Volvo VNR terá versão elétrica até 2020

Volvo VNR Terá Versão Elétrica até 2020 | Volvo Na Estrada

A Volvo Trucks está para lançar o seu já conhecido modelo VNR em versão elétrica até 2020. Os testes em operações reais serão exibidos aos clientes ainda neste ano.

O veículo é baseado na mesma tecnologia de propulsão e armazenamento de energia que já é utilizada na FE Electric, para o mercado europeu, com um trem de força totalmente elétrico.

O modelo faz parte de uma parceria entre o Grupo Volvo, o Distrito de Gerenciamento da Qualidade do Ar da Costa Sul da Califórnia e os líderes do setor em infraestrutura de transporte e recarga elétrica, que, juntos, criaram o projeto LIGHTS, abreviação em inglês para “Soluções em Transportes Pesados com Baixo Impacto Ambiental”

Segundo Petar Voorhoeve, presidente da Volvo Trucks na América do Norte, a nova série VNR representa um importante passo em direção a um vasto mundo de transportes elétricos. “As cidades que priorizam o desenvolvimento urbano sustentável podem alavancar soluções de transporte eletrificadas para ajudar a melhorar a qualidade do ar e reduzir o ruído do tráfego”, afirma o mesmo, alegando que o transporte, mais limpo e silencioso, criará maiores oportunidades para as operações ampliadas no período matutino ou noturno, melhorando o trânsito nos horários mais congestionados.

Para o diretor de marketing de produtos da Volvo na América do Norte, Johan Agebrand, o Volvo VNR é ideal para que o frotista vivencie uma transição segura e suave, de acordo com suas necessidades em relação à condução, capacidade de carga e disponibilidade. “Vamos analisar tudo, desde análise de rotas e otimização de bateria até serviços e financiamentos, sempre visando oferecer mais tempo de atividade e produtividade”, afirma.

A CARB, agência de proteção ao meio ambiente local, na Califórnia, concedeu inicialmente US$ 44,8 milhões para o projeto LIGHTS, que envolverá 16 parceiros e transformará, segundo a própria Volvo, as operações de transporte das duas principais frotas de caminhões dos Estados unidos.