Erros comuns que motoristas experientes cometem

Mesmo há muito tempo na estrada, motoristas experientes podem ter vícios de pilotagem. Confira os erros mais comuns e cuidado nas estradas.

Erros comuns que motoristas experientes cometem | Volvo na Estrada

Às vezes vemos que motoristas muito experientes cometem graves acidentes, por descuidos aparentemente banais, e nos perguntamos por que isso acontece. Quanto mais experiente o motorista, mais ele se sente confiante ao volante e acaba deixando de prestar cuidado em itens simples e importantes. Por isso listamos aqui cuidados essenciais para se ter na estrada.

Use sempre o cinto de segurança. Muita gente acredita que o cinto atrapalha, que aperta e acaba não usando. O cinto pode salvar vidas e seu uso é obrigatório. Portanto, não dê mancada e use sempre!

Você precisa redobrar o cuidado quando chove! Muita gente dirige exatamente da mesma forma quando o tempo está seco e quando está chovendo, mas isso é muito perigoso. Há uma diferença muito grande entre as duas situações e justamente por dirigir um veículo grande como um caminhão é preciso ainda mais cuidado.

Bebida e álcool não combinam nunca! Por mais experiente que você seja, a bebida muda a sua percepção e diminui seus reflexos; portanto nunca faça esta mistura. Se você beber, não dirija.

Esteja bem descansado para dirigir. A estrada é estressante e você precisa estar preparado para enfrentar motoristas sem experiência, carros que mudam de pista, sinaleiras, pedágios… Não leve seus problemas para a estrada, mantenha a calma e siga tranquilo.

Não tenha pressa em chegar! Mantenha-se sempre no limite da velocidade da rodovia. O fato de conhecer a estrada faz algumas pessoas ficarem menos atentas, mais distraídas e confiantes, mas você deve se manter sempre alerta!

Além de ser uma lei, você não pode falar ao telefone enquanto dirige. Isso tira a sua atenção da estrada e aumenta o risco de acidentes. Da mesma forma, tome cuidado ao manipular objetos como o rádio, comida e ao conversar com outros passageiros. Mantenha os olhos e a atenção sempre na estrada.

Lembre-se que ao dirigir um caminhão, você leva um veículo bem maior do que os outros. Tome cuidado, esteja sempre atento e seja responsável, independente do seu tempo de estrada.

 

 

 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não necessariamente representam o posicionamento da Volvo.