Como a I-Shift Dual Clutch ajuda a transportadora italiana Sartori a economizar combustível em estradas montanhosas difíceis

Nas regiões montanhosas do norte da Itália, a transportadora familiar Sartori Trasporti necessita de veículos que associem alto desempenho com baixo consumo de combustível. Com o Volvo FH e a I-Shift Dual Clutch, a empresa provavelmente encontrou a solução perfeita.

O fundador da Sartori Trasporti, Giorgio (esquerda), com a filha Cristiana, o filho Enrico (direita) e Federico, marido de Cristiana.

Giorgio Sartori, patriarca da empresa Sartori, começou seu negócio com um veículo utilitário de três rodas há 50 anos devido à sua grande paixão por caminhões. Em pouco tempo, ele entrou em contato com as empresas que precisavam de ajuda no transporte de peças de motor e couro e desde essa época firmou sólidas relações de colaboração com as mais prestigiadas marcas italianas e internacionais de artigos de luxo de couro.

A Sartori Trasporti opera na Itália e cobre principalmente a região entre a província de Vicenza, onde se encontra a sede, e a Toscana, onde entrega produtos para seus clientes.

A Sartori Trasporti opera na Itália e cobre principalmente a região entre a província de Vicenza, onde se encontra a sede, e a Toscana, onde entrega produtos para seus clientes.

Hoje, Giorgio administra a empresa junto com o filho, Enrico, que comanda a frota de veículos, a manutenção e a logística de frete, e com a filha Cristiana, que cuida do planejamento e da administração. Federico, marido de Cristiana, também está envolvido com os negócios da empresa, e os membros da família passam grande parte do tempo no escritório da sede em Arzignano.

“Acho que ser um negócio de família é uma excelente vantagem, particularmente porque somos tão unidos. É óbvio que também existem momentos 'acidentados', mas estamos sempre avançando sem muitas dificuldades”, afirma Giorgio Sartori.

Desde sua criação, a Sartori Trasporti tem se concentrado firmemente em qualidade, precisão e pontualidade, e logo no princípio começou a usar a Volvo Trucks em suas entregas. Atualmente, a frota da empresa tem 29 caminhões, dos quais 16 são Volvo.

Como percorremos muitas estradas montanhosas, precisamos de veículos que ofereçam desempenho, mas baixo consumo de combustível.

De manhã e no início da noite, as instalações da Sartori ficam extremamente movimentadas quando os caminhões são carregados e descarregados.

De manhã e no início da noite, as instalações da Sartori ficam extremamente movimentadas quando os caminhões são carregados e descarregados.

Todos os dias, de 6 às 8 da manhã e no final da tarde, os caminhões formam filas à entrada da empresa Sartori para operações de manuseio de carga. É uma sucessão impressionante de empilhadeiras, algo semelhante a uma revoada de beija-flores, do depósito às plataformas dos semirreboques que ficam ali aguardando. É o filho Enrico que supervisiona com o cunhado Federico essa delicada etapa de carregamento e descarregamento dos caminhões.

“Carregamos nossos veículos de madrugada porque eles precisam sair cedo para cobrir a distância na menor quantidade de tempo possível e atender às necessidades dos depósitos de nossos clientes. Temos também motoristas que só viajam à noite: eles saem no início da noite e chegam ao destino de manhã.”

Assim como o pai, Enrico é um admirador de caminhões e tem paixão por tecnologia. Ele aceita com grande interesse todas as inovações propostas pela Volvo Trucks e está muito satisfeito com suas aquisições mais recentes, dois caminhões Volvo FH com I-Shift Dual Clutch, que se evidenciaram absolutamente perfeitos para o itinerário na Toscana. 

A Sartori Trasporti percebeu economias de combustível significativas com o uso da I-Shift Dual Clutch em regiões montanhosas. A Dual Clutch encontra-se em sua melhor forma aqui porque, com a rapidez e agilidade na troca de marchas, o motor não perde velocidade.

A Sartori Trasporti percebeu economias de combustível significativas com o uso da I-Shift Dual Clutch em regiões montanhosas. A Dual Clutch encontra-se em sua melhor forma aqui porque, com a rapidez e agilidade na troca de marchas, o motor não perde velocidade.

