Veja as especificações de trem de força da linha Volvo FH.

  • Motores
  • I-Shift
  • Pacotes de software I-Shift
  • Caixas de câmbio manuais
  • Eixos traseiros
  • Proporções de eixo traseiro
  • Combinações de trem de força
  • Tomadas de força

Motores

  D13C
Padrão de emissão  Euro 5
Nº de cilindros  6
Deslocamento  12,8 dm³ 
Curso do cilindro  158 mm 
Diâmetro  131 mm 
Taxa de compressão  17.8:1 
Rotações econômicas  1000–1500 r/min 
Energia de frenagem de exaustão 185 kW (2.300 r/min)
Efeito VEB+  375 kW (2300 r/min)
VEB+  opcional
Filtros de óleo.  2 fluxo total, 1 derivação  
Volume da troca de óleo, incl. filtro  33 l 
Sistema de resfriamento, volume total  38 l 

Tomada de força montada no motor

  Saída do torque  Proporção 
PTER-DIN 650*/1000** Nm 1:1,26
PTER1400 650*/1000** Nm 1:1,26

* Velocidades > 5 Km/h

** Estacionário até 5 Km/h

I-Shift

Caixa automatizada de 12 velocidades, a I-Shift pode vir equipado de fábrica com um retardador compacto e tomada de força.

Especificações

Tipo Marcha superior Torque do motor (Nm) Aprovação de PBTC (toneladas)
AT2616F Direto 2.600 100
ATO2612F Overdrive 2.600 100

Pacotes de software I-Shift

Software de troca de marcha de construção I-Shift (TP-CON)
O TP-CON adapta a função da caixa de câmbio às condições específicas no segmento de construção. O pacote de software inclui funções que auxiliam na manobrabilidade ao dar partida, ao manobrar e ao dirigir em baixas velocidades. O software também consegue lidar com condições viárias mais difíceis.

Software de troca de marcha de longa distância (TP-LONG)
O TP-LONG inclui funções inteligentes que minimizam o consumo de combustível. Esse pacote de software é ideal para operações de transporte de longa distância nas quais se coloca uma forte ênfase na economia de combustível. Esse pacote inclui a função I-Roll.

Transporte de carga pesada (TP-HD)
O TP-HD otimiza a I-Shift para transporte de cargas pesadas com alto peso combinado bruto (>85 toneladas). Não importa qual o peso combinado bruto: o motorista poderá sempre otimizar a dirigibilidade ao selecionar ou desativar o HD e ativar o modo de longa distância. As funções do software também oferecem benefícios para caminhões que puxam vários reboques.

Pacotes de software I-Shift

Pacotes de software
TP-CON TP-LONG TP-HD
Monitoramento da temperatura do óleo
X X X
I-Roll - X X
Controle de arranque (otimização da embreagem) X X X
Estratégia de trocas avançada (CMT até 85 t) X X X
Controle de alto CMT (>85 t ) - - X
Consumo otimizado
X X X
Otimização para construção e mineração, (AVO-ENH)
X
Controle avançado de PTO, (APF-ENH)
Permite selecionar manualmente as marchas mesmo em A e também Kickdown, (AMSO-AUT)
Engate da partida com carga pesada
Opção de 6 marchas a ré, (ARSO-MSR+ASO-C/ULC)
I-see (dados onboard) ( PVT-BAS) -

• Padrão (•) A função pode ser usada quando o TP-LONG está ativado. o Opção – Indisponível
*Somente AT2612F, ATO2612F, ATO3112F e ATO3512F. ARSO-MSR exige ASO-ULC ou ASO-C.
**Somente AT2612D, AT2612F, ATO2612F, ATO3112F e ATO3512F.

Caixas de câmbio manuais

Caixa com 14 velocidades manuais, com doze marchas mais duas super reduzidas, além de quatro marchas de ré. A sincronia patenteada com a função servo significa pouco esforço na troca de marchas. As caixas de câmbio podem vir equipadas de fábrica com um retardador compacto e tomada de força.

Especificações da transmissão manual

Tipo Marcha superior Torque do motor (Nm) Aprovação de PBTC (toneladas)
VT2214B Direto 2200 100
VT2514B Direto 2500 100
VT2814B Direto 2800 100

Eixos traseiros

Tipo  Eixo Marcha Torque máximo (Nm) Carga de eixo/bogie máxima (toneladas) Aprovação de PBTC (toneladas)
Redução simples          
RSS1360 Solo Hipoide 3550 13 60
RTS2370A Tandem Hipoide 3550 23 80
           
Redução do cubo          
RSH1370F Solo Corte em espiral cônico 3550 13 70
RTH2610F Tandem Corte em espiral cônico 3550 26 100
RTH3210F Tandem Corte em espiral cônico 3550 32 100*
RTH3312 Tandem Corte em espiral cônico 3550 33 100**

* 130 ton para a relação 4,12:1 ou mais curta

** 150 ton para a relação 4,12:1 ou mais curta

Proporções de eixo traseiro

RSS1360 RTS2370A RSH1370F RTH2610F RTH3210F RTH3312
3,08
3,09
3,46
3,33
3,33 3,61
3,40
3,40
3,61
3,46
3,46 3,76
3,67
3,78
3,76
3,61
3,61 4,12
4,11
4,50
4,12
3,76
3,76 4,55
    4,55
3,97
3,97 5,41
    5,41
4,12
4,12 6,18
      4,55
4,55 7,21
      5,41
5,41  
      6,18
6,17  
        7,21  

Combinações de trem de força

  D13C420 D13C460 D13C500 D13C540 D16C540   D16C600   D16C700 D16C750
Caixa de câmbio manual                
VT2214B              
VT2514B            
VT2814B            
                 
I-Shift                
AT2612F        
ATO2612F        
                 
I-Shift Dual Clutch (embreagem dupla)                 
SP02812     ●  ●  ●        
Eixos com redução simples                
RSS1360
RTS2370A
                 
Eixos com redução nos cubos                
RSH1370F
RTH2610F
RTH3210F
RTH3312

Tomadas de força

Existe uma ampla variedade de tomadas de força independentes e dependentes da embreagem para alimentar todos os tipos de implemento.

Tomadas de força independentes de embreagem

PTER-DIN: tomada de força do motor montada na parte traseira para a conexão direta de uma bomba hidráulica.
PTER1400: tomada de força do motor montada na parte traseira com conexão por flange com a bomba hidráulica.

Tomadas de força dependentes de embreagem

PTR-F: acoplamento com flange de conexão e configuração de rotações baixas ou altas.
PTR-FL/FH: acoplamento com flange de conexão e configuração de rotações baixas ou altas.
PTR-D/PTR-DM/PTR-DH: rotações baixas/médias/altas com conexão DIN para acoplamento direto de uma bomba hidráulica.
PTRD-D2: rotação alta traseira com tração dupla e dianteira com tração simples. Dois acoplamentos com flange de conexão na parte traseira e um acoplamento DIN na dianteira.

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