Transporte de cana? É com o novo VM!

Um Volvo VM especialmente preparado para operar em colheita e transbordo de cana-de-açúcar desenvolvida para o trabalho na Usina Santa Terezinha. Conheça!
Transporte de cana? É com o novo VM! | Volvo na Estrada

O novo Volvo VM é um semipesado que possui diversas aplicações. E agora ele acaba de ganhar mais uma! Existe um especialmente preparado para operar em colheita e transbordo de cana-de-açúcar. A otimização do bruto foi desenvolvida para o trabalho na Usina Santa Terezinha, em Maringá (PR). Para operações em canaviais, a Volvo fez uma adaptação no seu semipesado para garantir a força e agilidade necessárias para o trabalho no campo.

O cargueiro é capaz de fazer, com grande eficiência, o acompanhamento e recebimento da cana colhida e sua transferência para os caminhões rodoviários. Com as adaptações, o VM canavieiro faz manobras mais rápidas, garantindo agilidade na lavoura.  O VM também tem um custo de aquisição menor, velocidades maiores, e consumo de combustível menor em relação aos tratores agrícolas.

Em conjunto com a área técnica da usina, a engenharia de vendas da Volvo decidiu colocar várias proteções para evitar que componentes ficassem sujeitos à poeira e a agressividade do ambiente por onde o caminhão roda. O objetivo foi diminuir a necessidade de manutenção. A altura das suspensões dianteira e traseira foram ampliadas, reduzindo os problemas na parte de baixo provocados por resíduos da colheita.

Alguns chicotes elétricos também tiveram seu comprimento aumentado. Isso garantiu benefícios, pois o implementador tem mais facilidade na montagem do equipamento. O eixo traseiro foi reforçado, tornando o VM ainda mais robusto e disponível.

O bruto também conta com bloqueio de diferencial, o que proporciona saídas suaves em terrenos mais acidentados e escorregadios. Além disto, um sistema de bloqueio automático das rodas foi montado. Tudo isto para garantir o transporte da cana desde a lavoura até a usina.