Caminhões

Especificações do trem de força do Volvo FH

Motores

 

D13K 

D13K460TC e D13K500TC

G13C* 

Padrão de emissão 

Euro 6 

Euro 6 

Euro 6

Nº de cilindros 

6

6

Deslocamento 

12,8 dm³ 

12,8 dm³ 

12,8 dm³

Curso do cilindro 

158 mm 

158 mm 

158 mm

Diâmetro 

131 mm 

131 mm 

131 mm

Taxa de compressão 

18:1 (420, 460, 500 cv), 17:1 (540 cv)

17:01

17:01

Rotações econômicas 

950–1400 r/min 

900–1300 r/min 

1.000–1.400 r/min

Energia de frenagem de exaustão

200 kW (2300 r/min)

-

-

Efeito VEB+ 

375 kW (2300 r/min)

375 kW (2300 r/min)

375 kW (2300 r/min)

VEB+ 

opcional

opcional

opcional 

Filtros de óleo. 

2 fluxo total, 1 derivação  

2 fluxo total, 1 derivação  

2 fluxo total, 1 derivação 

Volume da troca de óleo, incl. filtro 

33 l 

35 l 

33 l 

Sistema de resfriamento, volume total 

38 l 

38 l 

39,5 l 


* GNL

Tomada de força montada no motor

 

Saída do torque 

Proporção 

EPTT350 

350 Nm* 

1.26:1

EPTT650 

650 Nm* 

1.26:1

EPTT1000 

1000 Nm* 

1.26:1


* Saída de torque ao dirigir e ao ficar parado.

 

D13K420 (309 kW) 

 

Potência máx. a 1400-1800 r/min 

420 cv 

Torque máx. a 860-1400 r/min 

2100 Nm 

D13K460 (345 kW) 

 

Potência máx. a 1400-1800 r/min 

460 cv 

Torque máx. a 900-1400 r/min 

2300 Nm  

D13K460TC (345 kW)

 

Potência máx. a 1.250–1.600 r/min

460 cv

Torque máx. a 900-1300 r/min

2600 Nm 

D13K500 (368 kW) 

 

Potência máx. a 1.530–1.800 r/min

500 cv 

Torque máx. a 980–1270 r/min

2500 Nm 

D13K500TC (368 kW)

 

Potência máx. a 1.250–1.600 r/min

500 cv

Torque máx. a 900-1300 r/min

2800 Nm

D13K540 (397 kW) 

 

Potência máx. a 1450-1800 r/min 

540 cv 

Torque máx. a 1000-1450 r/min

2600 Nm 

G13C – potência/torque

Potência de acordo com EC 582/2011

G13C420 (309 kW)

 

Potência máx. a 1400-1800 r/min

420 cv

Torque máx. a 1000-1400 r/min

2100 Nm

G13C460 (338 kW)

 

Potência máx. a 1.700-1.800 r/min

460 cv

Torque máx. a 1050-1400 r/min

2300 Nm

I-Shift

Transmissão com desmultiplicador de 12 velocidades e caixa de câmbio manual com sistema de troca automática de marchas. O I-Shift pode vir equipado de fábrica com um retardador compacto, uma tomada de força, uma bomba de direção hidráulica de emergência e um resfriador de óleo.

Especificações

Tipo

Marcha superior

Torque do motor (Nm)

Aprovação de PBTC (toneladas)

AT2412F

Direto 

2400

44

AT2612F

Direto 

2600

100

ATO2612F

Overdrive 

2600

100

AT2812F

Direto 

2800

60

ATO3112F

Overdrive 

3150

100

Especificações da transmissão I-Shift Dual Clutch

Tipo 

Marcha superior 

Torque do motor (Nm)

Aprovação de PBTC (toneladas)

SPO2812

Overdrive

2800

80

Eixos traseiros

Tipo 

Eixo

Marcha

Torque máximo (Nm)

Carga de eixo/bogie máxima (toneladas)

Aprovação de PBTC (toneladas)

Redução simples

     

RSS1244B

Solo

Hipoide

2800

12

44

RSS1344C/D

Solo

Hipoide

2600

13

44

RSS1344E

Solo

Hipoide

2800

13

44

RSS1352A

Solo

Hipoide

2800

13

52

RSS1356

Solo

Hipoide

2400/2800

13

56/44

RSS1360

Solo

Hipoide

3550

13

60

RSS1370A/B

Solo

Hipoide

3550

13

70

RTS2370A

Tandem

Hipoide

3550

23

70

RTS2310A

Tandem

Hipoide

3550

23

100

Redução do cubo

     

