A função e importância das peças de arrefecimento

Volvo explica a importância e a função dos componentes do sistema de arrefecimento do seu veículo, responsável pela temperatura do motor. Confira aqui!

Função das peças de arrefecimento Volvo | Volvo na Estrada

Muito se fala sobre o sistema de arrefecimento do veículo, mas você sabe exatamente quais são as peças que fazem parte desse sistema e qual a importância dele para seu caminhão?
O sistema de arrefecimento existe para regular a temperatura do motor, evitando seu superaquecimento, o desgaste das peças e aumentando a eficiência energética. Isso acontece da seguinte forma: as peças componentes do sistema trocam o calor gerado na combustão do motor pelo calor do ambiente externo, tornando a temperatura do motor mais regular, ideal para que ele funcione corretamente com maior durabilidade e desempenho.
Abaixo estão os principais componentes do sistema de arrefecimento, entenda melhor a função de cada um deles:
Líquido de arrefecimento: ele não é exatamente um componente, mas é essencial para fazer o sistema funcionar. O líquido é quem faz a troca de calor pelo caminho entre o motor e o radiador. Entretanto, se esse fluido fosse apenas água ele evaporaria, por isso ele é composto por água e por um aditivo de radiador.
Bomba d’água: a bomba é responsável por fazer com que o líquido de arrefecimento se movimente e cumpra seu caminho dentro do sistema, desde o motor até o radiador.
Radiador: é no radiador que efetivamente ocorre a troca de calor com o meio externo. Até chegar lá, o líquido quente passou por todo o sistema e agora está pronto para resfriar.
Válvula termostática: essa válvula é responsável por manter o sistema dentro da temperatura média, evitando que o líquido realize o caminho até o radiador muito quente ou muito frio.
Ventoinha: ela desempenha a função de um “ventilador”, jogando ar para dentro do sistema e evitando que ele superaqueça.
Sensores de temperatura: os sensores são responsáveis por avaliar a temperatura do sistema e a partir dessas informações comandar as ações dos outros componentes.
Reservatório: é o local no qual o líquido fica armazenado. Nele é possível perceber o nível em que o líquido está, mas nunca mexa nesse compartimento com o veículo ligado ou recém desligado!
Tubulação/mangueiras: todo o fluxo do líquido dentro do sistema ocorre dentro de mangueiras, impedindo o contato com as peças de arrefecimento (o que poderia danificar completamente o sistema).

A manutenção geral desse sistema é muito importante para evitar problemas no motor, por isso não esqueça de levar seu veículo para avaliação regularmente. Caso precise de uma nova peça para o sistema, conte com a qualidade Volvo! Confira as ofertas de peças de arrefecimento.

 

 

 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não necessariamente representam o posicionamento da Volvo.