Superaquecimento do motor: como evitar?

Superaquecimento do motor, quais as causas e que medidas podemos tomar para evitar esse problema? Separamos algumas dicas para te ajudar, confira!
Superaquecimento do motor: como evitar? | Volvo na Estrada

A gente que vive na estrada já viu esta cena várias vezes: veículos parados por superaquecimento do motor. Mas o que causa este problema e como você pode evitá-lo? Confira aqui as nossas dicas para evitar e para lidar com esta situação.

1 – Mantenha a manutenção em dia. Caminhão revisado tem muito menos chances de parar na estrada.

2 – Cheque o nível de água regularmente. O principal motivo da causa do superaquecimento do motor é porque não há água circulando e resfriando as engrenagens.

3 – Verifique também o óleo com regularidade. Se o nível de óleo também estiver abaixo do recomendado, pode provocar o superaquecimento ou pior, danos permanentes ao seu motor.

4 – Procure fazer suas revisões em um local da sua confiança e com pessoas experientes. Um dos principais motivos para superaquecer o motor é quando uma pessoa inexperiente faz a troca do fluido de arrefecimento do radiador. A proporção entre água e aditivo deve estar correta, caso contrário, ao invés de circular água no sistema de resfriamento circulará vapor, causando superaquecimento.

5 – O motor superaqueceu? Pare o veículo, espere esfriar e então confira o nível de água. Abra a tampa devagar e com todo cuidado, pois se estiver muito quente o vapor que sai dali pode queimar a sua pele! Complete o reservatório com a quantidade de água indicada e só então retorne para a estrada. E não esqueça de ir a um mecânico assim que possível, para ter certeza que o motor não está danificado.

Mantenha-se sempre atento e não deixe de seguir nossas dicas. Assim você evita prejuízo e mantém a longevidade do seu caminhão!

 

 

 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não necessariamente representam o posicionamento da Volvo.