Como Evitar Acidentes com Ciclistas e Pedestres?

F Como Evitar Acidentes com Ciclistas e Pedestres? | Volvo na Estrada

Recentemente a Volvo Trucks realizou uma pesquisa sobre a recorrência de acidentes de trânsito e constatou que a quantidade de ocorridos envolvendo veículos pesados está cada vez menor. Porém, há uma crescente no número de incidentes com pedestres e ciclistas. Para frear e reduzir esse índice, é preciso conscientizar a população sobre medidas de segurança e visibilidade.

Carl Johan Almquist, diretor de segurança de produtos e tráfego da Volvo Trucks, afirma que “como os motoristas, ciclistas e pedestres compartilham as estradas, é fundamental que eles entendam as necessidades e limitações um do outro. Como fabricante de veículos, podemos fazer muito para garantir que ninguém se machuque em um acidente com nossos veículos e, também, para aumentar o nível geral de conscientização sobre segurança no trânsito. Para isso, temos na Volvo Trucks a premissa de acidentes zero.”

Muitas cidades têm encarado esse cenário com a mesma visão da Volvo. Londres, por exemplo, pretende atingir a meta de zero fatalidades e/ou ferimentos graves em acidentes no trânsito. Para isso, a capital inglesa está implementando diversas medidas para o aumento da segurança em vias urbanas. Visando melhorias também nas estradas, a Transport for London está trabalhando junto a alguns fabricantes de veículos, incluindo a Volvo Trucks, para buscar soluções viáveis e significativas para reduzir o perigo no tráfego das rodovias.

Dentro dessa iniciativa surgiu um projeto (ainda em andamento) para desenvolver o primeiro Padrão de Visão Direta (DVS) para veículos pesados e de carga nas cidades. O projeto propõe que veículos com mais de 12 toneladas tenham alto nível de visão direta na cabine ou busquem outras medidas de segurança equivalentes.

Segundo Jerome Vigneron, gerente de projeto na Volvo Trucks, “quase 40% dos acidentes entre caminhões e ciclistas acontecem pelo lado do passageiro. É a área mais crítica durante a curva". Por isso, garantir uma boa visão para o motorista é fundamental na filosofia de segurança da Volvo Trucks. Parte da nossa estratégia consiste em projetar veículos que maximizem a visão direta dos condutores. Isso é bem evidente no Volvo FE, por exemplo, que tem chassi extrabaixo e janelas ampliadas, deixando o motorista quase no mesmo nível dos ciclistas na estrada.

Aumentar a segurança no tráfego das rodovias é uma missão de todos: motoristas, urbanistas, fabricantes de veículos e frentes governamentais precisam trabalhar juntos para chegar cada vez mais perto da premissa de acidentes zero.

Para continuar acompanhando as notícias da Volvo, siga nossos perfis nas redes sociais: Facebook | Instagram

 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não necessariamente representam o posicionamento da Volvo.