25 inovações do Volvo FH

O Volvo FH vem mudando o futuro desde o começo. Ele foi revolucionário em 1993 e continua a quebrar paradigmas em conforto, segurança, desempenho e adaptação aos negócios de motoristas. Aqui estão as 25 inovações que levaram o Volvo FH ao topo.
Caminhão Volvo FH LNG

25: Volvo FH LNG (2017)
A Volvo Caminhões está sempre procurando novas maneiras de aumentar a eficiência e descobrir soluções sustentáveis. Em 2017, o Volvo FH LNG foi lançado. Um caminhão para trabalhos pesados movido a gás natural liquefeito ou biogás. Os caminhões são capazes de reduzir as emissões de CO2 em 20 a 100%. Isso permite reduzir ainda mais o impacto climático de operações de transporte regionais pesadas e de longa duração.
 

Volvo FH testando carga pesada


24: I-Shift com Crawler Gears (2016)

Com as novas marchas reduzidas, o Volvo FH consegue começar com cargas ainda mais pesadas em superfícies difíceis, o que permite ao motorista aceitar mais trabalhos. E ao dirigir vazio, em uma viagem de retorno, sempre é possível encontrar uma marcha adequada que reduza o consumo de combustível.

Volvo FH com eixo levantado


23: Elevação do eixo tandem (2015)

Eixos de direção produzem fricção e resistência a rolamento, o que aumenta a quantidade de combustível consumida. Ao desengatar e elevar o eixo quando ele não é necessário, o consumo de combustível pode ser reduzido em até 4% em uma viagem de retorno com um eixo levantado. Isso é ideal para motoristas que dirigem com cargas pesadas em uma direção e vazios em outra.

Volvo FH com Dual Clutch


22: I-Shift Dual Clutch (2014)

Com a I-shift Dual Clutch, o Volvo FH recebeu uma transmissão com tecnologia de carros de corrida. Isso permite uma condução ainda mais suave, especialmente em subidas e descidas.

Motorista dirigindo um Volvo FH


21: Volvo Dynamic Steering (2013)
O Volvo Dynamic Steering proporciona uma nova experiência ao motorista. Ao determinar a intenção dos motoristas 2.000 vezes por segundo e compensar o terreno e o vento, a direção é muito menos tensionada. Isso reduz a tensão nas costas e no pescoço dos motoristas. Em velocidades elevadas, o Volvo Dynamic Steering mantém os motoristas estáveis e no percurso. E em manobras lentas e cuidadosas, ele proporciona uma alto nível de força no sistema de direção, independentemente da carga.

Volvo FH Geração IV


20: Geração IV (2012)

Em 2012, o novo Volvo FH viu a luz do dia. Dessa vez, com ainda mais recursos para ajudar o motorista. A cabine foi aumentada um metro cúbico e as janelas ficaram ainda maiores para aumentar a visibilidade. O manuseio foi melhorado com o chassi refinado.

Interior do Volvo FH


19: I-Park Cool (2012)

O Volvo FH é um espaço de trabalho completo. E uma área de estar. Desfrutar de uma boa noite de sono é essencial para manter a segurança na estrada e, com a solução climática integrada I-Park Cool, os caminhões Volvo estabelecem um novo padrão de manutenção da temperatura correta, mesmo à noite.

Volvo FH em terreno montanhoso


18: I-See (2012)
Com o software I-See, o Volvo FH usa o conhecimento obtido nas estradas percorridas. O software usa esse conhecimento para maximizar a economia de combustível com piloto automático inteligente para cada subida e descida.

Volvo FH demonstrando o Aviso de Colisão


17: Aviso de Colisão com Freio de Emergência (2012)

O Volvo FH mantém os motoristas seguros desde 1993. Em 2012, a Volvo Caminhões apresentou o Aviso de Colisão com Freio de Emergência. Ele é um recurso de segurança ativo que combina radar e câmera para identificar veículos à frente do caminhão.

Volvo FH Geração III


16: FH Geração III (2008)

Em 2008, o Volvo FH sofreu uma grande atualização. O interior da cabine foi reformulado, estabelecendo um novo padrão para conforto dos motoristas. A aparência frontal também foi atualizada com um nova grade, para-sol e faróis.

Painel mostrando o CAM


15: Controle de Alerta ao Motorista (2008)

A Volvo Caminhões mantém as estradas seguras. Em 2008, o Controle de Alerta ao Motorista foi apresentado. O sistema detecta quaisquer movimentos erráticos na estrada. Se o motorista mostrar sintomas de cansaço, o sistema envia um aviso audível e um sinal visual.

Botão do Controle de Saída da Pista


14: Controle de Saída da Pista (2007)

Para manter o motorista seguro, o Controle de Saída da Pista rastreia as marcações na estrada com uma câmera e alerta o motorista se os marcadores de faixa são cruzados involuntariamente.

