Conheça os itens vitais para políticas de redução de acidentes

Segundo estudo realizado pela Volvo Trucks Suécia, 90% dos acidentes são causados por fatores de: desatenção, erro de calculo de espaço, alta velocidade e falta de percepção das consequências das ações. Acesse e saiba o que fazer para reverter esses fatores!
Conheça a política de redução de acidentes | Volvo na Estrada

“Zero Acidentes” é um programa de prevenção de acidentes adotado pela Volvo desde 1969. O movimento não se trata apenas de cuidados em relação aos seus veículos mas principalmente de uma postura de responsabilidade social que deve impactar toda a indústria do transporte e também a todos os motoristas.

De acordo com um estudo realizado pela Volvo Trucks Suécia, 90% das causas de incidentes no trânsito podem ser atribuídas a fatores humanos, entre eles estão: desatenção, erro de cálculo de espaço ou velocidade e falta de compreensão da gravidade das ações. Diante desse número, é preciso realizar mudanças na forma de pensar dos motoristas e, por isso, é fundamental a tomada de atitude por meio das empresas de transporte para implementar políticas de segurança em suas frotas. Porém, é preciso ter em mente que esse processo é gradual, pode ser demorado e necessita da participação não só da diretoria, mas de todos os funcionários.

É importante criar um grupo de comando que será responsável por aplicar as medidas e engajar os colaboradores. Esse time também deve coletar dados para analisar a situação da empresa, desenvolver um diagnóstico, definir os objetivos de mudança e o plano de atuação. Além disso, é imprescindível monitorar o desempenho do programa ao longo do tempo.

Para o programa dar certo, existem três itens vitais: os motoristas, que devem estar sempre treinados e orientados sobre as medidas de segurança; os veículos, que precisam ter sua manutenção realizada com frequência; e a realização do monitoramento das estradas, para prever possíveis riscos. Redobrando a atenção dada a esses tópicos, a chance de incidentes tende a reduzir bastante.

Se você é um Volveiro, não deixe de conferir as últimas notícias da vida nas estradas. Por isso, acompanhe sempre as publicações do blog e de nossos perfis nas redes sociais: Facebook | Instagram

 

 

 

 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não necessariamente representam o posicionamento da Volvo.