Especificações do chassi do Volvo FM

 

  • Alturas de chassi
  • Carga máxima do eixo dianteiro
  • Suspensão traseira
  • Alturas de acoplamento da quinta roda
  • Barras de reboque
  • Tanques de combustível
  • Tanques Aditivo Arla 32
  •  

     

  • Quinta roda
  • Volvo Dynamic Steering
  • Elevação do eixo tandem
  • Eixos auxiliares
  • Eixos auxiliares dianteiros
  • Freios 
  •  

    Alturas de chassi

    Extra baixa (trator) aprox. 810 mm
    Baixa aprox. 850 mm
    Méd. aprox. 900 mm
    Alta aprox. 1000 mm

    Carga máxima do eixo dianteiro (toneladas)

      Ar Mola
    Extra baixa 8
    Baixa 8
    Méd. 9 9
    Alta 9 10/18*
    * Com eixos dianteiros duplos (FAA20).

    Suspensão traseira

    Tipo Eixos Suspensão Carga do eixo/bogie Redução Eixos dianteiros/auxiliares
    Solo
    RAD-L90 4×2 Parabólica/Feixe múltiplo 13 t Simples/cubo  
    RAD-GR 4×2 Ar 11,5/13 t Simples/cubo  
    Bogie
    RADT-GR 6×2 Ar 19/20,5/22,5/23 t Simples/cubo Eixo auxiliar (fixo/giratório/controle automático)
    RAPD-GR 6×2 Ar 19/22 t Simples/cubo Eixo auxiliar dianteiro (fixo/giratório)
    RADD-BR 6×4/8×4 Parabólico 21 t Simples/cubo  
    RADD-TR1 6×4/8×4 Mola parabólica/convencional 23/26 t Simples/cubo  
    RADD-TR2 6×4/8×4 Mola convencional 26/32 t Cubo  
    RADD-GR 6×4/8×4 Ar 21/23/26 t Simples/cubo  
    RADDT-GR 8×4/10x4 Ar 27/33/36 t Simples/cubo Eixo auxiliar (giratório)
    RAPDD-GR 8×4 Ar 27/30,5/32/35 t Simples/cubo Eixo auxiliar dianteiro (giratório)
    RAPDT-GR 8x2 Ar 27/30/30,5/31,5/32 t Simples/cubo Eixo auxiliar dianteiro (giratório) + eixo auxiliar (fixo/giratório)

    Alturas de acoplamento da quinta roda

    Tração Chassi Suspensão Altura da estrutura Altura da quinta roda* Pneu Altura de acoplamento mínima** Altura de tração nominal**
    4×2 Extra baixa RAD-GR 266 140 295/55 867 912
      Extra-baixa RAD-GR 266 140 295/60 887 932
      Baixa RAD-GR 266 140 315/60 955 1015
      Méd. RAD-GR 266 140 315/70 1014 1075
      Méd. RAD-GR 300 140 315/70 1031 1092
      Alta RAD-GR 266 140 315/80 1056 1147
      Alta RAD-GR 300 140 315/80 1090 1164
    6×2 Baixa RADT-GR 266 160 315/60 975 1035
      Méd. RADT-GR 266 160 315/70 1034 1095
      Méd. RADT-GR 300 160 315/70 1051 1112
      Alta RADT-GR 300 150* 315/80 1160 1234
      Méd. RAPD-GR 266 160 315/70 1034 1095
      Méd. RADT-GR 300 160 315/70 1051 1112
      Alta RAPD-GR 266 160 315/80 1076 1167
      Alta RAPD-GR 300 160 315/80 1110 1184
    6×4 Alta RADD-GR 300 150* 315/80 1173 1234
    8x4 Alta RAPDD-GR 300 160 315/80 1137 1207
    * +60 mm de altura de montagem.
    ** Alturas aproximadas.

    Barras de reboque
    Barras de reboque montadas centralmente, semimontadas por baixo e montadas por baixo para reboques. As barras de reboque podem ser encaixadas em intervalos de 25 mm.

    Tanques de combustível
    Tanques de alumínio ou aço com volumes entre 150 e 900 litros. O volume de combustível máximo é de 1480 litros para um trator 4x2.

