Caminhões

Brasil

Visão do alto do Volvo FH com reboque

Olhos adicionais na estrada

SISTEMAS DE APOIO AO MOTORISTA 

Primeiro projetamos o caminhão mais seguro da Volvo. Depois, criamos sistemas inovadores de apoio ao motorista para proporcionar nossa melhor proteção para você, seu caminhão e outros usuários da estrada.

Controle adaptativo de proximidade e aviso de colisão com freio de emergência

No tráfego pesado, o controle adaptativo de proximidade baseado em radar e câmera ajuda a manter uma distância segura do veículo que está à frente, controlando o acelerador e todos os freios disponíveis. Se houver risco de impacto, nosso sistema intuitivo de aviso de colisão alertará você projetando uma luz no para-brisa. E o freio de emergência será acionado automaticamente, reduzindo significativamente o risco de lesões graves.

Controle de Saída da Pista 

A saída da pista é uma causa comum de acidentes graves. Achamos que é muito comum. O Controle de Saída da Pista rastreia as marcas da estrada com uma câmera e emite um alerta caso você cruze essas marcas acidentalmente.

Detector de atenção 

Controle de Alerta ao Motorista é um sistema inteligente que rastreia seu comportamento de direção. Caso seu comportamento seja diferente do normal e indique cansaço, você será alertado por um sinal e por uma mensagem no visor recomendando uma pausa.

Sensor de Ponto Cego

Quando ativado, o Monitoramento de faixas de sinalização/detector de atenção usa a tecnologia de radar para sondar se há outros usuários da estrada no ponto cego do lado do passageiro. Se não for seguro mudar de faixa, você será alertado por uma campainha e por um ícone piscando ao lado do espelho do passageiro.

Programa Eletrônico de Estabilidade 

O ESP (Electronic Stability Program, Programa Eletrônico de Estabilidade) da Volvo reduz efetivamente o risco de capotagem e derrapagem. Em situações de risco, ele é acionado instantaneamente, reduzindo a potência do motor e freando individualmente cada roda do caminhão e do reboque. O ESP já está disponível na maioria das especificações de caminhão, tanto em tratores quanto em veículos rígidos.

Frenagem estendida 

Quando você faz uma curva ou desce uma ladeira em uma estrada escorregadia, a frenagem estendida do Volvo FH entra em ação para evitar o efeito canivete. Ela aplica pulsos de frenagem ao reboque, esticando a combinação do veículo. Você pode optar por ativar a frenagem estendida automaticamente em situações de risco, a velocidades de até 50 km/h. A frenagem estendida está disponível para caminhões rígidos e tratores.

QUER FAZER UMA ATUALIZAÇÃO DE SEGURANÇA?

Visite a concessionária Volvo Caminhões local para ver uma demonstração dos sete sistemas de apoio ao motorista.