85:1

5.41:1

4.12:1

4.12:1

6.18:1

 
 

3.70:1

 

3.08:1

4.13:1

3.08:1

 

4.55:1

4.55:1

7.21:1

 
 

4.11:1

 

3.40:1**

4.50:1

3.36:1

 

5.41:1

5.41:1

   
 

4.63:1

 

3.67:1**

5.14:1

3.70:1

 

6.18:1

6.18:1

   
 

5.29:1

 

4.11:1**

5.67:1

4.11:1

   

7.21:1

   
       

6.17:1

4.63:1

         


* Para RSS1344E
** Para RSS1370B

Combinações de trem de força

 

D11K330

D11K370

D11K410

D11K450

D13K420

D13K460

D13K500

G13C420

G13C460

                   

I-Shift

                 

AT2412F

AT2612F

ATO2612F

AT2812F

                 

ATO3112F

                 

ATO3512F

                 

I-Shift Dual Clutch (embreagem dupla)

           

SP02812

         

   

Eixos com redução simples

           

RSS1244

 

RSS1344C/E

RSS1352A

RSS1356

RSS1370A/B

RTS2370A

RTS2310A

Eixos com redução nos cubos

           

RSH1370F

RTH2610F

RTH3210

   

RTH3312

   

RTH3815

   

Saiba mais sobre o Volvo FM em uma de nossas concessionárias

Defina as especificações ideais para o seu caminhão. Tudo isso pode ser feito em sua concessionária Volvo Caminhões local.