 

Volvo FH em terreno montanhoso


13: Volvo Engine Brake+ (2006)

Quando o Volvo FH foi lançado em 1993, o Volvo Engine Brake era um dos recursos existentes. Em 2006, o sistema sofreu uma atualização aumentando o poder de frenagem em até 25%. Isso torna os trechos de descida mais tranquilos e reduz a carga sobre os freios das rodas.

Volvo FH Geração II


12: FH Geração II (2001)

Com a segunda geração do Volvo FH, um novo padrão foi estabelecido. O já bem-sucedido caminhão recebeu ainda mais recursos que o tornaram um local de trabalho melhor para os motoristas e mais lucrativo para os negócios. A cabine reformulada recebeu uma aerodinâmica ainda melhor. 

Ilustração do Volvo FH ESP


11: Programa Eletrônico de Estabilidade (2001)

Em 2001, a Volvo Caminhões apresentou o primeiro programa de estabilidade do mundo que lidava com combinações de caminhões e reboques. Em situações de risco, o Programa Eletrônico de Estabilidade é acionado, reduzindo a potência do motor e freando individualmente cada roda do caminhão e do reboque.

Teste de segurança do Volvo FH


10: Energy Absorbing Cab (2001)
A Volvo Caminhões sempre encontra novas maneiras de aumentar a segurança. No caso de uma colisão, a cabine de absorção de energia transfere a energia para trás, mantendo um espaço de sobrevivência vital em seu interior.

Volvo I-Shift


9: I-shift (2001)

Em 2001, a caixa de câmbio I-Shift foi incorporada ao Volvo FH. Uma revolução na transmissão. Ela era um sistema de transmissão desenvolvido exclusivamente para mudança de marchas automática, algo que ninguém havia feito antes para caminhões. Ela concedeu ao Volvo FH uma grande vantagem, permitindo que o motorista focasse no tráfego ao mesmo tempo que obtinha o desempenho ideal para transportes em longas distâncias.

 

Freio a disco


8: Freios a disco com Electronically-controlled Brake System (1999)

Um ótimo desempenho é importante em todas as partes do caminhão. Com freios a disco com EBS, o Volvo FH obteve em 1999 uma resposta superior enquanto fornecia acesso a ainda mais recursos que logo estariam disponíveis.

Teste de segurança da Volvo


7: Sistema de Proteção Frontal (1996)
Segurança também é importante para os indivíduos fora do caminhão. No caso de uma colisão frontal com um veículo, o Volvo FH foi projetado para se retrair e absorver parte da força. A Volvo Caminhões introduziu esse recurso muito antes que ele se tornasse obrigatório.

Teste de segurança de airbag


6: Airbag (1995)

Como a primeira fabricante de caminhões para trabalhos pesados do mundo, a Volvo introduziu o airbag do motorista em 1995.

Motor D12


5: Motor D12A (1993)

Com o motor D12A, o Volvo FH obteve uma ótima vantagem. O novo motor tinha um desempenho extraordinário. Ele possuía um injetor de unidade por cilindro, comando suspenso e quatro válvulas por cilindro. Quando os motoristas o testaram, o motor foi um dos itens que realmente se destacaram.

Um Volvo FH transitando montanha abaixo na floresta


4: Volvo Engine Brake (1993)

O Volvo Engine Brake proporcionou ao Volvo FH uma ótima potência de frenagem desde o início. Ele reduz o estresse sobre os freios das rodas e permite trafegar em uma velocidade média maior em terrenos montanhosos com mais segurança.

Teste de aerodinâmica do modelo Volvo FH


3: Aerodinâmica (1993)

Como nenhum outro caminhão, o Volvo FH passou por testes intensos em túneis de vento para proporcionar uma ótima aerodinâmica. Isso possibilitou um melhor desempenho e um menor consumo de combustível.

Interior do Volvo FH


2: Cabine (1993)

Uma das principais vantagens do Volvo FH no lançamento era seu foco no motorista. A cabine foi projetada após inúmeros testes com motoristas reais. Foi com suas necessidades em mente que cada decisão foi tomada. Isso resultou em uma cabine que realmente impressionou o mercado. O Volvo FH não era apenas um lugar para dirigir, ele também era um lugar para viver.

Dois Volvos FH


1: Chassi (1993)

Quando o caminhão Volvo FH foi criado, ele era parte de um plano mais amplo da Volvo Caminhões. Uma das características que tornou o Volvo FH tão incrível desde o início foi o novo chassi. Ele foi projetado como a base de desenvolvimento para todos os outros engenheiros. Isso gerou estabilidade e criatividade, e também preparou o terreno para futuras linhas de caminhões bem-sucedidas.

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