5 maiores causas de acidentes no trânsito envolvendo caminhões

5 maiores causas de acidentes no trânsito envolvendo caminhões | Volvo na Estrada

A vida na estrada é repleta de belas paisagens e boas histórias, entretanto, alguns fatores acabam tornando as viagens mais suscetíveis à ocorrência de acidentes. Um levantamento realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontou que 38% dos acidentes nas rodovias federais envolvem veículos pesados. Abaixo, listamos as principais causas desses acontecimentos e como elas estão ligadas aos caminhoneiros, confira:

Grandes distâncias rodadas sem interrupção: muita pressa e a necessidade de cumprir prazos apertados podem fazer com que o motorista percorra distâncias enormes em uma mesma viagem, causando cansaço físico, sono e redução dos reflexos. Esses fatores colocam a segurança de todos que estão na estrada em risco, por isso, é de extrema importância planejar bem suas viagens e estar sempre descansado.

Alta velocidade: também ligada à pressa e prazos curtos, em paralelo com a imprudência dos motoristas, trafegar em velocidades altas no comando de um caminhão pode causar uma série de acidentes. Procure manter uma velocidade média e sempre dentro do que é permitido no trecho.

Excesso de carga: carregar mais carga do que seu caminhão pode suportar é proibido por lei, prejudica a estrutura das estradas, piora seu desempenho (principalmente em curvas) e pode causar tombamentos.

Rodovias mal conservadas: má sinalização, buracos, falta de pavimentação, falta de infraestrutura de apoio (como oficinas e borracharias)... todos esses problemas podem causar graves acidentes. Por isso, é importante dirigir com prudência e evitar que a situação da estrada interfira na sua direção.

Ultrapassagens perigosas: se realizar ultrapassagens já é arriscado para carros pequenos, é mais ainda para veículos pesados. Evite fazer essas manobras de maneira perigosa, principalmente em locais proibidos, como faixas contínuas, curvas e pontes. No caso dos caminhões, trechos muito íngremes também são locais de risco. Sempre ultrapasse com muita cautela e apenas em locais permitidos!

Volveiro, é possível evitar todos esses problemas e manter uma direção ainda mais tranquila, protegendo você e todos os outros motoristas! Dirija sempre com cuidado. Para continuar acompanhando todas as notícias e dicas do mundo estradeiro, acompanhe nosso blog e siga as redes sociais: Facebook | Instagram

 

 

 

Este artigo foi produzido com base em pesquisa realizada nos principais canais de informação do mercado de transporte. As afirmações contidas aqui não necessariamente representam o posicionamento da Volvo.