Diferenças entre os tipos de caminhão

Entenda as Diferenças Entre os Tipos de Caminhão | Volvo na Estrada

Segundo o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), há um peso máximo por eixo que pode ser carregado pelos veículos. O limite existe porque quanto maior a força que os pneus aplicam sobre a camada de asfalto, maior será a degradação deste asfalto. Assim, é permitido que os caminhões carreguem muito peso, desde que ele esteja distribuído por vários eixos (quantidade de rodas para distribuir o peso da carga).

Para entendermos melhor as diferenças de cada veículo, separamos alguns tipos de caminhões:

 

Toco ou caminhão semi-pesado

É o caminhão que possui dois eixos, um dianteiro e um traseiro simples na carroceria. Com capacidade de até 6 toneladas, ele tem peso bruto máximo de 16 toneladas e seu comprimento pode ser de até 14 metros.

Com maior potência e menor consumo, o Volvo VM é um semi-pesado que une potência e economia em um único veículo e é ideal para transportar cargas em curtas e médias distâncias.

 

Cavalo mecânico ou caminhão pesado

É o caminhão de três eixos, um dianteiro e dois traseiros. Desse modo, o veículo consegue transportar uma carga maior e proporcionar melhor produtividade. Sua capacidade é de 10 a 14 toneladas, possuindo peso bruto máximo de 23 toneladas. Além disso, seu comprimento também é de 14 metros, como no caminhão toco.

Sendo nosso caminhão mais desejado, o Volvo FH16 540 é feito para operações mais pesadas e exigentes. Nosso truck possui um projeto diferenciado que o torna um dos espaços de trabalho mais seguros e confortáveis do setor.

 

Carretas

A carreta é a parte do caminhão que recebe e transporta a carga, ou seja, é o implemento do cavalo mecânico. Ela pode ser desde as mais simples, usadas para transportar grãos e produtos industriais, até carretas mais complexas, que precisam ter acessos de energia para manter a carga resfriada e que são as utilizadas no transporte de frios e carnes.

Trazendo economia e eficiência, o Volvo FM é nosso veículo mais flexível, se ajustando ao campo, a cidade e a estrada.

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Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não representam o posicionamento da Volvo.