Mantenha o ar condicionado em dia

Especialmente em épocas mais quentes, o ar condicionado é um item indispensável para o conforto nas viagens. Confira a dicas e aumente a vida útil do seu.
Mantenha o ar condicionado em dia | Volvo na Estrada

O estradeiro que cruza o Brasil nesta época do ano encontra uma grande variação de temperatura: frio no sul, calor no norte. Para aguentar a viagem dentro do seu bruto, o ar condicionado é item essencial. No inverno, em algumas regiões, ele costuma ser deixado de lado por causa do tempo frio. Porém, é um acessório que precisa de manutenção regular para evitar problemas tanto na mecânica quanto na sua saúde.

Se você entra no caminhão e começa a sentir o nariz irritado, ou tossir com frequência assim que liga o ar condicionado, é bom ficar atento. São sintomas que podem indicar problemas na eficiência do fluxo de ar, como sujeira nos dutos e nos filtros. Quando no modo frio, o ar gelado entra em contato com o calor do motor, umedecendo as entradas de ar e favorecendo a proliferação de fungos e bactérias. Caso o motorista tenha problemas respiratórios, como rinite, sinusite, asma, dentre outras, eles podem se agravar quando não há o devido cuidado.

A troca do filtro do ar a cada seis meses é essencial para o bom funcionamento do sistema de ar. Além disso, o motorista deve ligar regularmente o ar condicionado, mesmo em épocas como o inverno, apenas para evitar o acúmulo de poeira nos dutos.

 

 

 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não necessariamente representam o posicionamento da Volvo.