 

“Para mim, o desempenho representa 50% dos ganhos de um veículo. Mas isso anda de mãos dadas com o consumo de combustível, que precisa ser compatível. Como percorremos muitas estradas montanhosas, precisamos de veículos que ofereçam desempenho, mas baixo consumo de combustível. Graças à recente caixa de câmbio com embreagem dupla, prevemos uma redução de 3% no consumo de combustível, em comparação com a versão anterior!”

Em números reais, isso significa que os caminhões com embreagem dupla, que percorrem 150.000 quilômetros, agora permitem que a Sartori Trasporti conte com uma economia de € 2.500 em diesel no final do ano. Mas isso beneficia a atividade da empresa também em outros aspectos. 

Os caminhões da Sartori Transporti geralmente percorrem 150.000 quilômetros por ano. Com a I-Shift Dual Clutch, a empresa estima que cada caminhão economiza € 2.500 por ano em combustível.

Os caminhões da Sartori Transporti geralmente percorrem 150.000 quilômetros por ano. Com a I-Shift Dual Clutch, a empresa estima que cada caminhão economiza € 2.500 por ano em combustível.

 

“Após apenas seis meses, prevemos economias adicionais em todo o trem de força do veículo, com um pequeno ganho na velocidade média e menor desgaste dos pneus, tudo isso graças ao torque constante do motor. No momento, estamos testando pneus com os quais possamos percorrer 400.000 km”, ressalta Enrico.

Os negócios da Sartori agora estão florescendo, mas nem sempre foi uma empreitada fácil para a família – particularmente durante a crise financeira que se estabeleceu na Itália alguns anos atrás. Por sorte, a família tinha depósitos próprios e não foi obrigada a pagar aluguel e, junto com os clientes, conseguiu lidar bem com esse período difícil.

Giorgio, o pai, na unidade de construção da nova sede da Sartori.

Giorgio, o pai, na unidade de construção da nova sede da Sartori.

“Em vista do fato de nossas dificuldades financeiras estarem vinculadas às deles, trabalhamos lado a lado. O elo que temos com vários deles é de longa data, porque eles começaram com meu pai. Isso desencadeou um círculo virtuoso, e a ideia fundamental é a ajuda mútua", explica Cristiana Sartori.

Hoje, a crise financeira parece distante e todos os ingredientes para continuar crescendo estão à disposição do negócio da família. A família Sartori já está investindo em seu futuro por meio da construção de uma nova sede fora de Arzignano, que abrigará a fusão da Sartori Trasporti e Velo Trans SRL, empresa com 51% de participação acionária.

“A união de nossas duas empresas em uma única operação abrigada em mais de 10.000 metros quadrados facilitará nosso trabalho, otimizará espaço e recursos e novamente melhorará os serviços que fornecemos. Pretendemos mudar na primavera do ano que vem”, diz Giorgio Sartori, com um sorriso de satisfação.

SARTORI TRASPORTI SRL

Fundação: 1966.
Propriedade: Giorgio Sartori. A família Sartori também possui 51% da transportadora Velo Trans SRL.
Sede: Arzignano, Vicenza.
Número de funcionários: 36 (incluindo os motoristas).
Funções: Transporte de produtos de terceiros, particularmente couro de todos os tipos, produtos químicos, têxteis e maquinaria. A empresa é certificada pela UNI EN ISO 9001:2008 desde 1996.
Número de caminhões Volvo: 16.
Recursos: Todas as unidades da última geração de caminhões Volvo são equipadas com I-Shift Dual Clutch, cabines com leito duplo e especificações avançadas (Volvo Dynamic Steering, Controle de Saída da Pista e Aviso de Colisão com Freio de Emergência).
Consumo de combustível: 35 litros/100 km em viagens para a Toscana – 28 litros/100 km em viagens para Campânia.
Mercado: A Sartori Trasporti opera na Itália e cobre principalmente a região entre a província de Vicenza, onde se encontra a sede, e a Toscana, onde entrega produtos para seus clientes. Como a empresa entrega também produtos químicos para a preparação de couro em diferentes fábricas, os caminhões quase nunca trafegam vazios.