Mais de 20 inovações do Volvo FH

Mais de 20 inovações do Volvo FH | Volvo na Estrada

O Volvo FH tem mudado o futuro desde o início. Foi inovador em 1993 e continua a derrubar barreiras em relação ao conforto do motorista, segurança, desempenho e capacidade de adaptação aos negócios. Confira 25 inovações que levaram o Volvo FH até o topo.

I-Shift, 6ª Geração, com marchas Super-reduzidas (2016)
Com novas relações de marchas, o Volvo FH consegue arrancar com cargas ainda mais pesadas em condições extremas, o que permite ao motorista aceitar mais transportes. E ao conduzir sem carga, numa viagem de regresso, a marcha correta reduz o consumo de combustível.

Elevação do eixo tandem (2015)
Os eixos motrizes produzem fricção e resistência ao rolamento, o que aumenta a quantidade de combustível consumido. No FH 6x4, em operações com fator de carga de 50%, é possível desativar e elevar o eixo, podendo reduzir o consumo de combustível em até 4%.

Direção Dinâmica Volvo (2013)
A Direção Dinâmica Volvo proporciona ao motorista uma nova experiência. Regulado por motor elétrico com sensores que reconhecem a intenção do motorista 2.000 vezes por segundo, o VDS compensa o terreno e a resistência do ar, tornando a direção menos forçada. Isso reduz a tensão sobre as costas e o pescoço do motorista. Em velocidades elevadas, a Direção Dinâmica Volvo mantém o motorista estável e alinhado,  durante manobras lentas e cuidadosas disponibiliza uma enorme força de direção, seja qual for a carga.

4ª Geração (2012)
Em 2012 o novo Volvo FH conheceu o mundo, desta vez, com ainda mais funcionalidades para ajudar o motorista. A cabine foi aumentada em mais um metro cúbico de espaço e as janelas ficaram ainda maiores, afim de aumentar a visibilidade.  Passou a contar também com o motor D13 com potência de 540 cv, 6 cilíndros e um torque de 255 mkgf.

I-See (2012)
Com o software I-See, o Volvo FH utiliza dados das estradas percorridas para maximizar a economia de combustível com Cruise Control inteligente para cada subida e descida. O mecanismo faz reconhecimento e gravação da topografia em prol da dirigibilidade, otimiza trocas, e até reduz tempo de viagem.

Aviso de Colisão e  Freio de Emergência (2012)
O Volvo FH mantém os motoristas seguros desde 1993. Em 2012, a Volvo Trucks introduziu o Aviso de Colisão e Freio de Emergência: uma funcionalidade de segurança ativa que combina radar e câmera para identificar veículos à frente do caminhão.

FH 3ª Geração (2008)
Em 2008, o Volvo FH teve uma enorme atualização. O interior da cabine foi redesenhado, definindo um novo padrão em termos de conforto do motorista. A frente também recebeu novo design com uma nova grade, parasol e faróis.

Detector de Atenção (2008)
A Volvo Trucks mantém as estradas seguras. Em 2008, o Detector de Atenção foi lançado como uma maneira de detectar movimentos estranhos na estrada. Se o motorista mostrar sintomas de cansaço ou sonolência, o sistema emite um aviso sonoro e um sinal visual.

Monitorização da Faixa de Rodagem (2007)
Para manter o motorista seguro, a Monitorização da Faixa de Rodagem controla as marcações da estrada com uma câmara e alerta o motorista se forem cruzadas inadvertidamente.

Volvo Engine Brake+ - VEB+ (2006)
Quando o Volvo FH estreou, em 1993, o Volvo Engine Brake era uma funcionalidade incrível. Em 2006, o sistema recebeu uma atualização que aumentou a potência de freio em até 25%, tornado as descidas mais leves e reduzindo a carga sobre os freios das rodas.

Esse é o freio motor mais eficiente do mercado, que além de economizar o freio de serviço, contribui para a segurança da descida na serra.

