Uso do freio na descida prejudica o seu caminhão

Parar um veículo em movimento não é fácil: o uso correto do freio nas descidas é essencial para sua segurança e vida útil do caminhão. Saiba mais!
Uso do freio prejudica o seu caminhão? | Volvo na Estrada

Parar um veículo em movimento não é fácil. Ainda mais quando estamos falando de caminhão, descendo a estrada e carregado. A pressão é grande e pode ser prejudicial para o bruto. O superaquecimento do tambor de freio pode causar incêndios e gerar acidentes.

Quando a temperatura do sistema de freios ultrapassa 420ºC, está indo além do tolerado, podendo causar defeitos nas peças. Uma das formas de evitar este problema é não deixar o freio auxiliar acionado ao estacionar o caminhão com o tambor quente. Falhas no sistema de freios são facilmente identificadas em inspeções ou na hora de usar o pedal: uma pulsação na hora de frear pode indicar problemas.

Para evitar desgastes e acidentes, os caminhões mais modernos dispõem de recursos tecnológicos que ajudam o motorista a parar o cargueiro com segurança e sem prejuízos. Os brutos da Volvo contam com o Volvo Engine Brake (VEB), um poderoso freio motor que, quando integrado à caixa de câmbio inteligente I-Shift, escolhe o momento certo para utilizar a inercia e fazer o veículo descer a serra sem forçar ou comprometer os equipamentos. Além da economia de combustível, o estradeiro ganha em segurança.