Segurança dentro e fora do caminhão

Por passarem mais tempo na estrada, os motoristas de caminhão estão mais expostos a riscos que os demais. Confira nossas dicas para uma jornada segura!

Segurança dentro e fora do caminhão | Volvo na Estrada

Por passarem mais tempo na estrada, os motoristas de caminhão estão muito mais expostos a riscos que os demais. Por isso, é sempre importante ter em mente que todo o cuidado é pouco. Veja algumas dicas para tornar a sua jornada ainda mais segura!

Antes de viajar, confira todos os itens essenciais para rodar tranquilo: o óleo, a água, ajuste os espelhos e o banco. Programe a sua viagem definindo os pontos de parada para alimentação e descanso. Assim, você economiza energia e tem uma gestão melhor do seu tempo. Mantenha as revisões prévias, tenha todos os documentos em dia e procure conhecer o trajeto com antecipação, para evitar surpresas desagradáveis.

Durante a viagem, lembre-se de que carros, motos e pedestres também fazem parte do trânsito. Por se tratar de um veículo pesado, é preciso ter muito cuidado para guiar com a segurança e prudência que todos merecem. Não faça paradas desnecessárias e procure conhecer as leis, os limites de velocidade e os pedágios por onde vai passar no caminho. Use o cinto e não utilize substâncias que te mantenham acordado por mais tempo. O melhor é sempre descansar e ter a certeza de chegar ao destino em segurança. Lembre-se também de passar o protetor solar todos os dias. Por estar na estrada em horários de pico do sol, você está diretamente exposto a radiação.

Quando for fazer a entrega, revise os horários que você pode entregar a sua carga e programe-se para estar lá no horário combinado. Confira se a documentação está correta e programe sua volta com o mesmo cuidado da ida. Não tenha pressa em chegar.

Sempre lembre da sua família e de todos os motivos que você tem para trafegar em segurança. A gente sabe que tem gente te esperando na volta!

 

 

 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não necessariamente representam o posicionamento da Volvo.