RSH1370F

Solo

Corte em espiral cônico

3550

13

70

RTH2610F

Tandem

Corte em espiral cônico

3550

26

100

RTH3210

Tandem

Corte em espiral cônico

3550

32

100

RTH3312

Tandem

Corte em espiral cônico

3550

33

120

RTH3815

Tandem

Corte em espiral cônico

3550

38

150

Proporções de eixo traseiro

RSS1244B

RSS1344C/D

RSS1344E

RSS1352A

RSS1356

RSS1360

RSS1370A/B

RTS2370A

RTS2310A

RSH1370F

RTH2610F

RTH3210G

RTH3312B

RTH3815

2.31:1

2.31:1*2.31:12.31:12.50:12.47:12.06:12.43:12.06:13.46:13.33:13.33:13.61:14.14:1

2.47:1

2.47:1*2.47:12.47:12.64:12.64:12.17:12.57:12.17:13.61:13.46:13.46:13.76:14.58:1

2.64:1

2.64:1*2.64:12.64:12.79:12.85:12.31:12.83:12.31:13.76:13.61:13.61:14.12:15.43:1

2.85:1

2.85:1*2.85:12.85:13.10:13.08:12.47:13.09:12.47:14.12:13.76:13.76:14.55:17.22:1

3.08:1

3.08:1*3.08:13.08:13.44:13.40:12.64:13.40:12.64:14.55:13.97:13.97:15.41:1 

3.36:1

3.36:1*3.36:13.36:13.67:13.67:12.85:13.78:12.85:15.41:14.12:14.12:17.21:1 

 

3.70:1   4.11:13.08:14.13:13.08:1 4.55:14.55:1  

 

4.11:1    3.40:1**4.50:13.36:1 5.41:15.41:1  

 

4.63:1    3.67:1**5.14:13.70:1  7.21:1  

 

5.29:1    4.11:1**5.67:14.11:1     

 

6.17:1     6.17:14.63:1     


* Para RSS1344D/E
** Para RSS1370B

Combinações de trem de força

 

D13K420  

D13K460

D13K500

D13K540

D13K460TC

D13K500TC

G13C420

G13C460

I-Shift

        

AT2412F

    

AT2612F

 

ATO2612F

 

AT2812F

     

  

ATO3112F

     

  

I-Shift Dual Clutch (embreagem dupla) 

        

SP02812 

 

  

Eixos com redução simples

        

RSS1244B

RSS1344C/D

RSS1344E

RSS1352A

RSS1356

RSS1360

RSS1370A/B

RTS2370A

RTS2310A

Eixos com redução nos cubos

        

RSH1370F

RTH2610F

RTH3210

  

RTH3312

  

RTH3815

  

Tomadas de força

Existe uma ampla variedade de tomadas de força independentes e dependentes da embreagem para alimentar todos os tipos de equipamento da carroceria.

Tomadas de força independentes de embreagem

PTER-DIN: tomada de força do motor montada na parte traseira para a direção direta de uma bomba hidráulica.
PTER1400: tomada de força do motor montada na parte traseira com conexão do flange para bomba hidráulica.
PTER-100: tomada de força do motor montada na parte traseira com conexão do flange para bomba hidráulica.

 

Tomadas de força dependentes de embreagem

PTR-F: acoplamento com flange de conexão e configuração de rotações baixas ou altas.
PTR-FL/FH: acoplamento com flange de conexão e configuração de rotações baixas ou altas.
PTR-D/PTR-DM/PTR-DH: rotações baixas/médias/altas com conexão DIN para acoplamento direto de uma bomba hidráulica.
PTRD-F: rotação alta com acoplamento com flange de conexão para transmissor ajustado corretamente.
PTRD-D: rotação alta com tração dupla. Conexão DIN dianteira e traseira para acoplamento direto de bombas hidráulicas.
PTRD-D1: rotação alta com tração dupla. Acoplamento com flange de conexão na parte traseira e acoplamento DIN na dianteira.
PTRD-D2: rotação alta traseira com tração dupla e dianteira com tração simples. Dois acoplamentos com flange de conexão na parte traseira e um acoplamento DIN na dianteira.

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