60 anos do cinto de 3 pontos, uma criação da Volvo

60 anos do cinto de 3 pontos, criação da Volvo | Volvo na Estrada

Em agosto de 1959, criamos uma das inovações de segurança no trânsito mais importantes de todos os tempos: o cinto de três pontos. Simples, eficiente e de fácil manuseio, o produto foi produzido pelo nosso engenheiro Nils Bohlin.

Naquela época, os cintos de segurança eram presos por apenas dois pontos e não prendiam da cintura para cima, o que gerava mais lesões em colisões. Com o intuito de reduzir os acidentes de trânsito e garantir a proteção de toda a população, nós disponibilizamos a invenção para todas as empresas automotivas.

Em 1985, o Departamento Alemão de Patentes classificou o cinto de três pontos como a oitava invenção mais importante do século. Além disso, o cinto rendeu outras homenagens importantes. Em 1995, Bohlin recebeu a medalha de ouro da Academia de Engenharia Científica da Suécia. Também foi homenageado pelo Automotive Hall of Fame em 1999 e no National Inventors Hall of Fame em 2002.

Durante seus 60 anos de existência, estimamos que o cinto já salvou aproximadamente um milhão de vidas e reduziu em 45% o risco de morte em caso de acidente. O tempo provou que a nossa inovação mudou o mundo e que os dois segundos que você leva para colocar o cinto podem salvar a sua vida.

Quer saber mais novidades? Continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais: Facebook | Instagram