Especificações de trem de força do Volvo FH

 

  • Motores
  • I-Shift
  • Pacotes de software I-Shift
  • Caixas de câmbio manuais

  •  

     

  • Eixos traseiros
  • Proporções de eixo traseiro
  • Combinações de trem de força
  • Tomadas de força

  •  

    Motores

      D11C D13C
    Padrão de emissão Euro 5 Euro 5
    Nº de cilindros 6 6
    Deslocamento 10,8 dm3 12,8 dm3
    Curso do cilindro 152 mm 158 mm
    Diâmetro 123 mm 131 mm
    Taxa de compressão 17.1:1 17.8:1
    Rotações econômicas
    1050–1500 r/min 1000–1500 r/min
    Efeito de frenagem de exaustão 160 kW (2400 r/min) 185 kW (2300 r/min)
    Efeito VEB 290 kW (2400 r/min) 300 kW (2300 r/min)
    VEB opcional opção no D13C380 e no D13C420
    Efeito VEB+   375 kW (2300 r/min)
    VEB+   opcional
    Filtros de óleo. 2 fluxo total, 1 derivação 2 fluxo total, 1 derivação
    Volume da troca de óleo, incl. filtro 36 l 33 l
    Sistema de resfriamento, volume total 36 l 38 l

    Intervalo de troca de óleo

    Até 100.000 km ou uma vez por ano com VDS4.

    Pré-requisitos de combustível

    Somente combustível sem teor de sulfato (máx. de 10 ppm de sulfato).

    Tomada de força montada no motor

      Saída do torque Razão, D11K Razão, D13K
    EPTT650 650 Nm* 1.08:1 1.26:1
    EPTT1000 1000 Nm*   1.26:1
    * Saída de torque ao dirigir e ao ficar parado.
    D11C – POTÊNCIA/TORQUE

    D11C – POTÊNCIA/TORQUE

    Potência de acordo com: EC 582/2011

     

    D11C330 (243 kW)  
    Potência máx. a 1600-1900 r/min 330 hp
    Torque máx. a 950-1400 r/min 1600 Nm
    D11C370 (272 kW)  
    Potência máx. a 1600-1900 r/min 370 hp
    Torque máx. a 950-1400 r/min 1750 Nm
    D11C410 (302 kW)  
    Potência máx. a 1600-1900 r/min 410 hp
    Torque máx. a 950-1400 r/min 1950 Nm
    D11C450 (332 kW)  
    Potência máx. a 1600-1900 r/min 450 hp
    Torque máx. a 950-1400 r/min 2150 Nm
    D13C – POTÊNCIA/TORQUE

    D13C – POTÊNCIA/TORQUE

    Potência de acordo com: EC 582/2011

     

     

     

     

    D13C420 (309 kW)  
    Potência máx. a 1400-1900 r/min 420 hp
    Torque máx. a 1000-1400 r/min 2100 Nm
    D13C460 (338 kW)  
    Potência máx. a 1400-1900 r/min 460 hp
    Torque máx. a 1000-1400 r/min 2300 Nm
    D13C500 (368 kW)  
    Potência máx. a 1400-1900 r/min 500 hp
    Torque máx. a 1050-1400 r/min 2500 Nm
    I-Shift

    Transmissão com desmultiplicador de 12 velocidades e caixa de câmbio manual com sistema de troca de marchas automático. O I-Shift pode vir equipado de fábrica com um retardador compacto, uma tomada de força, uma bomba de direção hidráulica de emergência e um resfriador de óleo.

    I-Shift

    Tipo Marcha superior Torque do motor Aprovação de PBTC
    AT2412F Direto 2400 Nm 44 t
    AT2612F Direto 2600 Nm 100 t
    ATO2612F Overdrive 2600 Nm 100 t

    Pacotes de software I-Shift

    Versão básica (TP-BAS)
    O TP-BAS é o pacote de software padrão que vem junto com a I-Shift e inclui as funções básicas da caixa de câmbio para uma direção versátil.

