Não coloque sua vida e caminhão em risco: conheça os perigos de ajustar a catraca de freio

Volvo explica o impacto positivo do ajuste de freio automático nos caminhões e ressalta os perigos que essa atividade feita manualmente apresenta. Confira!
Perigos em ajustar a catraca de freio Freio | Volvo na Estrada

Item obrigatório de fábrica desde 2014, o ajustador automático de freio, também chamado como catraca de freio, serve para ajustar a distância da lona ao tambor, garantindo que o sistema de frenagem opere perfeitamente e com mais segurança. Como o próprio nome já diz, a catraca automática ajusta o freio automaticamente, sem necessidade de que o motorista faça esse ajuste. Porém, diversos caminhoneiros, acostumados com o sistema anterior ou por desconhecimento, continuam regulando as peças manualmente. Ao fazer isso, além de danificar as peças e perder a garantia, o estradeiro pode se envolver em acidentes por falhas no freio e o seu caminhão também pode pegar fogo, devido as lonas estarem muito encostadas no tambor.


É importante que o motorista saiba que as catracas automáticas representam um avanço tecnológico em relação à manual, oferecendo mais segurança e até redução nas paradas para manutenção. Aliás, as manutenções preventivas são essenciais: apesar de dispensar a regulagem, as catracas automáticas não dispensam a manutenção, sendo necessário levar o veículo periodicamente em uma oficina especializada ou concessionária. Para garantir a segurança no trecho, a Volvo oferece serviços de qualidade em mais de 90 concessionárias em todo país. Saiba mais aqui e visite a concessionária Volvo mais próxima.

 

 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não necessariamente representam o posicionamento da Volvo.