Um em cada seis caminhoneiros tem risco maior de acidente por sono

Uma pesquisa feita por uma concessionária de rodovias demonstra que um em cada seis caminhoneiros tem risco de sofrer acidentes por causa do sono. Confira!

Uma pesquisa feita por uma concessionária de rodovias demonstra que um em cada seis caminhoneiros tem risco maior de sofrer acidentes por causa do sono.

A Triângulo do Sol realizou um questionário, baseado na escala de sonolência de Epworth, e constatou que 17% dos caminhoneiros participantes apresentaram 70% de risco maior de envolvimento em acidentes automobilísticos por causa do sono.

A escala de Epworth é uma avaliação subjetiva da sonolência diurna e não está diretamente relacionada à quantidade de horas que o motorista dorme por dia, mas à facilidade que ele tem em adormecer enquanto lê, sentado, assistindo televisão, como passageiro de um carro em viagem, conversa com alguém, em reunião, entre outras.

O médico neurologista Dario Baldo Júnior explica que a pessoa que dorme pouco perde os reflexos e dirigir nessas condições é um perigo. “Ele fica com o corpo e a mentes cansados. Se você pega uma estrada com poucas curvas e pouca atividade em trocas de marcha, então acaba tendo sonolência durante o dia e cochilo também.

Para os caminhoneiros, lugar de dormir é na cabine e com o veículo parado. “Descansa. Não é confortável como a cama, mas é a vida do motorista”, disse o caminhoeiro Marcos de Lima.

O problema é quando não há tempo para dormir, o que aconteceu com o caminhoneiro Ivan Maciel há dois dias. Ele admite que já pegou estrada com sono muitas vezes. “As vezes você dá aquela cochiladinha e quando vê está entrando em uma traseira”, disse.

Ao sentir sono, o ideal é parar o caminhão e descansar. “A hora que for, dependendo do lugar que você estiver, a empresa exige que você pare e descanse”, disse o caminhoneiro José Donizetti Marquez.

Dormir oito horas por noite é uma condição mínima para o descanso de 80% das pessoas. O sono ideal divide-se em quatro a seis ciclos, de uma hora e meia cada um. Em cada ciclo, alternam-se as fases rem, quando ocorrem os sonhos, e as fases não rem, que se subdividem em leve, intermediária e profunda.

Veja a notícia na íntegra aqui.

 

 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não necessariamente representam o posicionamento da Volvo.