Como fazer o basculamento elétrico da cabine do FH

Como Fazer Basculamento Elétrico da Cabine do FH | Volvo na Estrada

Alguns modelos de caminhões contam com um sistema elétrico para realizar o basculamento da cabine, como no caso do nosso FH com opcionais do pacote Top Class que tem esse item incluído. Confira nossas dicas e descubra como fazer o basculamento da cabine de forma correta e segura.

Antes de começar, lembre-se de verificar se não há nada que possa cair ou danificar o interior da cabine. É importante ressaltar que, na operação elétrica a chave de ignição precisa estar ligada e o interruptor de comando do painel também. Depois disso, o próximo passo é abrir a tampa de serviços frontal do veículo. Ao levantar a tampa, você encontra, no lado esquerdo do caminhão, as alavancas para fazer o basculamento.

Feche as portas da cabine, menos a tampa frontal. Esse procedimento é essencial para garantir a integridade do caminhão, pois se não for cumprido a tampa frontal será danificada. Feito isso:

  • Encaixe a alavanca curva, que estava presa na parte da frente do FH, no contato externo que está localizado no lado direito do para-choques.
  • Gire a ferramenta no sentido horário obedecendo a orientação dos adesivos fixados no local.
  • Depois vá até a tampa frontal aberta e pegue o comando elétrico que fica encaixado na área frontal direita do caminhão, levante sua tampa e mantenha o botão pressionado.

A cabine sobe aos poucos até finalmente realizar uma pequena caída no final do procedimento, esse é o ponto de descanso seguro.

Para voltar a cabine ao o seu lugar original, basta girar a mesma alavanca curva para o sentido anti-horário e manter o botão pressionado novamente. Para finalizar a operação, verifique se a cabine foi completamente travada olhando no painel do caminhão. Caso não esteja, uma luz de alerta estará acesa. Balance a cabine buscando travar. Nos caminhões em que a manutenção está em dia, nesta altura a cabine já estará travada. Se mesmo assim não travar, refaça o processo de basculamento e verifique as travas na suspensão traseira da cabine.

Com a cabine travada guarde as alavancas, feche a tampa frontal e desligue o interruptor do painel e a ignição. A cabine travada em ambos os lados (lâmpada de aviso apagada), previne acidentes. Caso você não consiga executar todos os passos ou a lâmpada continue acesa, procure o auxílio de alguém especializado.

Gostou das novidades? Para continuar acompanhando nosso blog, nos siga nas redes sociais: Facebook | Instagram