    Tanques de Aditivo Arla 32
    Plástico. Volume entre 32 e 90 litros. A bomba Aditivo Arla 32 é integrada ao módulo do tanque Aditivo Arla 32.

    Quintas rodas
    A instalação certificada permite cargas de até 36 toneladas. Uma quinta roda ISO com perfis em formato L em alturas diferentes é incluída na linha, oferecendo uma grande liberdade de escolha. A quinta roda montada no flange é uma variante leve, visto que não precisa de uma placa de montagem. A altura da quinta roda acima do chassi é no mínimo de cerca de 140 mm. Lubrificação integrada e indicador de conexão de reboque disponíveis como opção para modelos específicos.

    Volvo Dynamic Steering
    Sistema de direção ativa com sobreposição de torque. Fornece mais força de direção em velocidade baixa, reduz balanços e mantém a direção em linha reta ao frear em uma superfície com atrito. O volante retorna automaticamente para o ponto morto quando você avança e quando dá ré.

    O Volvo Dynamic Steering agora está disponível para todas as configurações de eixo, inclusive para caminhões com eixos dianteiros duplos.

    Elevação do eixo tandem
    Permite que o eixo de transmissão mais traseiro no truque do tandem seja desengatado e elevado para reduzir o consumo de combustível e o raio de giro. Apertando um botão no painel, o motorista consegue suspender o eixo quando o caminhão está descarregado. Com o caminhão carregado, o eixo é rebaixado e engatado automaticamente. 

    A elevação do eixo tandem está disponível para configurações 6×4 e 8×4 (com o truque do tandem) equipadas com freios a disco.

    Eixos auxiliares
    Disponíveis em várias configurações: fixos com única roda ou rodas duplas, controlados de modo automático ou ativo. Carga do eixo: 7,5, 9,5, 10 ou 16 toneladas.

    Eixos auxiliares dianteiros
    Disponíveis em variantes fixas e controladas ativamente para tratores e veículos rígidos. Carga do eixo: 4,5, 7,5 ou 9 toneladas.

    Freios

    O sistema de freios controlados eletronicamente (EBS) oferece resposta, desempenho e sensação de frenagem superiores e, ao mesmo tempo, dá acesso a diversos recursos convenientes. Agora o EBS está disponível para freios a disco e freios a tambor Z-cam (para um grupo selecionado de configurações de eixos e alturas de chassi). Modernize seu sistema de freios adicionando o pacote EBS Medium ou alguma outra opção adicional.

    EBS MÉDIO

    Além do pacote EBS Standard, o EBS Médio adiciona os recursos a seguir.

    Controle de status do EBS

    Monitoramento de status de EBS via sistema eletrônico do veículo TEA2+ e Volvo Tech Tool.

    Auxílio de Partida em Subidas

    Os freios só são liberados quando há torque suficiente do motor para impulsionar o veículo para frente.

    Análise de desgaste das lonas

    Aviso das lonas de freio – calcula a quilometragem restante disponível com as lonas de freio atuais. (Somente para freios a disco.)

    Liberação automática do freio de estacionamento

    O freio de estacionamento é liberado quando o motorista pisa no pedal do acelerador e uma direção é selecionada (somente caixa de câmbio I-Shift).

    OPÇÕES ADICIONAIS

    Além dos pacotes de programa, existem as seguintes opções:

    Frenagem estendida

    Permite que o motorista solicite o acionamento do freio do reboque. O freio é ativado automaticamente e o risco de efeito canivete é minimizado.

    ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade)

    O sistema de estabilidade do freio aciona os freios individualmente em cada roda, fornecendo estabilidade para toda a combinação do veículo e combatendo efeito canivete, capotagem e balanço do reboque. O ESP segue a legislação do Controle de Estabilidade do Veículo Eletrônico, disponível para veículos com 2 e 3 eixos.

    Luz do freio de emergência

    Em situações de frenagem de emergência em velocidade acima de 50 km/h, as luzes de freio piscam com quatro flashes por segundo.

    Retardador hidráulico

    Retardador compacto montado na caixa de câmbio com efeito máximo de 440 kW.

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