Caminhões

Brasil

Vídeo da I-Shift do Volvo FH

Simples e genial

I-SHIFT

Ilustração da I-Shift do Volvo FH

Como funciona

A transmissão I-Shift é baseada em uma caixa de câmbio manual não sincronizada "clássica" – o que resulta em um design compacto e poucas perdas internas. A mágica acontece na unidade de controle eletrônico que comanda a embreagem e as marchas. Como ela avalia as informações sobre velocidade, peso, nível da estrada e demanda de torque, todas as trocas de marcha são feitas com precisão extrema. O sistema também se comunica com o motor, permitindo assim ajustar as rotações e os freios para obter o melhor desempenho.

Apenas dirija

A transmissão I-Shift da Volvo deixa a condução mais fácil, segura e confortável. Chega de embreagens pesadas e de brigar com a alavanca de câmbio. Todas as trocas de marcha são feitas no momento ideal. A simplicidade do sistema reduz a fadiga do motorista, ajudando você a se concentrar na estrada e no tráfego ao seu redor. E se você quiser trocar marchas manualmente, o botão na alavanca de câmbio lhe dá controle direto da mudança.

O Volvo FH16 com I-Shift Dual Clutch na estrada
Estúdio de economia de combustível da I-Shift do Volvo FH

Economize combustível

O I-Shift foi projetado para economizar combustível. As perdas internas de energia são mais baixas que em caixas de câmbio manuais, mas o grande diferencial é a eletrônica. Todas as trocas de marcha são sincronizadas com precisão. Isso assegura que o motor funcione na rotação mais eficiente, seja no modo de economia ou no de desempenho. Além disso, ao descer uma ladeira, o I-Roll desengata o motor, maximizando o impulso do caminhão e economizando mais combustível. 

Veja como funciona a I-Shift

Quer ver como funciona a I-Shift com seus próprios olhos? Entre em contato com a concessionária Volvo Caminhões local para ter as chaves na mão.