O futuro é agora: as soluções para caminhões autônomos da Volvo vieram para ficar

O futuro é agora: as soluções para caminhões autônomos da Volvo | Volvo na Estrada

Atualmente estamos cada vez mais conectados. Nossos celulares, computadores, acessórios, televisores e mais recentemente eletrodomésticos e veículos, tudo é inteligente, ou como dizem na área de tecnologia: smart. O futuro é conectado e ele não está distante. Na Volvo temos trabalhado para fazer isso acontecer hoje. Existe um grande esforço para fazer a tecnologia trabalhar para você, seja nas estradas ou em situações mais complexas.

E que mistura bonita é um bruto com tecnologia. Nós ficamos muito orgulhosos do primeiro teste feito na Suécia com o Volvo FMX, que você pode ver clicando aqui. Numa mina a mais de 1300 metros abaixo da superfície, um local que pode representar muitos riscos para os operadores, o bruto da Volvo conseguiu completar percursos no escuro e carregar grandes cargas em terrenos irregulares, com comandos feitos a distância.

Aqui no Brasil também já testamos um caminhão autônomo, em Maringá – PR. Esse bruto, do modelo FM, está sendo utilizado na agronomia. Foi possível aumentar a produtividade da colheita de cana-de-açúcar, por conta da sua precisão. O pisoteamento das soqueiras é um problema conhecido por todos que trabalham nessa área, mas isso é minimizado com a tecnologia autônoma da Volvo. Quer saber mais como isso funciona? Clique aqui e assista o vídeo.

Na estrada também estamos trabalhando para fazer os caminhões inteligentes uma realidade. Você pode ver nosso teste em um porto clicando aqui. O GPS, sistema de posicionamento global, é essencial para o futuro dos autônomos e temos trabalhado para coletar dados sobre o trânsito que permitam fazer os caminhões inteligentes rodarem o mais breve possível e, assim, aumentar a segurança nas rodovias.

Não importa aonde você vai colocar o seu bruto para trabalhar, estamos empenhados em fazer caminhões autônomos que possam te ajudar a atingir maior precisão, segurança e solidez. Para mais informações sobre soluções autônomas e o futuro do transporte, continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais: Facebook | Instagram