O sistema é incrivelmente rápido: leva menos de meio segundo para acionar a embreagem. Isto assegura tração máxima e mobilidade em todos os momentos.

Jonas Odermalm

Construction segment manager, Volvo Trucks

Vídeo do teste ao vivo do Controle Automático de Tração

Com Sophie, de 4 anos de idade

O test-drive mais difícil de todos os tempos

O ATC engata automaticamente

Como funciona

Em condições escorregadias, o Controle Automático de Tração engata e desengata o acionamento da roda dianteira no momento exato em que você precisa. Sensores nas rodas traseiras detectam quando você começa a perder tração – e, nesse momento, a tração nas quatro rodas é instantaneamente ativada. A embreagem, então, transfere a força para o eixo de tração dianteiro, e o caminhão continua sem queda nem no torque nem na velocidade. O eixo de tração dianteiro permanece ativado até o motorista soltar o pedal do acelerador.

O motorista não precisa interagir – o ATC simplesmente funciona. No entanto, no painel há um botão que permite o engate manual do eixo dianteiro – ou, quando as condições de direção ficam extremamente difíceis, permite engatar todos os bloqueios de diferencial.

Esse sistema comprovado já está presente nos produtos da Volvo Construction Equipment há anos. Somos o primeiro fabricante a introduzir esse revolucionário sistema em um caminhão para uso em construção civil.

O ATC só entra em uso quando necessário, a fim de economizar combustível e evitar desgaste

Economize o precioso combustível

Nossas pesquisas mostram que, na maioria dos casos, a tração nas quatro rodas só é necessária em 5% do tempo. Isso significa que, em 95% do tempo, ter um eixo de tração dianteiro é desperdício de combustível. O Controle Automático de Tração ajuda você a maximizar a eficiência de combustível. Quando você não precisa da tração extra, o sistema desengata automaticamente o eixo dianteiro, reduzindo o consumo de combustível. Desengatar automaticamente o eixo dianteiro também reduz o desgaste.

O ATC traz toda a tração, quando necessário

Sem abrir mão de nada

Um eixo de tração dianteira deixa você livre de problemas. Porém, quando está engatado, ele prejudica a capacidade de manobra. Ao contrário dos sistemas permanentes de tração em todas as rodas, o ATC lhe proporciona o melhor de dois mundos. Quando o eixo de tração dianteira está engatado, você tem toda a tração de que necessita. E quando está desengatado (que é a maior parte do tempo), você melhora a capacidade de manobra de seu caminhão.

O chassi do Volvo FMX é projetado para proteger todas as partes vitais

Tudo fica protegido

O chassi do Volvo FMX foi projetado para proteger todas as partes vitais. As barras paralelas e de engate estão posicionadas em linha com o eixo, dentro do envelope de alojamento do eixo. As câmaras de freio e os tanques de combustível também estão bem protegidos.

Configurações disponíveis para o Volvo FMX com controle automático de tração

Configurações disponíveis

  • Rígido 4×4
  • Rígido 6x6
  • Trator 6x6

Encontre uma concessionária local

Você está no controle

Gostaria de testar o Controle automático de tração você mesmo? Entre em contato com a concessionária Volvo.

Encontre uma concessionária local