FH 2ª Geração (2001)
Com a segunda geração do Volvo FH, foi definido um novo padrão. O caminhão, que já era um sucesso, recebeu ainda mais funcionalidades que tornaram o espaço de trabalho melhor para motoristas e mais lucrativo para os negócios. O novo design da cabine tinha uma aerodinâmica ainda melhor. 

Electronic Stability Program -  ESP (2001)
Em 2001, a Volvo Trucks lançou o primeiro programa de estabilidade que suporta combinações de caminhão e carretas. Em situações arriscadas, o Controle Eletrônico da Estabilidade é acionado, reduzindo a potência do motor e freando cada roda do caminhão e do reboque individualmente.

Cabine com absorção de energia de impacto (2001)
A Volvo Trucks encontra sempre novas formas de aumentar a segurança. Com cabines que utilizam o conceito de célula de sobrevivência, em caso de colisão absorvem a energia e transferem o impacto para trás, mantendo um espaço de sobrevivência vital no interior.

I-shift (2001)
Em 2001, o Volvo FH recebeu a caixa de câmbio I-Shift. Era um sistema de transmissão revolucionário, criado para mudanças de marcha automáticas, algo que ainda ninguém tinha feito para caminhões. Ele deu ao Volvo FH uma grande vantagem, permitindo ao motorista manter o foco no trânsito e proporcionando um desempenho perfeito para transportes de longa distância.

Projetado para economizar combustível, o I-shift é sincronizado com precisão, permitindo que o motor funcione na rotação mais eficiente. Preocupados com a segurança, se comunica também com freios. E por ser um sistema que conversa com várias funções obtêm o melhor desempenho.

Freios a Disco Controlados Eletronicamente - EBS (1999)
Um excelente desempenho é importante em todas as peças do caminhão, principalmente quando contribui para a segurança. Com os freios a disco com EBS, o Volvo FH recebeu em 1999 uma resposta superior, abrindo o caminho para mais funcionalidades e garantindo a proteção do motorista.

Proteção Dianteira Anti-Encaixe - FUP (1996)
A segurança é importante não apenas para as pessoas no interior do caminhão. Em caso de colisão frontal com um automóvel o FUPs com barra anti-intrusão se retrai 20 cm a fim de absorver parte do impacto, recuando para debaixo do caminhão, evitando que o veículo fique preso e facilitando o resgate. A Volvo Trucks é pioneira nesse sistema, que foi introduzido muito antes de ser obrigatório.

Airbag (1995)
Como primeiro fabricante de caminhões pesados do mundo, a Volvo introduziu o airbag do motorista em 1995.

Motor D12A (1993)
Com o motor D12A, o Volvo FH teve grande avanço. O novo motor tinha um desempenho fantástico, com uma unidade injetora por cilindro, eixo comando e quatro válvulas por cilindro. Quando foi testado por motoristas, o motor foi um dos elementos que mais se destacou.

Freio Motor Volvo - VEB (1993)
O Freio Motor Volvo deu ao FH uma excelente potência de frenagem desde o lançamento. Reduzindo a pressão sobre os freios das rodas e permitindo uma velocidade média mais alta em terreno montanhoso com maior segurança.

Aerodinâmica (1993)
Como nenhum outro caminhão na época, o Volvo FH passou por testes intensivos em túneis de vento para conseguir a aerodinâmica ideal. Isso permitiu um melhor desempenho e um menor consumo de combustível.

Cabine (1993)
Uma das principais vantagens que o Volvo FH tinha no lançamento era o fato de estar focado no motorista. A cabine foi concebida após inúmeros testes com motoristas reais, assim cada decisão foi tomada pensando nas suas necessidades. Isso resultou numa cabine que impressionou o mercado. O Volvo FH não era simplesmente um local para conduzir, mas também um local para viver.

Chassi (1993)
Quando o Volvo FH foi criado, fazia parte de um plano mais amplo da Volvo Trucks. Um dos aspectos que tornou o FH fantástico desde o início foi o novo chassi, concebido como referência, a partir do qual todos os outros engenheiros poderiam construir. Isso deu origem à estabilidade e à criatividade, estabelecendo as bases para séries de caminhões com sucesso no futuro.