Segurança também representa economia em custos da operação

Investir em Segurança Também Representa Economia | Volvo na Estrada

A segurança é, e sempre foi, nossa prioridade em todos os momentos. Desde o cinto de segurança de três pontos até a avançada tecnologia de segurança atual, como os recursos Volvo Dynamic Steering, esse sempre foi um dos nossos valores centrais. Outro fator importante para a segurança dos caminhões é o sistema de freios, com freios a disco que reduzem significativamente a distância de frenagem. Além disso, há também o controle eletrônico de estabilidade, que reduz o risco de derrapagens e capotamentos em curvas acentuadas. Por meio de testes rigorosos e constante desenvolvimento, os caminhões Volvo se mantêm entre os veículos mais seguros do mundo.

“Os recursos de segurança que oferecemos desempenham um papel muito importante na garantia de operações melhores e mais seguras para os clientes e os motoristas. Mas é preciso lembrar que a combinação perfeita é alcançada quando você une inovações em segurança com um comportamento prudente por parte dos motoristas”, afirma Carl Johan Almqvist, Diretor de Segurança de Produtos e Tráfego da Volvo Trucks.

Reduzir o risco de acidentes no trânsito só é possível se a segurança for colocada como prioridade nas operações diárias de um caminhão, afinal, manter o veículo e, principalmente, o motorista seguros são as questões mais importantes. Esse é o principal motivo pelo qual vale a pena investir em um Volvo FH - um caminhão que incorpora segurança e ajuda a salvar vidas. Afinal, pequenos acidentes também têm consequências, não só para as pessoas envolvidas, mas também para as empresas de transporte e para a sociedade como um todo.

“A realidade é que os investimentos em segurança podem reduzir custos e tempo de inatividade. Custos diretos, como recuperação da saúde do motorista, custos de reparo do veículo e tempo de inatividade do veículo quando um caminhão está sendo reparado são fáceis de medir. No entanto, eles representam apenas uma pequena proporção dos custos totais relacionados a acidentes. Os custos indiretos são, muitas vezes, consideravelmente maiores. Mercadorias danificadas, a recuperação do veículo e do motorista, bem como a interrupção da rotina diária dos negócios causam atrasos nas entregas, e esses custos ocultos poderiam ter sido evitados se nenhum acidente tivesse acontecido inicialmente. Simplificando, investir em segurança significa aumentar a produtividade e o tempo de atividade”, explica Almqvist.

Em um negócio como uma empresa de transporte, o tempo de inatividade é crucial. Por isso, priorizar a segurança é uma situação de ganho em todos os lados. “Se você tem poucos ou nenhum incidente, você tem mais tempo na estrada e, por consequência, reduz seus custos. Além disso, você mantém ciclistas, pedestres, seu motorista e todos os outros mais seguros.”

Mas, como mencionado anteriormente, os recursos de segurança por si só não farão todo o trabalho. Almqvist ressalta que sempre haverá uma interação crucial entre os sistemas e o ativo mais importante: o motorista. “Os recursos de segurança da Volvo Trucks não são um sistema de conforto. Eles compõem um sistema de suporte para o motorista. O mais importante para todos que trabalham com segurança no trânsito é treinar e focar em um motorista consciente. Ele tem um papel fundamental quando se trata de segurança, eficiência de combustível e produtividade. De fato, para alcançar o sucesso geral dos negócios, o motorista faz toda a diferença”.

Infelizmente, perceber que o motorista vem em primeiro lugar às vezes leva tempo, ou pode até mesmo causar um acidente. Almqvist acredita que “percebemos que é mais fácil investir em um caminhão seguro após um incidente. Isso mostra que a segurança, de muitas maneiras, está ligada a valores emocionais. Gostaríamos de ver mais empresas pensando no futuro, investindo em segurança antes que algo aconteça.”

Seja através da conscientização ou do desenvolvimento de recursos e sistemas inovadores, estamos empenhados diariamente em transformar o trânsito em um ambiente mais seguro para todos. Continue ligado nas nossas novidades e informações aqui no blog e também nas redes sociais: Facebook | Instagram