    Software de troca de marcha com distribuição I-Shift (TP-DIST)
    O TP-DIST adapta a função da caixa de câmbio às condições específicas no segmento de distribuição. O pacote de software inclui funções que auxiliam na manobrabilidade ao dar partida, ao manobrar e ao dirigir em baixas velocidades.

    Software de troca de marcha de construção I-Shift (TP-CON)
    O TP-CON adapta a função da caixa de câmbio às condições específicas no segmento de construção. O pacote de software inclui funções que auxiliam na manobrabilidade ao dar partida, ao manobrar e ao dirigir em baixas velocidades. O software também consegue lidar com condições viárias mais difíceis.

    Software de troca de marcha de longa distância (TP-LONG)
    O TP-LONG inclui funções inteligentes que minimizam o consumo de combustível. Esse pacote de software é ideal para operações de transporte de longa distância nas quais se coloca uma forte ênfase na economia de combustível. Esse pacote inclui a função I-Roll.

    Transporte de carga pesada (TP-HD)
    O TP-HD otimiza a I-Shift para transporte de cargas pesadas com alto peso combinado bruto (>85 toneladas). Não importa qual o peso combinado bruto: o motorista poderá sempre otimizar a dirigibilidade ao selecionar ou desativar o modo de carga pesada e ativar o modo de transporte de longa distância. As funções do software também oferecem benefícios
    para caminhões que puxam vários reboques.

    Pacotes de software I-Shift

    Variantes de vendas TP-BAS TP-DIST TP-CON TP-LONG TP-HD**
    Funções básicas de PTO (APF-BAS)
    Funções avançadas de PTO (APF-ENH) o o o o o
    Ajuste básico de seleção de câmbio (AMSO-BAS)
    Ajuste aprimorado de seleção de câmbio, incluindo Kickdown (AMSO-AUT) o o o
    Funções básicas vocacionais (AVO-BAS)
    Desempenho avançado – estradas acidentadas (AVO-ENH) o o o
    Estratégia de câmbio básica
    Câmbio de desempenho
    Monitor de temperatura do óleo da caixa de câmbio
    Engate da partida com carga pesada
    I-Roll (•)
    Piloto Automático Inteligente (•)
    Controle de lançamento
    Estratégia de câmbio aprimorada (PBC ≤ 85 t)
    Controle de PBC de carga pesada (85 t < PBC ≤ 180 t)
    Marcha superultrarreduzida* (ASO-ULC) o o o
    Marcha super-reduzida* (ASO-C) o o o
    Multivelocidade em ré* (ARSO-MSR) o o o
    I-See, uso de dados do GPS o o

    • Padrão (•) A função pode ser usada quando TP-LONG está ativado. o Opção – Indisponível
    *Somente AT2612F, ATO2612F, ARSO-MSR requer ASO-ULC ou ASO-C.
    **Somente AT2612F e ATO2612F

    Caixas de câmbio manuais

    Caixa com desmultiplicador/redutor de 14 velocidades manual com duas marchas de rastreamento e doze marchas de avanço sincronizadas, além de quatro marchas de ré. A operação a cabo dá toques curtos e distintos na alavanca do câmbio e elimina vibrações no botão da alavanca. A sincronia patenteada com a função servo significa pouco esforço na troca de marchas. As caixas de câmbio podem vir de fábrica equipadas com um retardador compacto, uma tomada de força, uma bomba de direção hidráulica de emergência e um resfriador de óleo.

    Especificações da transmissão manual

    Tipo Marcha superior Torque do motor Aprovação de PBTC
    VT2009B: Direto 2000 Nm 60 t
    VT2214B Direto 2200 Nm 100 t
    VTO2214B Overdrive 2200 Nm 100 t
    VT2514B Direto 2500 Nm 100 t
    VTO2514B Overdrive 2500 Nm 100 t

    Eixos traseiros

    Tipo Eixo Marcha Torque máximo Carga máxima do eixo/bogie Aprovação de PBTC
    Redução simples          
    RSS1344C/D Solo Hipoide 2600 Nm 13 t 44 t
    RSS1356 Solo Hipoide 2400/2800 Nm 13 t 56/44 t
    RSS1360 Solo Hipoide 3550 Nm 13 t 60 t
    RTS2370A Tandem Hipoide 3550 Nm 23 t 70 t
    RSS1144 Solo Hipoide 2800 Nm 11,7 t 44 t
    Redução do cubo          
    RSH1370F Solo Corte em espiral cônico 3550 Nm 13 t 70 t
    RTH2610F Tandem Corte em espiral cônico 3550 Nm 26 t 100 t
    RTH3210F Tandem Corte em espiral cônico 3550 Nm 32 t 100 t
    RTH3312 Tandem Corte em espiral cônico 3550 Nm 33 t 120 t

    Proporções de eixo traseiro

    RSS1144 RSS1344C/D RSS1356 RSS1360 RTS2370A RSH1370F RTH2610F RTH3210F RTH3312
    2.31:1 2.31:1* 2.50:1 2.47:1 2.43:1 3.46:1 3.33:1 3.33:1 3.61:1
    2.47:1 2.47:1* 2.64:1 2.64:1 2.57:1 3.61:1 3.46:1 3.46:1 3.76:1
    2.64:1 2.64:1 2.79:1 2.85:1 2.83:1 3.76:1 3.61:1 3.61:1 4.12:1
    2.85:1 2.85:1 3.10:1 3.08:1 3.09:1 4.12:1 3.76:1 3.76:1 4.55:1
    3.08:1 3.08:1 3.44:1 3.40:1 3.40:1 4.55:1 3.97:1 3.97:1 5.41:1
      3.36:1 3.67:1 3.67:1 3.78:1 5.41:1 4.12:1 4.12:1 6.18:1
      3.70:1   4.11:1 4.13:1   4.55:1 4.55:1 7.21:1
      4.11:1     4.50:1   5.41:1 5.41:1  
      4.63:1     5.14:1   6.18:1 6.18:1  
      5.29:1     5.67:1     7.21:1  
            6.17:1        

    * Para RSS1344D

    Combinações de trem de força

      D11C330 D11C370 D11C410 D11C450 D13C420 D13C460 D13C500
    Caixa de câmbio manual
    VT2009B:        
    VT2214B  
    VTO2214B  
    VT2514B      
    VTO2514B      
    I-Shift              
    AT2412F  
    AT2612F
    ATO2612F
    Eixos com redução simples
    RSS1344C/D
    RSS1356
    RSS1360
    RTS2370B
    RSS1144
    Eixos com redução nos cubos
    RSH1370F
    RTH2610F
    RTH3210F
    RTH3312

    Tomadas de força

    Existe uma ampla variedade de tomadas de força independentes e dependentes da embreagem para alimentar todos os tipos de equipamento da carroceria.

    MONTADA NO MOTOR

    PTER-DIN
    Tomada de força do motor montada na parte traseira para permitir a direção direta de uma bomba hidráulica.

    PTER1400
    Tomada de força do motor montada na parte traseira com conexão do flange para bomba hidráulica.

    PTER100
    Tomada de força do motor montada na parte traseira com conexão do flange para bomba hidráulica.

    MONTADO NA CAIXA DE CÂMBIO

    PTR-F
    Acoplamento com flange de conexão e configuração de rotações baixas ou altas.

    PTR-FL/FH
    Acoplamento com flange de conexão e configuração de rotações baixas ou altas.

    PTR-D/PTR-DM/PTR-DH
    Rotações baixas/médias/altas com conexão DIN para acoplamento direto de uma bomba hidráulica.

    PTRD-F
    Rotação alta com acoplamento com flange de conexão para transmissor ajustado diretamente.

    PTRD-D
    Rotação alta com tração dupla. Conexão DIN dianteira e traseira para acoplamento direto de bombas hidráulicas.

    PTRD-D1
    Rotação alta com tração dupla. Acoplamento com flange de conexão na parte traseira e acoplamento DIN na dianteira.

    PTRD-D2
    Rotação alta traseira com tração dupla e dianteira com tração simples. Dois acoplamentos com flange de conexão na parte traseira e um acoplamento DIN na dianteira.

     

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